Saiba como conciliar o trabalho com os estudos

Saiba como conciliar o trabalho com os estudos

Veja algumas dicas para te ajudar a organizar a vida de concurseiro, se você precisa estudar e trabalhar, sem perder o foco nos seus objetivos

A rotina de quem estuda para concursos é bastante corrida e intensa. E, além de se dedicar aos estudos, grande parte dos concurseiros também precisa manter um trabalho fixo, seja por questões financeiras ou mesmo para obter experiência jurídica – requisito necessário aos candidatos na maioria dos editais. Isso exige ainda mais comprometimento por parte dos estudantes, que têm de adaptar os estudos ao escasso tempo de que dispõem. Saiba como conciliar o trabalho e estudos para garantir um bom aproveitamento e buscar um bom desempenho nas provas!

  1. Organize o tempo

A disponibilidade de quem estuda e trabalha é restrita. Por isso, é fundamental definir formas de otimizar o tempo e estabelecer quais serão, durante todo o dia, os momentos que poderão ser dedicados aos estudos. Algumas dicas de como fazer isso são:

  • Ter um cronograma de estudos estipulado de acordo com a sua disponibilidade;
  • É importante não fixar tarefas impossíveis de serem cumpridas no tempo que você tem disponível;
  • Será necessário, por vezes, sacrificar momentos de lazer. Portanto, determine prioridades;
  • Não desperdice tempo livre. Se você vai para o trabalho de transporte público, por exemplo, utilize este momento para ler ou revisar resumos de matérias importantes, estudar jurisprudência, ou mesmo fazer algumas questões para testar seus conhecimentos.
  1. Tenha como aliada a tecnologia

As facilidades da era digital podem ser grandes aliadas dos estudos. Com smartphones ou tablets, é possível acessar videoaulas, textos de apoio, questões, anotações, entre outros materiais,  a qualquer hora e em qualquer lugar. Assim, qualquer pausa no trabalho, horário de almoço ou intervalos podem ser aproveitados para estudar. Para aplicar isso na prática:

  • Baixe no celular conteúdos (textos, áudios ou vídeos) que você deverá estudar no dia, para poder acessá-los mesmo quando estiver offline;
  • Utilize aplicativos que ajudem a organizar os estudos;
  • Acompanhe podcasts sobre temas que estão sendo estudados;
  • Faça simulados e resolva questões de outras provas da banca desejada, que você pode salvar no celular em formatos PDF.
  1. Atente-se à sua saúde

Um ponto muito importante, mas que, às vezes, acaba sendo deixado de lado é a questão da saúde. O corpo e a mente precisam estar em equilíbrio, caso contrário, devido ao esforço que uma rotina pesada de trabalho e estudo requer, podem surgir diversos problemas de saúde.

  • Dormir bem, considerando as oito horas de sono diárias recomendadas;
  • Alimentar-se adequadamente, evitando ficar longos períodos em jejum e seguindo uma dieta balanceada e saudável;
  • Sempre ter momentos de descanso, definindo isso também no seu cronograma, para que seja possível aliviar um pouco a carga mental.
  • Faça check-ups periódicos. Assim, qualquer problema de saúde poderá ser devidamente identificado e tratado com antecedência, sem prejudicar a rotina de estudos.
  1. Motivação é tudo!

E, finalmente, mantenha-se sempre motivado. Com foco e ânimo, você conseguirá seguir à risca os cronogramas e alcançar o objetivo final, que é a aprovação, conciliando o seu trabalho e seus estudos. A abdicação é necessária, mas pense que os estudos são um projeto a longo prazo, cujos frutos serão certamente colhidos à frente!

E você? Gostou das dicas? Está na rotina de trabalho e estudos e tem conseguido manter um bom desempenho? Compartilhe conosco sua experiência nos comentários.

 

Leia mais: 5 estratégias de estudo para você!

About The Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos

Pré-reserva VIPJUS

Newsletter

Share This