Para conseguir passar naquele tão sonhado concurso público da área jurídica, muitas vezes, só a quantidade de horas de estudo não basta, não é mesmo? Não raramente, é preciso também focar na qualidade, na forma com que esse aprendizado é adquirido.
Pensado nisso, no post de hoje, separamos 5 técnicas de estudo para concurso que podem ajudá-lo a potencializar seu conhecimento a fim de conseguir aquela vaguinha que você tanto almeja. Gostou da ideia? Então, continue a leitura e confira!
1 – Crie associações
Existem algumas palavras ou mesmo conceitos que têm significados ou grafias muito semelhantes e, vira e mexe, causam uma dúvida danada. Uma sugestão para resolver o problema pode ser o uso de analogias.
Muita gente, por exemplo, se confunde com as palavras “mandado” e “mandato”. Nesse caso, uma solução pode ser pensar que o mandato tem a letra “T” assim como a palavra prefeito, e o mandado tem o “D”, de delegado. Dessa forma, mandato é relacionado à área política, enquanto o mandado à policial. Associação simples, mas que ajuda muito na hora do aperto!
2 – Explique para você mesmo o conteúdo
Ler e reler várias vezes a mesma matéria não quer dizer que você a assimilou. Esse método, na maioria dos casos, só contribui para aquela famosa decoreba, que até ajuda no curto prazo, mas que depois se esquece novamente.
A sugestão é estudar e ir estruturando as interpretações na cabeça, como que construindo mapas mentais. Vale também fazer resumos, gravar áudios ou, até mesmo, chamar a namorada, um familiar ou um amigo para ouvir suas explicações e saber se elas estão compreensíveis, se passam por um raciocínio lógico. Vale tudo que funcionar para você.
Se conseguiu transmitir tudo de forma clara, ponto para você: sinal de que existem grandes chances de você não só ter memorizado, mas, de fato, aprendido!
3 – Otimize seu tempo
Nesse ponto, procure técnicas de estudo para concurso que se encaixem na sua rotina, na demanda do que quer aprender e no que realmente funciona para você. Afinal, é muito melhor montar um cronograma de estudos já focado nos seus editais em vista, nas matérias nas quais você tem mais dificuldade e nos horários de estudo em que rende mais. Os concursos públicos estão cada vez mais complexos e o ensino massivo dos cursinhos preparatórios tradicionais já não é eficaz!
Que tal, por exemplo, procurar um curso preparatório que disponibilize conteúdo individualizado e aplicativos móveis em que você possa acessar conteúdo exclusivo num intervalinho do trabalho ou durante o trajeto do dia a dia? Ou que tenha simulados específicos e depois uma correção focada nas suas dúvidas para ajudá-lo a fixar e entender melhor o assunto?
4 – Busque agilidade na comunicação
Para garantir um diferencial, é bom contar com acompanhamento individualizado, focado tanto na aprendizagem, quanto na sua comodidade. Há, por exemplo, cursos que oferecem atendimento ao vivo e online para facilitar a comunicação e a troca de informações entre professores e alunos.
Dessa forma, você já não pode mais dar a desculpa de que não estudou, porque depois da rotina cansativa do dia a dia estava exausto para sair de casa e ir para o cursinho ou, ainda, porque desanimou ao não receber o retorno do que enviou há uns dias sobre aquela dúvida gigante em determinado conteúdo que o impede de seguir adiante com o resto da matéria.
5 – Particularize seus esforços
É importante ter em mente que o que vale para uma pessoa não necessariamente é o ideal para você. Então, experiente as técnicas de estudo para concurso que mais se adaptem à sua rotina e maneira de lidar com a vida.
Isso porque o entendimento de si mesmo é a chave para bons resultados: não adianta, por exemplo, estudar com música clássica porque dizem que é bom, se você não consegue se concentrar diante de qualquer barulho. Lembre-se: você é único e, portanto, seu método de aprendizado também deve ser!
Então, gostou das nossas dicas? Que tal compartilhá-las nas suas redes sociais e ajudar aquele amigo que também precisa de uma forcinha para se preparar melhor para os concursos?
Maravilhoso.
Obrigada😉