Técnicas de estudo de legislação para não esquecer na hora da prova?

Técnicas de estudo de legislação para não esquecer na hora da prova?

A prática é a forma mais eficaz de aprendizado. Sendo assim, resolva exercícios que envolvam as informações estudadas sempre que possível.

Passar em um concurso público e desenvolver um conhecimento profundo sobre toda a legislação é um grande desafio. Para isso, utilizar técnicas de memorização e aprendizagem acelerada pode ser muito útil.

O cérebro humano possui alta capacidade de adaptação e acostumá-lo a aprender é muito importante para obter sucesso nesta área. Se você deseja ser aprovado em um concurso público, confira este artigo! Abordaremos estes e outros aspectos.

 

Entenda o que precisa ser estudado

Em um concurso público, antes mesmo de se iniciarem os estudos, é essencial entender o que precisa realmente de sua atenção. Muitos candidatos acabam concentrando seu aprendizado em assuntos que nem serão abordados no exame ou mesmo que não costumam aparecer nas provas.

Por isso, antes de iniciar sua trajetória, é fundamental explorar e compreender o edital do concurso.  Partindo disso, você pode organizar os temas de acordo com sua dificuldade ou facilidade. Lembre-se de estudar profundamente cada tópico, pois um determinado assunto bem estudado pode ser decisivo para sua aprovação.

Lembre-se também de, se possível, checar exames anteriores. Neles é possível observar de maneira muito mais simples o que, de fato, será cobrado.

CONHEÇA NOSSO MÉTODO DE ESTUDO VIPJUS

Técnicas de memorização e de estudo para concurso

A prática é a forma mais eficaz de aprendizado. Sendo assim, resolva exercícios que envolvam as informações estudadas sempre que possível. É importante se organizar de forma que a dedicação aos exercícios ocorra concomitantemente às leituras.

 

Organize um cronograma

Não adianta estudar de maneira desorganizada. Para garantir que o tempo dedicado aos exercícios e simulados será bem aproveitado, é fundamental imprimir disciplina à sua rotina.

Criar o hábito de estudar em determinado horário também é uma forma excelente de garantir bons resultados. De maneira cada vez mais natural, você estará estudando sem nem perceber. Ainda assim, a criação de um cronograma é fundamental no início dos estudos, para garantir que estes hábitos serão criados.

Afinal, estudar irregularmente pode não ser eficaz para o aprendizado, pois o rendimento é diminuído, o conteúdo fica esparso, gerando desorganização e frustração.

 

Meditação

A meditação é um importante aliado na hora de estudar. Diversos especialistas mencionam que a prática combate a ansiedade — muito presente no período de estudo — e promove maior capacidade de foco.

Tirar alguns minutos do dia para meditar pode ser fundamental para esvaziar a mente e prepará-la para os estudos. Com níveis de estresse reduzidos, a ansiedade pela aprovação não irá atrapalhar seu aprendizado!

 

Entenda sua maneira de aprender

Durante o seu estudo, é importante avaliar qual a forma que você melhor memoriza informações. Algumas pessoas possuem mais facilidade observando cores e formas visuais, enquanto outras aprendem melhor ouvindo ou organizando tópicos.

Faça o teste e entenda como sua memória funciona! Como o estudo da legislação é extenso, é fundamental estudar tópico a tópico, de forma completa. Sendo assim, alterne suas maneiras de estudar e identifique qual funciona melhor para você.

 

Leia também: QUAL O MELHOR MÉTODO PARA SER APROVADO NO CONCURSO PÚBLICO?

 

Use o dicionário!

É uma das técnicas infalíveis de memorização. A linguagem jurídica é complexa e desenvolver o entendimento das palavras é uma maneira de guardar as informações estudadas.

Buscar as palavras no dicionário tradicionalmente é importante para o aprendizado, já que o esforço irá fixar os significados na memória. Quanto mais contato com os termos, mais simples será entendê-los futuramente.

 

Leia portais de notícias e saiba de tudo antes!

Nossa mente funciona principalmente por repetições. As informações que se repetem e precisam ser utilizadas são consideradas úteis e priorizadas pelo cérebro. Por isso, estar sempre atento às novidades da legislação favorece seu aprendizado.

Isso também vale na hora de escolher o material de estudo! Busque por fontes confiáveis e atualizadas, para evitar estudar algo ultrapassado e acabar por compreender de forma equivocada a matéria. A dica é sempre ir um pouco além nas informações, buscando as notícias mais recentes.

Quando aproximamos os conteúdos estudados de nosso cotidiano, o aprendizado fica menos abstrato. Sendo assim, envolva revisões constantes e contato periódico com o que foi estudado, sendo essa uma das melhores técnicas de memorização para concursos.

banner imagem escrito: 10 atitudes infalíveis para um estudo organizado e produtivo

Se possível, não estude inteiramente sozinho!

Ter a companhia de profissionais especializados compõe o aprendizado. Quando discutimos com os outros, nosso aprendizado do tema é de 70%, de acordo com a pirâmide de aprendizagem, teoria do psiquiatra William Glasser.

A transmissão de conhecimento é algo observado desde os primórdios da humanidade, sendo uma das principais técnicas de estudo e memorização. Desta forma, explorar cursos online para concursos jurídicos que ofereçam um acompanhamento pode ser uma boa alternativa.

Vale combinar a realização de um curso com as demais técnicas mencionadas, garantindo que a memorização seja ainda mais eficiente. Quem garante a aprovação é o próprio candidato, partindo de seu esforço e estratégia, e um direcionamento é sempre bem-vindo para quem não sabe por onde começar.

Além de receber um maior direcionamento, os cursos online contam com profissionais experientes para conduzir um estudo focado e útil para os seus objetivos. No VIPJUS, você encontra cursos direcionados justamente para o concurso que deseja, com um método que se adapta às suas necessidades.

Confira nossos cursos online para concursos jurídicos e garanta sua aprovação!

 

 

Leia também: 5 HÁBITOS DE CONCURSEIROS QUE VOCÊ PRECISA CONHECER

Leia também: DICAS PARA OTIMIZAR OS RESULTADOS COM OS ESTUDOS

 

About The Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos

Newsletter

Share This