Como criar uma rotina de estudos prática e eficiente

Como criar uma rotina de estudos prática e eficiente

 Descubra, neste artigo completo, como criar uma rotina de estudos para concurso eficaz e que gere resultados!

 

Leitura de livros e apostilas, resolução de exercícios, acompanhamento das notícias do Brasil e do mundo: tudo isso faz parte da preparação de quem vai prestar concurso público. Os conteúdos são extensos, a concorrência é grande e o tempo, muitas vezes, é curto. 

Então, no meio de toda essa demanda, criar uma rotina de estudos produtiva pode ser crucial para definir a sua aprovação. Isso porque vai fazer a sua semana render e deixar você a cada minuto mais próximo de ver o seu nome na lista dos aprovados. 

E vamos confessar… passar horas estudando é realmente cansativo, ainda mais para quem concilia estudos com trabalho. No entanto, saiba que é possível sim organizar e estipular um cronograma de estudos que se encaixa no seu dia a dia e em seus objetivos. Quer saber mais? 

Aqui, ainda falaremos sobre:

Como programar seu tempo para criar uma rotina de estudos;
Faça dos estudos a sua prioridade;
Priorize conteúdos do edital;
Estabeleça o seu próprio cantinho de estudos;
Não deixe o momento monótono;
Saiba como retomar a rotina de estudos.

LEIA MAIS

 

Como programar seu tempo para criar uma rotina de estudos

Cada concurseiro possui uma rotina diferente. Há aqueles que conseguem se dedicar até 8 horas por dia aos estudos e outros, menos do que 5. Por isso, você deve planejar a distribuição de matérias e até mesmo o tempo de descanso entre elas, atento às suas próprias necessidades.

Quer descobrir como criar o seu próprio horário de estudos? Você só vai precisar de um papel ou uma planilha (seja do Google Docs ou Excel) no seu computador. Divida em dias da semana e em horas cheias (8h, 9h, e assim por diante) e coloque todos os seus compromissos. Assim, você conseguirá delimitar os períodos para os estudos. 

Por exemplo, você chega do trabalho e reserva das 19h às 21h para estudar, de segunda à sexta-feira. Aos sábados, das 8h às 12h. Seja disciplinado e vença o cansaço e a preguiça. Tudo é uma questão de hábito.

O importante é que esse cronograma seja saudável. Respeite os horários de sono, das refeições e até do lazer, ainda que escasso. Afinal, você precisa estar com o corpo e a mente em dia para se concentrar mais.

Faça dos estudos a sua prioridade

Para não dar aquela desanimada, você sempre deve estabelecer o estudo como a sua prioridade número 1. Aliás, a sua rotina de estudos não deve ser considerada apenas uma ocupação que você terá ao longo da semana. 

Veja que ela é o caminho para a sua aprovação e é por meio dela que você realizará o sonho de exercer o cargo público, seja para Magistratura, Ministério Público, Defensoria Pública ou Delegado de Polícia.

Assim sendo, repense sobre a sua rotina diária e quais atividades são realmente importantes e se elas dispersam seu tempo e foco. Você conseguirá, então, priorizar os compromissos, otimizando ainda mais o seu rendimento. 

Priorize conteúdos do edital

Depois de delimitar o horário e a rotina de estudos, é necessário dividir o conteúdo solicitado no edital almejado. Porém, você não precisa dividir as matérias da mesma forma como está apresentado. 

Otimize seu tempo: reserve mais horas para tópicos/disciplinas que você possui mais dificuldade.

Além das leituras, separe, no mínimo, um dia para a realização de exercícios de provas anteriores, pois é imprescindível testar constantemente seus conhecimentos.

É interessante a cada hora de estudo dedicar 10 minutos para um rápido descanso. Aproveite o tempo de deslocamento ou intervalos do trabalho e almoço para resolver ao menos dez exercícios por dia. Na semana totalizará 50 e, no mês, 200.

Estabeleça o seu próprio cantinho de estudos

Escolha um lugar silencioso da sua casa. Afinal, você precisa se concentrar. Avise seus familiares sobre o seu projeto de ser aprovado no concurso e peça para que respeitem os momentos de preparação.

Se não for possível estudar em casa, vá até uma biblioteca. Dependendo do local escolhido, seu rendimento poderá baixar e terá o foco disperso, além de estimular a procrastinação.

Na hora dos estudos, fique longe do celular. O melhor mesmo é desligá-lo, para não correr o risco de checar as redes sociais quando bater o cansaço.

A não ser, claro, que você use o celular como uma ferramenta de apoio nos estudos. Nesses momentos, aproveite para baixar o aplicativo do VIPJUS, que irá te ajudar ainda mais na organização dos conteúdos de forma personalizada.

habitos de concurseiros que voce precisa conhecer

Não deixe o momento monótono

Você vai estudar num espaço determinado e no horário que reservou, certo? Porém, para que os livros não se tornem tão cansativos, intercale seus estudos com videoaulas interativas. Seu cérebro agradecerá e conseguirá absorver melhor os assuntos.

Outra dica é ir anotando os tópicos mais importantes em um caderno, à caneta mesmo. Você vence o tédio e ainda fixa melhor o conteúdo. Depois, essas anotações vão facilitar na hora da revisão.

Se você acabou reservando muitas horas seguidas para leitura, faça pausas. Dê uma caminhada, vá se alimentar ou tomar um copo d’água, mas tenha a disciplina de retomar os estudos depois desse momento.

Procure, ainda, “se agradar”. Se você gosta de café, dê uma paradinha e deguste com calma a sua bebida. São os detalhes que farão a sua rotina ainda mais prazerosa, saindo daquele papel de obrigação.

LEIA MAIS

 

Saiba como retomar a rotina de estudos

É claro que ninguém é de ferro. Mesmo após você ter organizado e planejado seus estudos de forma que respeite o seu cotidiano e as suas necessidades, às vezes, após uma longa pausa ou aquele feriado prolongado, fica mais difícil retomar o foco nos estudos.

Nesse caso, faça uma avaliação de rendimento: se você está conseguindo fixar o conteúdo ou se prefere estudar com livros, ao invés de PDF ou videoaulas. Reveja o quadro de disciplinas e o tempo distribuído entre elas.

Lembre-se de aproveitar o máximo de tempo em disciplinas que possui mais dificuldade e nunca deixe tudo para a última semana antes do concurso, sendo que você pode se dedicar hoje.

O dia a dia é corrido e sabemos como é difícil criar uma rotina de estudos eficiente. Comece devagar e tenha sempre em mente que seu objetivo maior é conquistar a tão sonhada vaga no concurso público. 

Seja persistente e siga seu objetivo!

Recapitulando: como retomar a rotina de estudos para concurso de forma eficiente e que funcione?

1. Planeje a sua própria rotina de estudos em um papel ou planilha para que você tenha uma visão geral das disciplinas e conteúdos que serão abordados.
2. Estabeleça como prioridade número 1 os estudos. Dessa forma, fica mais fácil focar nos seus objetivos, em vez de vê-lo como um fardo.
3. Otimize o seu tempo, separando mais tempo aos conteúdos que possui mais dificuldade. Tente também resolver ao menos 10 exercícios por dia, aproveitando pequenos intervalos durante o dia.
4. Reserve um lugar silencioso e calmo para estudar, evitando ao máximo dispersão de foco e distrações.
5. Não deixe a monotonia do tempo te desanimar. Intercale videoaulas junto a conteúdos escritos, para que não fique tão cansativo a sua rotina de estudos.
6. Se a organização de estudos não está mais funcionando e está difícil retomar 100% o conteúdo, reveja o seu planejamento e não tenha pressa: é aos poucos que você conseguirá alcançar a sonhada vaga.

Você está estudando firme para concursos públicos? Aproveitando o assunto, que tal se aprofundar mais em nosso Guia definitivo do Concurso Público: 10 atitudes infalíveis para um estudo organizado e produtivo e aumente seu rendimento em sua rotina de estudos!

banner guia de estudos do vipjus

 

Leia mais: Jurisprudência: como estudar para concursos?

About The Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos

simulados ministério público e magistratura

Newsletter

Share This