O que fazer depois que o edital do concurso é publicado?

O que fazer depois que o edital do concurso é publicado?

Passar em um concurso público da área jurídica é uma tarefa árdua que, muitas vezes, envolve anos de estudo. Se você quer conquistar a sonhada aprovação, não pode esperar a publicação do edital do concurso para começar a estudar. É preciso se preparar bem antes.

Entretanto, quando o edital é publicado, existem alguns passos que você deve seguir para finalizar a preparação. Nós vamos explicar quais são e como colocá-los em prática. Acompanhe!

1. Ler e examinar o edital com atenção

Parece óbvio, mas é importante ressaltar: após a publicação do edital, a primeira medida que você deve tomar é ler atentamente o documento. 

Examine o edital, item por item, grife as partes mais importantes, como período de inscrição, data, local da prova e quais os documentos necessários para o dia do concurso. Afinal, qualquer detalhe burocrático que você deixar passar pode resultar na sua desclassificação. 

Outro ponto que merece atenção especial é o dos conteúdos que serão cobrados. Verifique todos os tópicos de cada matéria para readequar o seu plano de estudos e não deixar nada para trás. 

2. Ficar atento às datas de inscrição e da prova

Às vezes, você já está estudando há tanto tempo para um concurso jurídico, sem ter ideia de quando ele vai acontecer que, quando o edital é publicado, até esquece que precisa resolver alguns detalhes antes da prova, como a inscrição, por exemplo.

Por isso, verifique o período de inscrições e a data da prova, grife-os no edital e espalhe lembretes pela casa e até mesmo no seu celular. O que não vale é perder os prazos! 

A nossa dica é que, se possível, seja realizada a inscrição logo que ela abrir. Assim, elimina-se uma preocupação extra e pode-se dar um gás a mais nessa fase final de preparação à tão sonhada prova.

3. Montar um cronograma de estudos

À essa altura, é muito possível que você já siga um cronograma de estudos. Mas, como deve estar estudando para mais de um concurso, pode ser que o seu cronograma tenha conteúdos que não cairão na prova em questão.

Por isso, o mais indicado depois que o edital é publicado é que você monte um novo cronograma de estudos, específico àquela prova. Estude e revise somente os conteúdos que serão cobrados e monte a sua agenda de forma com que você consiga repassar todas as matérias até o dia da prova. 

4. Readequar a rotina para estudos extras

O dia da prova está se aproximando e esse é o momento ideal para fazer aquele sacrifício em prol da aprovação. Por isso, é hora de readequar a sua rotina.

Aperte o modo turbo e faça um esforço extra, já que todo tempo é precioso. Adie e suspenda as tarefas que puder. Também converse com os amigos e a família e explique a nova situação. Assim, eles ajudarão com as tarefas que puderem e também compreenderão que você estará ausente durante esse período. 

No entanto, não deixe de ter uma quantidade adequada de sono e de praticar atividades físicas, pois essas questões interferem na sua capacidade de memorização e no desempenho na prova.

5. Buscar provas anteriores da banca

Agora que o edital do concurso foi publicado, você já sabe qual é a banca responsável por elaborar a prova. Então, é o momento de focar o seu estudo nessa banca.

Busque, pelo menos, dois anos de provas anteriores realizadas pela banca examinadora. Se não for para o mesmo concurso, cargos similares também podem ajudar, especialmente se as matérias cobradas forem as mesmas.

Geralmente, você encontra essas provas no site da própria banca. Abuse desse recurso, pois ele faz toda diferença.

A reta final de preparação, pós-publicação do edital de concurso, é muito importante e pode ser o grande diferencial entre um candidato aprovado e um reprovado. Não meça esforços nesse momento. 

Se quer saber mais dicas sobre preparação para prova e edital de concurso jurídico, assine a nossa newsletter. Você receberá conteúdos superinteressantes diretamente no seu e-mail.

About The Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos

Newsletter

Share This