Plano de estudos para concurso jurídico: aprenda a usá-lo em seu favor!

Plano de estudos para concurso jurídico: aprenda a usá-lo em seu favor!

Conquistar a aprovação num concurso jurídico é o sonho de muitos bacharéis em Direito, que são atraídos, é claro, pela estabilidade e o salário proporcionados por um bom cargo público. Entretanto, para passar em concursos muito concorridos, são necessárias muita dedicação e, sobretudo, a elaboração de um efetivo plano de estudos. Descubra agora como utilizar o plano de estudos em seu favor e conquistar a tão sonhada aprovação! Vamos lá?

O que é um plano de estudos para concurso?

Esse é primeiro passo para começar uma preparação de sucesso e ter chances de aprovação. Um plano de estudos ajuda você a se organizar e, com isso, otimizar o seu tempo disponível para estudar. 

Mas afinal, o que é isso? Um plano de estudos nada mais é do que um cronograma elaborado de forma a auxiliá-lo a organizar a sua rotina da melhor forma possível, sempre com foco na aprovação no concurso jurídico desejado.

Como elaborar o plano de estudos? 

Elaborar um plano de estudos para concurso na área jurídica não é uma tarefa assim tão fácil, mas, com muita determinação e boa vontade, certamente conseguirá montar o seu.

Temos 3 recomendações incríveis para você começar. Confira!

  1. Organize sua rotina 

A melhor forma de começar o seu plano de estudos é organizando a sua rotina. Para isso, você precisa, primeiramente, colocar todos os seus horários fixos em um cronograma. Curso preparatório? Trabalho? Academia? Coloque todos eles na sua agenda. 

Depois de preencher o seu cronograma com todas estas atividades, é hora de calcular quantas horas por dia você pode disponibilizar aos estudos. Lembre-se também de deixar um tempo livre para o lazer e para suas 8 h de sono por noite. Afinal, para um bom rendimento nos estudos, descanso e lazer são fundamentais, não é mesmo?

Vários estudos já apontam que não seguir estas recomendações e focar apenas em estudar ininterruptamente gera um mau desempenho, mormente quando a dedicação exige certo período de tempo.

Por fim, basta montar e preencher uma tabela com o seu cronograma diário. Imprima esta tabela (ou faça à mão mesmo) e pendure-a perto do seu ambiente de estudo, de modo que fique bem visível.

  1. Disponibilize mais tempo para os conteúdos difíceis

Agora que você já sabe quanto tempo poderá dedicar aos estudos diariamente, é hora de organizar este tempo entre as matérias que cairão na prova.

A melhor forma de separar este tempo é considerar o seguinte: quantidade de questões por matéria (peso da matéria) e seu desempenho geral nos conteúdos abordados.

Para saber o peso de cada disciplina você deve consultar o edital do concurso e, quanto ao seu desempenho nas matérias, nosso conselho é fazer questões e simulados para identificarmos onde é necessária maior dedicação.

Assim, você consegue organizar o seu tempo de estudo de forma personalizada, a fim de alcançar melhores resultados. Foque nas disciplinas que valem mais e também naquelas em que você tem mais dificuldade. Dessa forma, você conseguirá otimizar o seu tempo e evoluir em sua preparação para as tão concorridas provas na área do Direito.

  1. Estabeleça metas

Por fim, procure estabelecer metas viáveis e possíveis de realização. Avalie suas condições e faça um planejamento conforme a sua possibilidade de cumpri-lo. Modifique sua rotina em favor de sua evolução nos estudos. Dedique-se ao máximo e estabeleça prioridades.

Além disso, use a criatividade: crie metas relacionadas ao tempo (estudar determinado conteúdo em uma semana) ou ao desempenho (gabaritar um simulado de alguma matéria específica do concurso). O importante é você utilizar estas metas para estar cada dia mais preparado para encarar o seu concurso!

Poderíamos citar inúmeras outras dicas aqui, mas vamos apenas relembrar o mais importante: elabore um plano de estudos para concurso que você seja capaz de cumprir. Organize-se, dedique-se ao seu objetivo e tenha certeza de que alcançará melhores resultados!

E se você gostaria de mais dicas para conquistar a sua aprovação, curta nossa fanpage no facebook e acompanhe nossas atualizações diárias!

About The Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos

Newsletter

Share This