Qual a importância de se preparar para elaborar uma sentença ou peça prática?

Qual a importância de se preparar para elaborar uma sentença ou peça prática?

Um cenário bastante recorrente entre pessoas que estão se preparando para concursos públicos jurídicos é o de frustração na hora da prova que envolve questões abertas

 

O processo de preparação para um concurso jurídico é, por si só, muito desafiador pela quantidade de conhecimento teórico exigido. 

Contudo, ao contrário do que muitos acreditam, a maior barreira entre o candidato e a aprovação costuma ser a dificuldade de estruturar os conhecimentos acumulados com clareza, especialmente quando estamos falando da elaboração de peças práticas e redação de sentenças.

Pensando nisso, neste artigo abordaremos a importância de se preparar para elaborar uma sentença ou peça prática. Ao longo deste artigo você entenderá por que deve focar na sua preparação prática com o mesmo esmero que dedica à teoria — em vez de focar seu tempo e energia apenas no acúmulo de conhecimento jurídico. 

Além disso, apresentaremos também algumas das melhores maneiras de se fazer isso. Acompanhe!

CONHEÇA O VIPJUS

MAS AFINAL… O QUE É UMA PEÇA PRÁTICA?

A peça prática em concursos públicos nada mais é do que uma questão subjetiva/aberta, onde o candidato será apresentado a um problema para o qual deverá desenvolver, por escrito, um raciocínio lógico e apresentar uma conclusão correta. 

 

LEIA TAMBÉM: PEÇAS PRÁTICAS NO VIPJUS: COMO FUNCIONA?

 

POR QUE PRATICAR A ELABORAÇÃO DE SENTENÇA E PEÇA PRÁTICA?

Um cenário bastante recorrente entre pessoas que estão se preparando para concursos públicos jurídicos é o de frustração na hora da prova que envolve questões abertas. 

O candidato dedica horas, semanas, meses ou até anos na preparação, devora livros, memoriza uma quantidade inimaginável de informações, mas, na hora de demonstrar isso na elaboração da peça prática, ele trava. A cabeça gira, o desespero grita e a longa estrada de dedicação passa diante dos olhos como um filme acelerado. E agora?

A realidade é que tão ou mais importante do que ter o conhecimento é saber expressá-lo, coloca-lo em prática. Por melhor que seja a sua preparação para as questões objetivas das provas de concursos, a aprovação exige também saber conectar os pontos para elaboração de sua peça prática ou sentença com clareza e riqueza de detalhes — sem, é claro, que a redação fique prolixa. 

De nada adianta você ter tido todo esforço do mundo, não basta saber de trás pra frente as disciplinas exigidas, se não souber fazer isso com competência. 

guia completo método vipjus

COMO ELABORAR SENTENÇAS E PEÇAS PRÁTICAS 

Agora que você já compreendeu a importância de se preparar para elaborar uma sentença ou peça prática, a seguir apresentaremos algumas estratégias para que seu resultado seja o melhor possível e para que a sua tão sonhada aprovação venha o quanto antes.

 

1 – NÃO SE APRESSE PARA LER A PEÇA PRÁTICA

Para que nenhum detalhe importante passe batido, leia e releia com calma e atenção a questão atentamente e quantas vezes forem necessárias. 

Sugerimos que antes de começar a esboçar sua resposta, leia pelo menos duas vezes. Feito isso –  e quando você estiver mais seguro sobre como desenvolver a solução –  parta para o próximo passo. 

 

2 – FAÇA UM ESBOÇO OU ESQUELETO 

A estruturação de uma peça prática ou de uma sentença deve seguir uma sucessão lógica de pontos a serem abordados e solucionados. Por isso, organize suas ideias de forma esquemática, anote as premissas e conclusão de forma sucinta para apenas depois começar a redigir.  

Lembre-se: o desenvolvimento da sua sequência de situações-problema deve ser apresentado de forma linear. 

 

3- PRATIQUE MUITO DURANTE A SUA PREPARAÇÃO 

Como mencionamos anteriormente, um erro bastante comum entre candidatos de concursos jurídicos é focar apenas na preparação para as questões objetivas em detrimento do preparo para redação e elaboração de peças práticas e sentenças.

O quanto antes você começar a praticar a redação e a elaboração de tais peças, mais afiado e seguro você estará na hora de fazer a prova.  Esse preparo te ajudará, inclusive, a aguçar o olhar para responder com mais agilidade às questões objetivas, pois exigirá o treinamento de um olhar mais analítico e técnico. 

 

4- REVISE COM ATENÇÃO 

Muitas vezes, quando estamos muito concentrados e com a mente acelerada, não conseguimos escrever na velocidade dos nossos pensamentos. Por isso, certifique-se de não ter deixado de colocar nenhum ponto importante na sua peça prática. Revise com atenção. Se for preciso, beba uma água e releia para arejar os pensamentos. 

 

LEIA MAIS: 3 DICAS DE COMO REVISAR O CONTEÚDO ESTUDADO PARA CONCURSO PÚBLICO

 

COMO O VIPJUS PREPARA O ALUNO PARA CONCURSOS JURÍDICOS

No Vipjus, desenvolvemos uma metodologia própria para resolução de questões objetivas, dissertativas e elaboração de peças práticas e sentenças — a qual, além de já ter garantido a aprovação de diversos alunos, está sendo constantemente aprimorada de modo a trazer os melhores resultados possíveis. 

Sabemos que a prova prática é uma das etapas mais temidas e também mais importantes dos concursos públicos. Por isso, trabalhamos para que nossos alunos sejam os melhores preparados dentre todos os candidatos. Veja alguns dos nossos diferenciais: 

 

SIMULADOS QUINZENAIS 

Nossos alunos têm acesso a simulados que realizamos a cada 15 dias, sempre em conformidade com os editais e com as tendências dos principais concursos de todo o país. 

 

 

CONTEÚDOS DE APOIO

Além dos simulados, disponibilizamos também peças de apoio que são desenvolvidas pela nossa equipe para que os alunos tenham um estudo completo. Elas vêm acompanhadas de material em PDF e, ainda, de videoaulas específicas para que o aprendizado seja o melhor possível.

 

CORREÇÕES INDIVIDUALIZADAS 

A correção das peças práticas desenvolvidas pelos alunos conta com análise minuciosa de nossos professores, inclusive com feedbacks personalizados acerca de seus erros, acertos, desempenho geral e etc.

Com o treino constante, nossos alunos saem na frente e com o conhecimento prático e segurança necessários para conseguir resolver qualquer problema.  

Agora nos conte: como tem sido sua preparação para a elaborar sentença e peça prática? Tem praticado com constância e diversificado os temas? 

Caso queira saber mais sobre os nossos cursos preparatórios e contar com a nossa ajuda para garantir a sua aprovação, não deixe de conferir nossos cursos para concursos públicos. Basta acessar este link.

banner imagem escrito: 10 atitudes infalíveis para um estudo organizado e produtivo

LEIA TAMBÉM: CRONOGRAMA DE ESTUDOS PARA CONCURSOS JURÍDICOS: A IMPORTÂNCIA DE CONTAR COM A AJUDA DE PROFISSIONAIS

LEIA TAMBÉM: COMO OTIMIZAR O TEMPO DE ESTUDOS PARA CONCURSOS?

About The Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos

simulados ministério público e magistratura

Newsletter

Share This