Quem pode prestar concurso público? Conheça os requisitos!

Quem pode prestar concurso público? Conheça os requisitos!

Se você deseja seguir a carreira pública, certamente já deve ter se perguntado: “Quem pode prestar concurso público?”. Por isso, reunimos todas essas informações de forma completa e objetiva. Confira!

 

A carreira pública é a opção e desejo de diversos brasileiros que buscam por estabilidade, crescimento profissional e o cargo dos sonhos. Para seguir no âmbito público, no entanto, é preciso conquistar a vaga em um concurso e cumprir diversos requisitos. À vista disso, neste post iremos responder a uma pergunta tão importante neste meio: “quem pode prestar concurso público?”. 

 

O que é concurso público? 

Concurso público pode ser definido como um processo seletivo que tem como objetivo avaliar a competência de candidatos que desejam um determinado emprego/cargo público de forma justa e democrática. Dessa forma, o concurso é um procedimento impessoal e respeita os princípios de objetividade e isonomia. 

Os concursos públicos podem ser divididos em várias áreas, de acordo com as funções a serem exercidas, podendo ser fiscais, bancários, de gestão, jurídicos, entre outros. 

 

Quem pode prestar concurso público? 

Como mencionado anteriormente, existem muitos concursos públicos destinados para os diversos campos de atuação. Assim sendo, também existem vários requisitos para cada um dos cargos oferecidos, dependendo do nível de suas responsabilidades e tarefas. Como critérios, podemos ter: nacionalidade, idade, nível de escolaridade, anos de experiência, nível de graduação, etc. 

Requisitos básicos

No geral, os requisitos básicos para prestar um concurso público estão descritos na lei nº 8.112/90. São eles: 

  1. Nacionalidade brasileira;
  2. O gozo dos direitos políticos;
  3. A quitação com as obrigações militares e eleitorais;
  4. O nível de escolaridade exercido pelo cargo;
  5. Idade mínima de dezoito anos;
  6. Aptidão física e mental. 

Requisitos específicos

Ainda de acordo com a legislação, outras exigências também podem existir para determinados concursos, sempre de acordo com o cargo e a área de atuação.  Dentre essas exigências para prestar concurso público podemos citar: tempo de experiência comprovado, altura mínima, dentre outros. 

No Edital do concurso de Defensoria Pública do Paraná de 2017, por exemplo, além dos requisitos obrigatórios mencionados anteriormente, os específicos eram: 

  1. Ser bacharel em Direito;
  2. Contar, na data da posse, com 3 anos, no mínimo, de prática profissional na área jurídica, devidamente comprovada;
  3. Não possuir condenações criminais ou antecedentes criminais incompatíveis com o exercício das funções;
  4. Não possuir condenação em órgão de classe, em relação ao exercício profissional, incompatível com o exercício das funções de Defensor Público;
  5. Não possuir condenação administrativa, ou condenação em ação judicial de improbidade administrativa, incompatível com o exercício das funções de Defensor Público.

Onde posso verificar se posso prestar determinado concurso?

Todos os requisitos necessários para o cargo ofertado sempre estarão descritos no edital do concurso, que é publicado alguns meses antes das prova e pode ser encontrado diretamente no site do órgão responsável. 

A sua leitura é fundamental para que o concurseiro possa ter conhecimento se está apto a assumir o cargo, caso seja aprovado no concurso, além de informações cruciais como data da prova, conteúdo que será cobrado, formas de avaliação etc. 

 

Conclusão

Se você pensa em prestar concurso público, deve, primordialmente, saber da importância de estar atento às exigências do cargo desejado. Esses requisitos sempre estarão no edital do concurso juntamente com inúmeras informações importantes. 

Então, logo que o edital for publicado, fique atento às informações e não deixe passar nenhum detalhe. Se mesmo assim se sentir inseguro, não hesite em procurar ajuda. Hoje em dia, com a constante presença da internet em nosso dia a dia, fica muito mais fácil e prático procurar por informações ou pedir ajuda para pessoas especialistas no assunto. 

No VIPJUS, por exemplo, nós contamos com um time de especialistas que já ajudaram centenas de concurseiros a conquistarem a tão sonhada aprovação. Você terá acesso a grandes juristas como Norberto Avena, Marcelo Novelino, Marcelo Furlanetto da Fonseca, Daniel Colnago, Ricardo Schmitt e Paulo Sumariva. Eles, aprovados em vários concursos e especialistas no assunto, te ajudarão com todas as suas dúvidas e dificuldades relacionadas aos concursos jurídicos. 

CONHEÇA NOSSO MÉTODO DE ESTUDO VIPJUS

Aqui, nós montamos um cronograma de estudos personalizado de acordo com a sua disponibilidade, a sua rotina e os seus objetivos. Além disso, contamos com simulados de prova oral, correções individualizadas, feedbacks, peças práticas, estudo da jurisprudência, encontros online com nossos professores, resumos em pdf, vídeos de revisão avançada e muito mais. 

Quer conhecer um pouco mais sobre o VIPJUS? Assista o vídeo abaixo ou acesse o nosso material exclusivo. 

 

QUERO SABER MAIS SOBRE O MÉTODO VIPJUS

Gostou do texto? Compartilhe com o seu amigo que vai prestar concurso público e também possui essas dúvidas. 

Quer receber dicas de estudos para concursos exclusivas? Inscreva-se em nossa newsletter! 

 

 

Leia mais

 

About The Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos

simulados ministério público e magistratura

Newsletter

Share This