Prova oral: como se preparar para concursos públicos?

Prova oral: como se preparar para concursos públicos?

Confira algumas dicas para alcançar um bom desempenho na prova oral e demonstrar seu conhecimento técnico de forma satisfatória à banca examinadora

Os concursos para carreiras jurídicas têm diversas etapas e requerem uma preparação completa em variados aspectos. Após as fases objetiva e discursiva, que demandam vasto conhecimento técnico a respeito de temas específicos, surge uma das etapas mais temidas do processo de seleção. 

Grande parte dos concurseiros tem muito receio em relação à prova oral e acabam se esquecendo que esta é apenas uma maneira diferente de expressar todo o conhecimento que já possuem e que demonstraram nas etapas anteriores. 

Por isso, para ajudar na preparação para uma das etapas finais dos concursos, separamos algumas dicas que podem ser muito úteis na hora de enfrentar os examinadores pessoalmente e ainda te deixar mais confiante para a prova oral!

Leia mais

 

Estude a banca examinadora

É fundamental conhecer a banca que ficará responsável pela sua avaliação, bem como o perfil dos examinadores para a prova. 

Leia os textos publicados por eles. Bem como suas tendências teóricas e preferências, mas não no sentido de agradá-los, e sim, para saber como argumentar e defender suas próprias opiniões de forma adequada. 

Este é o primeiro passo para que, no momento da arguição, você saiba exatamente como proceder e que caminho seguir para construir seu raciocínio.

Assim, nas situações de maior tensão, você saberá o que fazer quando algum examinador tentar desestabilizá-lo para medir seu domínio sobre o conteúdo.

somente no vipjus você tem aprovação garantida

Demonstre segurança

Ansiedade e nervosismo são inimigos recorrentes. Se nas etapas objetivas e discursivas elas já atrapalham o candidato, na fase oral, então, tendem a dificultar ainda mais. 

No entanto, são sentimentos naturais. Você não consegue simplesmente desconsiderar a adrenalina e toda a circunstância de estar sendo avaliado frente à frente.

O que você pode fazer é se preparar, tendo domínio do conteúdo. Para assim, durante o exame, passe segurança a respeito dos seus conhecimentos, mas evitando transparecer algum tipo de arrogância. 

Lembre-se de que não se trata de uma aula que você deve dar aos examinadores ou algo que você precisa representar. 

Trata-se apenas de uma avaliação das suas capacidades. Então, encontre um meio termo, a fim de que sua postura demonstre que você está apto para exercer um cargo de tamanha responsabilidade.

Treine sua respiração e fala

A fala será a sua “caneta” durante a arguição. Observe a forma como você fala na hora de argumentar e certifique-se de que a sua voz estará em boas condições. 

Se houver algum problema conhecido, faça uma consulta com algum fonoaudiólogo para que o profissional possa detectar eventuais falhas na voz ou na dicção, que poderão te prejudicar na prova oral. 

Os examinadores precisam entender perfeitamente o que você fala. Para isso, é necessário comunicar-se com clareza, evitando longas pausas. 

Evite também expressões como “né”, “então”, “eeeeh”, utilizadas corriqueiramente e que deixam o discurso poluído e que passam a impressão de falta de domínio sobre o assunto ou da norma culta. 

Além disso, existem exercícios de respiração muito eficazes para aliviar a tensão e coordenar a respiração durante a fala. 

Treinar a respiração diafragmática é bastante útil para expirar e inspirar de forma correta e para que, durante a prova, isso ocorra de maneira natural. Postura mental positiva, com autoconfiança no dia da prova, é um excelente calmante natural!

Faça simulados

Além da respiração e da fala, é crucial treinar para a prova oral como um todo. Siga o seu planejamento de estudos, com leituras sobre os temas cobrados no concurso, conforme o edital e, principalmente, exercite a sua capacidade de se portar corretamente frente à banca examinadora. 

Aspectos como postura, oratória, linguagem adequada, entre outros, além do conhecimento técnico, serão avaliados.

Saiba que alunos do método VIPJUS têm acesso a um bônus de preparação exclusiva e gratuita aos aprovados à fase oral da Magistratura Estadual, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública Estadual e/ou Delegado de Polícia Civil.

aluno vipjus recebe semanalmente vários conteúdos exclusivos

Neste simulado são avaliados todos os requisitos que a banca deverá cobrar do candidato. Conta também com a participação de professores do VIPJUS e, eventualmente, de convidados especiais, sem qualquer custo adicional.

Não deixe a vestimenta para depois

Prepare sua vestimenta com antecedência. Ela é muito importante para causar uma boa primeira impressão e elevar sua autoestima. Utilize sempre roupas confortáveis para a ocasião e lembre-se que a roupa não deve chamar mais atenção do que você tem a dizer na prova.

A prova oral de concursos públicos acaba avaliando também sua desenvoltura e o domínio que você tem do conteúdo.

Entretanto, deixar o nervosismo tomar conta de si só irá prejudicá-lo. Não se esqueça de que, se você conseguiu chegar até a etapa oral do concurso, é porque você tem a capacidade de fazê-la com segurança e também de superá-la.

Recapitulando: como se preparar para a prova oral?

Umas das etapas mais temidas no processo de seleção, a prova oral exige algumas medidas que se diferenciam das provas objetiva e discursiva. Vamos relembrá-las:

1. Conheça a banca examinadora, lendo textos escritos pelos examinadores da prova. Assim, você consegue enriquecer seus argumentos lhe proporcionando aquela segurança extra no momento da avaliação;

2. Demonstrar segurança é sinônimo de preparo. Tente deixar a ansiedade e o nervosismo de lado, sentimentos naturais, mas que podem te atrapalhar na hora H.

3. Treine sua respiração e a sua fala. Lembre-se que a sua voz será a sua “caneta” na prova oral. Os examinadores devem entender perfeitamente cada palavra pronunciada por você.

4. Fazer simulados irá te deixar ainda mais preparado para a fase oral. 

5. Separe a vestimenta com antecedência e utilize peças confortáveis e adequadas à ocasião. A roupa pode te ajudar a trazer mais segurança e eleva sua autoestima.

Para se sentir ainda mais preparado para essa etapa tão importante, que tal deixar seu planejamento de estudos nas mãos do método personalizado que tem conquistado aprovações cada vez mais por todo o país, em termos de concursos públicos? Dê uma olhada em alguns feedbacks de nossos alunos:

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por VIPJUS (@vipjus) em

Quer ter mais planejamento nos seus estudos?

Para que você se sinta ainda mais preparado para as várias etapas do concurso e para aperfeiçoar sua preparação, saiba que você pode facilitar sua rotina de estudos com um guia super prático. 

Com o guia definitivo para Concurso Público: 10 atitudes infalíveis para um estudo organizado e produtivo, você terá acesso gratuito a um passo a passo para você se aproximar da tão sonhada aprovação. É só você preencher seus dados abaixo!

 

E você? Foi aprovado nas etapas objetivas e dissertativas e agora precisa se preparar para a prova oral? Conte-nos qual a sua principal preocupação em relação a esta fase e o que você fez para superá-la!

Leia mais:  Saiba como conciliar o trabalho com os estudos

About The Author

1 Comentário

  1. victor hugo

    Adorei o post! Me ajudou bastante!!!

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos

simulados ministério público e magistratura

Newsletter

Share This