VADE MECUM: COMO TIRAR O MÁXIMO DE PROVEITO?

VADE MECUM: COMO TIRAR O MÁXIMO DE PROVEITO?

O uso deste livro nos métodos de estudo de um concurseiro é mais do que bem-vindo, peça indispensável, em verdade, já que, além de trazer todo um arcabouço normativo que deve ser do conhecimento do operador do Direito, as provas objetivas de grande parte dos concursos cobra o texto da lei na quase totalidade das suas questões.

Estudar para concurso público pode parecer uma tarefa bastante difícil em virtude das inúmeras legislações presentes no edital e que demandam a sua atenção. O quê estudar? Quando estudar? Além de atenção ao edital e de um bom curso preparatório, uma boa dica é ter sempre em mãos um Vade Mecum.

Confira as dicas tudo sobre esse item indispensável para estudantes de Direito e concurseiros e de como utilizá-lo da melhor forma!

 

O QUE É O VADE MECUM?

Vindo da expressão em latim “vai comigo” ou “vem comigo”, o Vade Mecum é um livro que reúne as principais leis brasileiras vigentes. Nele são encontrados a Constituição Federal, o Código Civil, Código de Processo Penal, Código Tributário, as Leis Trabalhistas e centenas de outras importantes leis.

De forma geral, ele pode trazer um compilado das principais leis das mais diversas áreas do Direito ou pode ser especializado por determinadas áreas do conhecimento jurídico, como, por exemplo, um Vade Mecum pode conter apenas leis do Direito Penal, do Direito Trabalhista, Previdenciário etc.

 

QUEM DEVE LER E ESTUDAR O VADE MECUM?

Engana-se quem acha que apenas estudantes de Direito que vão realizar o exame da OAB podem (ou precisam) estudar o Vade Mecum. O uso deste livro nos métodos de estudo de um concurseiro é mais do que bem-vindo, peça indispensável, em verdade, já que, além de trazer todo um arcabouço normativo que deve ser do conhecimento do operador do Direito, as provas objetivas de grande parte dos concursos cobra o texto da lei na quase totalidade das suas questões.

Ou seja, conhecer o conteúdo da Vade Mecum significa conhecer a resposta de uma infinitude de questões da prova que deseja prestar!

 

POR QUE ESTUDAR COM O VADE MECUM?

Sendo o objeto do Direito o estudo da norma, nada melhor do que buscar na fonte o conhecimento necessário para ser um bom profissional. Uma vez que é um livro que compila centenas de leis, ter um Vade Mecum em mãos – e estudá-lo – é garantia de conhecer as regras das mais variadas áreas e saber manejá-las da melhor forma.

banner imagem escrito: 10 atitudes infalíveis para um estudo organizado e produtivo

PARA QUAIS CONCURSOS ESTUDAR COM O VADE MECUM?

O auxílio do Vade Mecum pode vir a calhar nos estudos para todos os concursos, tais como:

  • OAB;
  • Magistratura, Ministério Público, Delegado de Polícia ou Federal, Defensoria Pública, Advocacia Pública, Cartórios – Serventia Extrajudiciais;
  • Concursos para Analista ou Técnico Judiciário;
  • Concursos da área Legislativa;
  • Concursos da área Fiscal;
  • Concursos para Agentes de Polícia.

 

LEIA MAIS: MENTORIA PARA CONCURSO PÚBLICO: O QUE É E COMO FUNCIONA

 

COMO ESTUDAR USANDO O VADE MECUM

Considere manter o Vade Mecum por perto nos momentos de estudos, principalmente ao longo da resolução de exercícios. Rabiscar e fazer marcações diretamente no livro ajuda no processo de memorização das informações. Isso porque é possível assimilar de forma mais fácil o conhecimento adquirido ou relembrado.

Durante os estudos de questões ou simulados, ao longo do dia a dia, faça marcações. Use canetas coloridas ou marcadores de texto nos artigos e leis que são mais importantes e que mais aparecem nas provas.

Com essa forma de estudo se torna fácil mapear os artigos mais importantes para a sua prova e, aliado a resumos de conteúdo e treinamento de peças práticas, o seu desempenho alcança patamares bem superiores.

 

COMO ESCOLHER UM VADE MECUM

Uma vez que existem diferentes tipos de Vade Mecum no mercado, dê preferência àquele que se aproxime do seu tipo de concurso. Existem livros voltados exclusivamente para concursos públicos e que podem oferecer o conteúdo ideal para complementar seus estudos.

 

Vade mecum para concursos

O Vade Mecum para concursos públicos pode conter legislação com remissões estratégicas a súmulas dos tribunais superiores e a outros artigos legais/leis correlatas ao tema que está estudando.

Vale dedicar um tempinho para ir à uma livraria e folear diferentes Vade Mecum (marcas) para ver qual estilo mais te agrada.

Encontre o Vade Mecum que melhor se aproxime do seu objetivo e o inclua em sua jornada de estudo, inclusive durante a realização de um curso preparatório para máximo aproveitamento!

 

CURSO PREPARATÓRIO PARA CARREIRAS JURÍDICAS

No Direito muitos podem ser os caminhos a se trilhar. E para estar preparado para aquele selecionado pelo concurseiro, o VIPJUS oferece vários cursos preparatórios com o intuito de alcançar o objetivo desejado.

Contamos com os seguintes cursos:

  • Magistratura Estadual – Completo – Intensivo ou Extensivo, a depender da sua disponibilidade de tempo para dedicação;
  • Ministério Público Estadual – Completo – Intensivo ou Extensivo, a depender da sua disponibilidade de tempo para dedicação;
  • Revisão Especial – 1ª fase Magistratura e Ministério Público Estaduais – cursos especiais de reta final para 1ª fases dos concursos mais disputados do país;
  • Magistratura Estadual – Avançado – focado na revisão dos principais assuntos do seu edital, intensivo estudo da lei seca e muitos simulados objetivos, dissertativos e práticos, além das demais ferramentas de apoio presentes no método VIPJUS;
  • Ministério Público Estadual – Avançado – focado na revisão dos principais assuntos do seu edital, intensivo estudo da lei seca e muitos simulados objetivos, dissertativos e práticos, além das demais ferramentas de apoio presentes no método VIPJUS

 

Por que escolher o VIPJUS?

Os cursos do VIPJUS são destinados a quem busca começar a estudar de verdade para concurso ou para quem já está estudando por conta própria e quer aprimorar ainda mais os seus conhecimentos.

De forma bastante organizada e seguida por simulados, revisões e muitos materiais de apoio, a preparação se dá com o intuito de esgotar todo o edital da carreira desejada, extraindo o máximo das competências do concurseiro.

Com um método próprio e pautado na premissa de máxima excelência, buscamos auxiliar o estudante com um cronograma direcionado às suas preferências e adequado à disponibilidade de tempo. Estruturados de forma completa e específica, os cursos possuem os ingredientes fundamentais para a sua aprovação!

O VIPJUS já aprovou mais de 1.000 pessoas por todo o Brasil, que resolveram se dedicar de verdade e contaram com esse método na sua caminhada! Clique aqui e veja nossos resultados.

Além do mais, contamos com professores especialistas na área, que já estiveram no seu lugar e que conhecem o seu desejo de vencer e o melhor caminho para se chegar à aprovação.

Conheça mais a fundo nosso método!

 

 

Gostou do conteúdo? Deixe um comentário, e não esqueça de conferir no nosso blog mais dicas para passar em um concurso público!

 

LEIA MAIS: QUAIS CONTEÚDOS DEVO PRIORIZAR PARA FINS DE CONCURSO PÚBLICO?
LEIA MAIS: CONCURSO PÚBLICO: DICAS DE ESTUDOS PARA 4 CARREIRAS DO DIREITO

 

About The Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

simulados ministério público e magistratura

Siga-nos

Newsletter

Share This