Conquistar a aprovação num concurso jurídico é o sonho de muitos bacharéis em Direito, que são atraídos, é claro, pela estabilidade e o salário proporcionados por um bom cargo público. Entretanto, para passar em concursos muito concorridos, são necessárias muita dedicação e, sobretudo, a elaboração de um efetivo plano de estudos. Descubra agora como utilizar o plano de estudos em seu favor e conquistar a tão sonhada aprovação! Vamos lá?
O que é um plano de estudos para concurso?
Esse é primeiro passo para começar uma preparação de sucesso e ter chances de aprovação. Um plano de estudos ajuda você a se organizar e, com isso, otimizar o seu tempo disponível para estudar.
Mas afinal, o que é isso? Um plano de estudos nada mais é do que um cronograma elaborado de forma a auxiliá-lo a organizar a sua rotina da melhor forma possível, sempre com foco na aprovação no concurso jurídico desejado.
Como elaborar o plano de estudos?
Elaborar um plano de estudos para concurso na área jurídica não é uma tarefa assim tão fácil, mas, com muita determinação e boa vontade, certamente conseguirá montar o seu.
Temos 3 recomendações incríveis para você começar. Confira!
-
Organize sua rotina
A melhor forma de começar o seu plano de estudos é organizando a sua rotina. Para isso, você precisa, primeiramente, colocar todos os seus horários fixos em um cronograma. Curso preparatório? Trabalho? Academia? Coloque todos eles na sua agenda.
Depois de preencher o seu cronograma com todas estas atividades, é hora de calcular quantas horas por dia você pode disponibilizar aos estudos. Lembre-se também de deixar um tempo livre para o lazer e para suas 8 h de sono por noite. Afinal, para um bom rendimento nos estudos, descanso e lazer são fundamentais, não é mesmo?
Vários estudos já apontam que não seguir estas recomendações e focar apenas em estudar ininterruptamente gera um mau desempenho, mormente quando a dedicação exige certo período de tempo.
Por fim, basta montar e preencher uma tabela com o seu cronograma diário. Imprima esta tabela (ou faça à mão mesmo) e pendure-a perto do seu ambiente de estudo, de modo que fique bem visível.
-
Disponibilize mais tempo para os conteúdos difíceis
Agora que você já sabe quanto tempo poderá dedicar aos estudos diariamente, é hora de organizar este tempo entre as matérias que cairão na prova.
A melhor forma de separar este tempo é considerar o seguinte: quantidade de questões por matéria (peso da matéria) e seu desempenho geral nos conteúdos abordados.
Para saber o peso de cada disciplina você deve consultar o edital do concurso e, quanto ao seu desempenho nas matérias, nosso conselho é fazer questões e simulados para identificarmos onde é necessária maior dedicação.
Assim, você consegue organizar o seu tempo de estudo de forma personalizada, a fim de alcançar melhores resultados. Foque nas disciplinas que valem mais e também naquelas em que você tem mais dificuldade. Dessa forma, você conseguirá otimizar o seu tempo e evoluir em sua preparação para as tão concorridas provas na área do Direito.
-
Estabeleça metas
Por fim, procure estabelecer metas viáveis e possíveis de realização. Avalie suas condições e faça um planejamento conforme a sua possibilidade de cumpri-lo. Modifique sua rotina em favor de sua evolução nos estudos. Dedique-se ao máximo e estabeleça prioridades.
Além disso, use a criatividade: crie metas relacionadas ao tempo (estudar determinado conteúdo em uma semana) ou ao desempenho (gabaritar um simulado de alguma matéria específica do concurso). O importante é você utilizar estas metas para estar cada dia mais preparado para encarar o seu concurso!
Poderíamos citar inúmeras outras dicas aqui, mas vamos apenas relembrar o mais importante: elabore um plano de estudos para concurso que você seja capaz de cumprir. Organize-se, dedique-se ao seu objetivo e tenha certeza de que alcançará melhores resultados!
E se você gostaria de mais dicas para conquistar a sua aprovação, curta nossa fanpage no facebook e acompanhe nossas atualizações diárias!