O que é mindset e qual é o ideal para o concurseiro aprovado?

O que é mindset e qual é o ideal para o concurseiro aprovado?

Você já se perguntou o porquê de estudar tanto para ser aprovado naquele concurso jurídico que você tanto deseja e ainda assim acabar sempre batendo na trave?

Assim como você, muitas pessoas estão estudando muito em busca dessa aprovação. Por isso, o que acaba decidindo quem vai ficar com aquela vaga são os detalhes que perpassam toda a preparação para o concurso jurídico e a sua concentração na hora da prova.

Por isso, neste post vamos ensinar um segredo que pode fazer toda a diferença: o que é mindset e como ele pode ser determinante na sua aprovação!

O que é mindset?

Muitas pessoas possivelmente nunca ouviram falar em mindset. Em uma tradução aproximada, podemos dizer que mindset é atitude mental. Explicando melhor, é uma espécie de treinamento da mente. 

Através dele, você pode saber exatamente onde está, o que tem feito e por que tem feito. Essa postura permite um diagnóstico da sua vida, pois você saberá quais comportamentos são positivos e você precisa manter e quais são negativos e, portanto, devem ser abolidos da sua vida.  

Por fim, pode-se dizer que o mindset pode modificar o seu padrão de comportamento e suas atitudes, focalizando em um objetivo, que nesse caso é passar em um concurso jurídico desejado.

Como desenvolver um mindset com foco em conquistar a aprovação em um concurso jurídico?

Se você está achando que mindset tem a ver somente com ter pensamento positivo está enganado. Segundo estudos, podemos induzir determinados estímulos que gerarão um padrão de pensamento e comportamento. 

Assim, para desenvolver um mindset que leve a conquistar a tão sonhada aprovação existe um passo a passo que deve ser seguido.

O primeiro passo é definir seu objetivo. Procure ser o mais específico possível. Não basta dizer que é ser aprovado em um concurso, mas sim qual concurso, qual cargo, qual salário, quais as funções… Quanto mais você souber, melhor.

Depois, é hora de pensar.  Você deve identificar quais são as suas crenças limitantes que tem relação com seu objetivo principal, que é passar no concurso almejado. Algumas das principais são: “A concorrência é muito grande”, “Eu não tenho tempo para estudar” e “Não sou inteligente o suficiente para conquistar a aprovação”. 

Com as crenças limitantes identificadas, você precisa reconfigurar o seu mindset sempre focado na conquista do seu objetivo. Assim, você para de se auto-sabotar e começa a agir mais proativamente, buscando vencer os comportamentos que te limitam. 

Essa reconfiguração passa por um planejamento que envolve uma série de etapas. 

Início

A primeira etapa é definir qual concurso jurídico você prestará, realizar a inscrição e ler com atenção o edital. Caso faça mais de um, procure coisas para áreas semelhantes, assim você não perde o foco. É nessa etapa, também, que você conseguirá fará o seu roteiro de estudos e buscará o material necessário para esgotar o conteúdo a ser estudado. 

Defina estratégias

Nesse momento, você não definirá somente suas estratégias de estudo, mas também da vida. É preciso definir quanto tempo disponibilizará para lazer, quantas horas de sono pretende dormir por noite e até mesmo se vai ou não realizar alguma atividade física (o que, aliás, é sempre recomendável, para aliviar o estresse e o cansaço mental).

Tudo isso está imbricado no processo de preparação de um concurso e pode ser fundamental para alcançar a aprovação. Portanto, dedique tempo para elaborar sua estratégias, mas principalmente, tenha força de vontade para cumpri-la.

Mudança de comportamento

Agora que você já sabe o que fazer e como fazer, chegou o momento de realmente colocar a mão na massa. É hora de mudar o seu comportamento e começar a colocar em prática toda estratégia elaborada.

Lembre-se de adotar pensamentos e comportamentos de aprovados e também de deixar para trás tudo que poder estar te prendendo. É o momento também de procurar um grupo de pessoas que estejam na mesma situação que você, pois compartilhar suas angústias com eles pode ser bastante útil. 

Vai um alerta: algumas dessas pessoas estarão mais focadas em desestabilizar o seu objetivo, ainda que de forma camuflada (conversas vazias; críticas ao seu planejamento; piadas fora de hora), do que alcançar os seus próprios objetivos. Assim, evite alongar-se nos grupos, limitando-se ao necessário, àquilo que for útil à sua meta.

Agora que você já sabe o que é mindset e como ele pode ajudá-lo, curta nossa fanpage para ter acesso a outros conteúdos tão importantes quanto esse para a sua preparação.

About The Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos

Newsletter

Share This