Mentoria para concurso público: o que é e como funciona

Mentoria para concurso público: o que é e como funciona

Será que vale a pena investir em uma mentoria para concurso público? Leia o texto e saiba mais

 

Atualmente, é muito comum pessoas recorrerem a concursos em busca da segurança financeira. Porém, nem sempre é fácil passar em uma prova tão concorrida, além de estudar sozinho e por conta própria durante todo esse tempo.

De qualquer forma, não se preocupe. Existem recursos que podem ajudá-lo nessa missão. Você já ouviu falar em cursos online para concursos? E de cursos que possuem mentoria para os seus alunos?

No post de hoje, responderemos a essa pergunta e, também, iremos esclarecer várias dúvidas sobre como funciona o processo, com foco na espécie de mentoria online que o VIPJUS oferece. Veja os tópicos abordados:

• O que é mentoria para concurso público?
• Como funciona a mentoria nos estudos?
• Quais são as vantagens da mentoria?
• Conheça mais sobre o método VIPJUS

banner guia de estudos do vipjus

 

O que é mentoria para concurso público?

A mentoria para concurso público é uma espécie de aconselhamento conduzido por um profissional com larga experiência em determinada área. Essa prática destina-se a profissionais menos experientes ou alunos que desejam alçar novos voos em sua carreira.

Diferentemente da mentoria, o processo de coaching, por outro lado, não requer um profissional com know-how na área de interesse do cliente.

Sabendo disso, a mentoria serve com o objetivo de programar determinados resultados a intervalos de tempo específicos. Eles serão alcançados por meio de recursos e atributos que o mentor preverá e devem ser buscados por quem é orientado.

É importante ressaltar que todos os métodos aplicados são reconhecidamente eficazes, uma vez que são baseados em experiências de sucesso do próprio mentor em sua carreira ou de profissionais que se submeteram a processos de sua mentoria.

No trabalho de mentoria, são respeitadas as particularidades de cada pessoa, uma vez que o caminho para chegar nos resultados esperados não será, necessariamente, igual para todos.

Leia mais

 

Quem deve procurar a mentoria para concurso?

A mentoria de estudos serve para auxiliar diversos concurseiros que possuem dúvidas quanto ao processo de planejamento e quanto ao método de estudo para passar na prova.

Assim, você deve procurar a mentoria se:

• possui dificuldades em conciliar os estudos com trabalho ou obrigações pessoais;
• não consegue criar o hábito de estudar ou deseja criar uma rotina de estudos eficiente;
• não sabe como organizar seus estudos e seu tempo para dar conta do que precisa ser feito – e o que precisa ser feito exatamente;
• não faz ideia de como priorizar disciplinas importantes ou das matérias requisitadas no certame;
• sente-se desmotivado ou quando não consegue visualizar os seus objetivos e pensa em desistir frequentemente;
• é desorganizado quanto aos materiais, espaço de estudo ou mesmo dispor suas tarefas em uma agenda;
• deseja se atualizar quanto a novos métodos de estudos.

Como funciona a mentoria de estudos?

A mentoria de estudos pode ser a ajuda que todo concurseiro precisa para ser aprovado em um concurso público. Porém, será que ela garante a aprovação e faz diferença na vida do aluno?

Bom, pensando no conceito citado acima, é possível afirmar que ajuda consideravelmente sim, pois ela busca organizar completamente sua rotina de estudos, cria disciplina e mantém o seu foco sempre ligado no que precisa ser feito.

homem alegre no computador

Contudo, a eficácia vai depender do aluno, já que o comprometimento dos estudos e a manutenção das metas diárias estipuladas pelo mentor parte da responsabilidade do concurseiro em si – ainda não inventaram nada e nem ninguém que pode estudar no seu lugar e prestar a prova no seu lugar de forma lícita.

Quer ter um panorama de como tudo funciona?

Para isso, imagine uma pessoa assistida por um mentor e que prestará determinado concurso para o Ministério Público Estadual. Na fase de planejamento, a mentoria organizará um plano de trabalho 100% voltado para o cargo pretendido. Isso envolve um esforço de buscar editais de concursos passados e neles reconhecer alguns padrões.

Em outras palavras, isso significa conhecer o que efetivamente foi cobrado nas últimas provas do órgão, estabelecer um planejamento eficaz e organizado e, principalmente, não ser surpreendido pelo edital. Ao dimensionar todo o conteúdo, o plano de estudo já pode ser elaborado.

A partir disso, é estabelecido um cronograma que atenderá a todas as demandas do estudante em sua preparação. Isso envolve:

• diagnóstico para verificar seu nível em cada uma das disciplinas previstas para o seu concurso;
• foco naqueles conteúdos nos quais você apresenta maior fragilidade;
• organização de volumes de exercícios elaborados pelas possíveis bancas do seu concurso;
• monitoramento de seu desempenho em cada matéria;
• reuniões com feedbacks para cuidar de pontos de dificuldade em sua preparação e mantê-lo motivado para a seguir sua trajetória de preparação.

Quais são as vantagens da mentoria online?

Como pudemos acompanhar no tópico anterior, são muitas as vantagens para quem se prepara com o auxílio da mentoria. Veja abaixo 5 pontos positivos que separamos abaixo:

banner sobre o método cem por cento eficaz do VIPJUS

1- Organização, disciplina e foco

A mentoria vai ajudá-lo(a) consideravelmente na obtenção desses 3 ingredientes imprescindíveis para sua aprovação: organização, disciplina e foco. Com planilhas semanais de estudos, metas diárias e acompanhamento constante você não só organiza a sua preparação como passará a criar o hábito de estudar de forma totalmente saudável.

2- Correção de exercícios de forma individualizada

Todos sabemos que uma etapa importante na preparação para qualquer concurso é a realização de extensas baterias de exercícios. Ao mesmo tempo, é essencial diagnosticar pontos críticos onde você possui mais dificuldade a partir das correções dos exercícios.

Com o curso de mentoria online, o aluno pode ter corrigido, semanalmente, grandes volumes de exercícios. Isso inclui peças dissertativas e práticas, como as cobradas em concursos de áreas jurídicas – geralmente nas segundas fases.

3- Simulados semanais

No curso de mentoria para concurso público são realizados, semanalmente, vários simulados. As perguntas, no momento seguinte a realização do teste, são respondidas e comentadas de forma minuciosa, sem deixar escapar nenhum detalhe.

4- Fichas de resumo

Existe ainda a preparação de fichas de resumo por parte do curso para auxiliar o aluno em seus estudos, na revisão de conteúdos. Elas reúnem, de forma esquemática, o essencial para cada conteúdo abordado em determinada matéria ao longo da semana.

5- Encontros periódicos com os professores

Como forma de alinhar a estratégia de sua preparação, manter o foco e determinar correções no seu estudo, a partir da avaliação dos seus resultados, a mentoria traz encontros frequentes com os professores, que já passaram pela mesma situação que o orientando e que podem ajudá-lo a ficar na linha e melhorar a performance nas provas cada vez mais.

Conheça mais sobre o método VIPJUS

Agora que você já compreende o que é mentoria, saiba que o método VIPJUS trabalha justamente com aquilo que você mais precisa. A personalização do seu atendimento é feita não só pela programação inicial dos seus estudos, mas também pelas constantes correções e feedbacks de professores com ampla experiência.

Sem mencionar que os alunos VIPJUS têm acesso 24 horas ao fórum, podendo tirar suas dúvidas em qualquer momento do dia. Assim, o método VIPJUS oferece, desde o princípio, um programa de estudos individualizado, com atividades diárias, sempre atento às necessidades do aluno.

banner contendo benefícios dos alunos VIPJUS

Aqui, você encontra concursos para:

Magistratura Estadual – 1º Sem/2020
Ministério Público Estadual – 1º Sem/2020
Defensoria Pública Estadual – 1º Sem/2020
Delegado de Polícia Civil – 1º Sem/2020
Revisão Especial – 1ª Fase Magistratura e Ministério Público Estaduais

Lembrando que as vagas são limitadas e todo o conteúdo do edital desejado será abordado por um programa de estudos personalizado.

Por isso, a escolha de um curso preparatório online que traga um atendimento personalizado, correções individuais e feedback particular é crucial para a sua aprovação.

Gostou das nossas dicas sobre mentoria para concursos? Conte para a gente nos comentários o que você achou!

 

Leia mais: Como estudar para concurso: guia completo para ser aprovado

About The Author

2 Comentários

  1. Andrea

    Boa tarde! Os cursos da VIPJUS incluem o serviço de mentoria?

    Responder
    • VIPJUS

      Sim, a personalização de atendimento é um grande diferencial do nosso método de estudos. Ela é feita pelas constantes correções e feedbacks dos professores VIPJUS que participam ativamente no fórum de dúvidas 24 horas por dia.

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos

Newsletter

Share This