Ministério Público Estadual: prepare-se para esta carreira

Ministério Público Estadual: prepare-se para esta carreira

Conheça um pouco mais sobre uma das mais almejadas carreiras jurídicas – Promotor de Justiça – e veja o que é essencial na preparação para o concurso do MP

Os concursos para o Ministério Público Estadual (MP) sempre têm grande concorrência, devido aos muitos atrativos que tal carreira oferece. O senso de justiça é característica inerente a alguém que deseja seguir esta carreira, pois o órgão atua sempre em defesa da sociedade.

O Ministério Público está previsto no art. 127 da Constituição Federal como uma das funções essenciais à Justiça, sendo responsável por garantir a “defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis”. Para exercer a função de Promotor, é necessário ter em mente todas as atribuições e requisitos necessários ao exercício profissional.

Atribuições

O Ministério Público tem autonomia funcional e administrativa e é independente dos poderes do Estado, cumprindo ainda um papel de órgão fiscalizador. Na esfera estadual, divide-se em comarcas, que abrangem diferentes municípios ou regiões. Existem várias Promotorias, que se destinam a áreas de atuação específicas, como Promotoria do Meio Ambiente, da Infância e da Juventude, Direitos Humanos, Criminal, entre outras.

Assim, cabe ao Promotor de Justiça atuar no sentido de fazer com que todos os cidadãos tenham acesso aos seus direitos constitucionais, como saúde, trabalho, educação, liberdade, dignidade, que são fundamentais à manutenção do regime democrático. Entre as atividades exercidas está a promoção de ações civis públicas, que têm o intuito de proteger o patrimônio público e social, meio ambiente e outros interesses difusos e coletivos, estabelecido no texto da Constituição. Ainda, há a imprescindível atuação nas ações penais públicas, delegação restrita ao MP, que denuncia a ocorrência de um ato criminal, com base nos termos legais, e busca a aplicação da pena ao infrator.

Requisitos

O ingresso nas carreira do Ministério Público Estadual é por meio de concurso público de prova e títulos. Em cada Estado, os requisitos estipulados nos editais de abertura podem variar, porém há algumas exigências que são recorrentes. Entre elas, o candidato deve ser obrigatoriamente brasileiro; bacharel em Direito; estar em dia com o serviços militar, no caso dos homens, e com as obrigações junto à Justiça Eleitoral; ter exercido atividade jurídica por, no mínimo, três anos e não possuir antecedentes criminais que sejam discordantes da função. Estas são algumas condições dispostas na totalidade dos editais.

Há também algumas características pessoais que definem o perfil de um Promotor de Justiça. A função é dotada de uma nobreza, idealismo, maturidade e poder de persuasão que devem ser essenciais à conduta do profissional, com a consciência de que a atribuição principal do Promotor é doar-se à causa social.

Provas e preparação

O caminho até a aprovação para o cargo de Promotor de Justiça é árduo e necessita de muito foco e dedicação. Além das provas objetivas, os candidatos são avaliados nas provas discursivas e práticas, além do exame de arguição oral, e, por fim, a classificação é definida na prova de títulos. Logo, o plano de estudos deve compreender cada uma das fases do concurso para o MP, que, geralmente, tem cinco etapas. Para obter o melhor desempenho na fase dissertativa, saiba mais neste post: Prova discursiva: fique atento aos detalhes.

O método VIPJUS oferece uma preparação completa em todos os sentidos, elaborada a partir das especificidades de cada aluno. O curso preparatório para o Ministério Público Estadual está disponível nas modalidades intensivo, com duração de seis meses, e extensivo, com duração de um ano. Com ferramentas eficientes e personalizadas, como cronogramas de estudo semanais, simulados objetivos, dissertativos, específicos e peças práticas quinzenais, corrigidos criteriosamente, fichas de estudo e jurisprudência, vídeos e materiais de revisão, entre outras. Desse modo, os alunos VIPJUS têm obtido excelentes resultados em diversos concursos para o MP!

E você? Está interessado em atuar no Ministério Público Estadual? Tem alguma dúvida sobre o cargo? Compartilhe conosco nos comentários. E para conhecer mais sobre o método VIPJUS, baixe este guia completo e acesse o site para garantir sua pré-reserva de vaga!


Leia mais: NotíciaVIP: “Era exatamente o que eu precisava”, afirma aluna VIPJUS aprovada em concurso do MPSP

 

About The Author

1 Comentário

  1. ÉRIKA MARANGONI PEREIRA

    Quero saber sobre o curso extensivo para Ministério Público. Sou, atualmente, escrevente do TJ, casada, dois filhos e uma rotina cheia… Preciso de um método eficaz… Meu sonho é passar para promotora de justiça. Quero saber informações sobre esse curso, preços, o que está incluso…

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos

Newsletter

Share This