Como saber se está na hora de prestar um novo concurso público?

Como saber se está na hora de prestar um novo concurso público?

Cada vez mais, as pessoas buscam carreiras que aliem sucesso profissional e pessoal. E nesse cenário, até mesmo a famosa estabilidade dos concursos públicos jurídicos fica na corda bamba em nome daquele emprego dos sonhos. Afinal, ninguém é obrigado a ficar para sempre no mesmo lugar, não é mesmo?

De olho nisso, muitos já concursados não pensam duas vezes em abraçar os estudos para prestar um novo concurso público, na área jurídica, para garantir não só outra vaga no setor público, mas como a possibilidade de melhores perspectivas pessoais e profissionais.

Confira agora os 5 motivos que mais contribuem para essa mudança.

1 – Realização pessoal

O concurso público que você passou não é aquele dos seus sonhos. Você acredita que pode explorar muitas outras potencialidades e realizar um trabalho que tenha mais relação com os seus propósitos de vida. Quer fazer algo maior, se destacar como pessoa e profissional da área jurídica.

2 – Melhor remuneração

A procura por uma remuneração melhor também é outro atrativo para prestar um novo concurso público. Afinal, há carreiras que pagam melhor do que outras. Já pensou em ser magistrado, trabalhar no Ministério Público ou na Defensoria Pública, por exemplo? Existem cursos preparatórios que podem ajudá-lo a alcançar este objetivo.

3 – Novas experiências

Outra razão comum é a possibilidade de atuar em uma área nova. Se você está cansado do que faz, é uma boa chance para mudar de ambiente e conhecer outras pessoas, bem como desempenhar outros ofícios.

4 – Ascensão profissional

Você se sente estagnado, não vê grandes possibilidades de crescimento dentro da empresa ou de mudar de função e ter um salário melhor.

Se você se encaixa nesse caso e sua meta é investir na carreira, a dica é escolher um novo concurso que, além das vantagens econômicas, ofereça também bons planos de cargo e salário, além de progressão por tempo de serviço.

5 – Menor carga horária

Para muitas pessoas ter mais tempo livre para investir nos estudos e no lazer com a família e amigos é muito importante. Mas o serviço ocupa a maior parte do dia e acaba sobrando pouco tempo para fazer outras coisas.

Se esse é o problema, saiba que você pode optar por um concurso com carga horária menor. Há editais da área jurídica, por exemplo, com regime de trabalho de 25 horas semanais.

Além disso, fazendo um novo concurso, você pode escolher uma vaga que é mais próxima de sua casa ou que forneça a possibilidade de transferência para outras localidades, caso tenha planos de se mudar no futuro, por exemplo.

Independente de qual é o seu motivo, não deixe que o comodismo de já estar empregado ou a preguiça de encarar novamente a rotina de estudos para prestar um novo concurso público impeça você de ir atrás dos seus objetivos! Planeje-se e boa sorte!

Gostou das sugestões? Se sim, assine nossa newsletter e receba outras informações sobre o assunto!

About The Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos

simulados ministério público e magistratura

Newsletter

Share This