Aprenda agora como acabar com a procrastinação nos estudos

Aprenda agora como acabar com a procrastinação nos estudos

 

Toda vez que você vai estudar, você acaba pegando o celular e se dispersa facilmente de suas obrigações? Veja como acabar com a procrastinação nos estudos com essas dicas que separamos para você

 

Se você, concurseiro, tem a tendência de deixar as tarefas de lado ou os estudos para a última semana antes da prova, saiba que esse hábito tem nome: é a procrastinação.

É claro que, com toda a tecnologia que está em nossa volta, é muito fácil acabar se distraindo com um “beep” de uma notificação do celular. 

Manter o foco no concurso desejado, dedicação e disciplina são imprescindíveis para quem deseja ver o nome na lista de aprovados.

E, nesse processo, ter total concentração e saber planejar os estudos contribuem e muito para que você conquiste a sua aprovação.

Então, como acabar com a procrastinação nos estudos

Além da prática trazer baixo rendimento, também causa falta de produtividade, acúmulo de conteúdo, trabalhos de baixa qualidade, frustração e sensação de incompetência.

O “deixar para depois”, muitas vezes, começa com aquela dúvida natural de que se se deve iniciar os estudos quando o edital ainda nem foi lançado.

E a resposta é sim: você deve iniciar o quanto antes. E, para te auxiliar ainda mais, que tal 5 dicas VIPJUS para evitar ao máximo a procrastinação nos estudos?

 

Como acabar com a procrastinação nos estudos

1- Estude pela última prova e edital

O edital do seu certame ainda não saiu? Bem… isso não é desculpa.

Pegue agora mesmo a última prova do seu concurso e analise cada questão e as disciplinas cobradas, marcando os temas que mais caíram.

Caso o seu edital já tenha sido lançado, analise-o por completo. Dessa forma, você terá uma visão geral do conteúdo pragmático.

Com isso, você conseguirá direcionar melhor o seu estudo. Ao colocar sua atenção efetivamente no conteúdo que realmente irá cair, você evita dispersões ou desgastes em algo não importante.

2- Tenha um cronograma de estudos

Uma vez definido o seu objetivo, é importante se organizar da melhor forma possível para estudar diariamente e dar cabo do seu edital.

Organize seu tempo, priorizando os seus estudos e dividindo-o de acordo com deve ser feito em todos os dias da semana.

A partir do momento em que você estabelece uma meta e um prazo, a sua produtividade aumenta.

Faça o seu planejamento dividindo as disciplinas segundo a quantidade de questões e o peso de cada uma na sua prova, considerando o tempo para estudo que possui.

banner guia de estudos do vipjus

3- Divida o seu dia em períodos menores

Uma forma muito comum de evitar dispersão é dividir o dia em 30 minutos, e não em 60 minutos (1 hora), como estamos habituados.

Por exemplo, no trabalho, normalmente, você possui 1 hora de almoço, mas sabemos que não demoramos todo esse tempo para realizarmos uma refeição. 

Se você fizer suas tarefas em pequenos períodos, verá que o seu dia rende mais. Assim, as chances de desanimar são menores.

4- Crie o seu próprio material de revisão

Ao criar o hábito de fazer o seu próprio material de revisão logo após estudar, você absorve mais o conteúdo e evita aquela leitura repetitiva que muitas vezes é deixada “para depois”, otimizando, assim, o seu tempo.

Além de ser considerado uma ótima ferramenta de aprendizado, a revisão pode ser feito conforme o seu estilo, seja à mão ou no computador mesmo.

Outra forma bastante eficaz de revisar o conteúdo é fazer uma grande quantidade de exercícios da matéria estudada. Isso, além testar o seu conhecimento, vai lhe forçar a pensar e a lembrar do que foi estudado. 

5- Agrade-se após uma tarefa concluída

Utilizar a técnica de auto-recompensa pode ser vantajoso e dar certo para alguns tipos de concurseiros.

Você pode usar a tática de “se presentear” até terminar o que está fazendo, seja estudando cláusulas pétreas ou direito processual penal e, ao final, você está liberado para checar as redes sociais ou dar um pausa de 10 minutos.

Use a criatividade nessa hora, quanto mais motivador for a recompensa, mais você dará prioridade aos estudos, sem perder o ritmo de sua preparação!

 

Recapitulando: procrastinação nos estudos

Vamos relembrar como acabar de vez com o hábito de procrastinação nos estudos? Só falta colocar em prática:

1. Não deixe para depois o que você pode começar a estudar hoje. Mesmo que o edital não tenha sido publicado, analise o último certame.
2. Elabore um planejamento de estudos, com metas e prazos, de acordo com o que será exigido na prova.
3. Divida o dia em períodos curtos ao realizar suas tarefas. Assim as chances de desanimar são menores e seu dia renderá muito mais.
4. Ao fazer materiais de revisão logo após estudar, você acaba otimizando o seu tempo. Isso porque a absorção do conteúdo é feita por meio da repetição ou pelos exercícios.
5. Utilize a técnica de auto recompensa para não perder o ritmo de estudos e ainda estimular a sua criatividade.

resultado final dos concursos públicos de alunos vipjus

 

Leia mais: Como criar uma rotina de estudos prática e eficiente

About The Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos

Newsletter

Share This