Livro, PDF ou Videoaula: qual escolher?

Livro, PDF ou Videoaula: qual escolher?

Está na dúvida em escolher qual o melhor material para estudar? Livro, PDF ou videoaula: saiba as vantagens e desvantagens de cada método de estudo

 

Muitos concurseiros acabam se perguntando qual melhor material de estudo para concurso público: livro, PDF ou videoaula. Qual devo priorizar? Qual o mais recomendado para ser aprovado?

Em um plano de estudos organizado a longo prazo, respeitando o cronograma, tanto a aula quanto o material didático, tem a sua função. 

A sua escolha varia de acordo com o nível de aprendizado e da familiaridade da disciplina estudada. Portanto se você tem acesso às três opções, o VIPJUS te mostra como conciliar estes materiais de estudos.

Veja abaixo sobre as vantagens e desvantagens de cada um e confira qual mais você se identifica.

Livro, PDF ou videoaula: vantagens e desvantagens de cada um

1- Livro

De longe, trata-se do material mais rico e completo. Afinal, é o único material que permite trabalhar com exaustão a matéria. O aluno que estuda por livros tende a conquistar uma bagagem de conteúdo mais completa e densa.

Porém, é necessário mais tempo disponível e dedicação para conseguir ler as milhares de páginas de todas as disciplinas. 

Justamente para ajudar nessa tarefa, o VIPJUS tem se destacado nacionalmente como um curso voltado a organizar o seu estudo da melhor forma. Inclusive indicando as páginas para leitura diária.

De maneira a tornar viável a leitura de todas essas obras sem tanta sobrecarga. Sempre considerando a sua disponibilidade de tempo, as suas necessidades e o seu objetivo final (concurso desejado). 

Este curso oferece várias outras ferramentas de apoio pedagógico. Porém, o estudo por livros, até por apostar na preparação de alta qualidade e rendimento, é o foco do VIPJUS.

Desvantagens:

O conteúdo do livro, por ser um tanto extenso, demanda paciência e tempo para que você consiga absorver todas as informações necessárias da matéria.

Por fim, vale lembrar que há vários livros de todas as disciplinas no mercado. Portanto, deve-se buscar saber quais os melhores e mais recomendados para seu objetivo e de acordo com sua disponibilidade de tempo, o que o VIPJUS também faz para você.

2- PDF

Por meio do material escrito, o PDF permite um estudo mais rápido dos temas que mais caem nos concursos.

No geral, ele combina conteúdos de vários livros de maneira sintética, concentrando naquilo que é necessário para a sua aprovação.

Por meio do PDF, não há limitação de espaço ou tempo. O que permite, então, que cada ponto do edital de um certame seja abordado em sua integridade – a depender da qualidade do material.

Bem como questões complementares, viabilizando que o concurseiro entenda o material por completo e pratique durante seus estudos.

Ademais, o PDF permite que o candidato controle o seu ritmo de estudos, já que nele também se consegue fazer anotações.

Existem aplicativos que oferecem a interação com o PDF, como grifar, sublinhar e escrever dentro do texto.  Tudo para economizar tempo e ainda melhorar o seu rendimento. 

É muito mais simples fazer busca de termos específicos nos PDFs. Se você estiver estudando pelo computador, bastam alguns segundos para você encontrar o assunto que precisa revisar.

Mesmo se estiver estudando com o material impresso, basta folhear as páginas e revisar por meio dos seus grifos e comentários. O PDF é um excelente material para revisões.

Desvantagens:

Caso você não tenha o costume de ler, o material em PDF pode ser um tanto complicado, ainda mais se você estiver estudando uma disciplina pela primeira vez.

É um material que demanda paciência, esforço e, às vezes, pode ser cansativo tentar lê-lo mais de uma vez e ainda não entender a disciplina. Afinal, por ser um material mais resumido, ele não destrincha a matéria como fazem os livros.

Justamente pelas suas vantagens e desvantagens, aqui no VIPJUS você conta com um material de apoio específico de revisão formado por mais de 4.000 páginas (PDF). Tudo buscando extrair o que de melhor há nesse tipo de material e complementar a sua preparação da melhor forma possível.

 

 

3- Videoaula

A videoaula geralmente é a porta de entrada para o estudo para concursos. Afinal, para quem ainda está um pouco deslocado/perdido sobre o que estudar e mesmo sobre o conteúdo das disciplinas em si, as videoaulas com bons professores permitem adquirir uma noção muito boa de tudo.

Ou seja, a videoaula forma uma base inicial para ser explorada e aprofundada posteriormente.

Ainda, permite que você estude em qualquer lugar (wi-fi e 4G são as suas principais aliadas fora de casa).

Se você estiver dirigindo, aperte o play e escute o áudio. No ônibus, você pode aproveitar o tempo de deslocamento, colocar o fone de ouvido e assistir a alguma aula.

Na fila de qualquer estabelecimento, você consegue assistir aos vídeos, como, por exemplo, as dicas de vídeos do VIPJUS é 10, por exemplo. É simples, rápido e ainda você fixa conteúdos que seriam complicados de entender se fossem escritos.

Como muitos gostam de pontuar, as videoaulas são os melhores amigos das disciplinas difíceis. Para aquele tema complexo que, mesmo lendo várias e várias vezes o seu material, você ainda não conseguiu entender uma palavra do que está escrito, o ideal é assistir à aula primeiramente por vídeo e depois aprofundar o estudo por meio do conteúdo escrito.

Desvantagens:

como os vídeos tendem a ser curtos, para não cansar o estudante, as aulas não possuem aprofundamento do material escrito.

As videoaulas são mais gerais e não detalham, em regra, tudo o que é preciso saber. O tempo é a sua principal desvantagem.

Você segue o tempo determinado pelo vídeo, não tendo a liberdade de criar seu próprio ritmo – dessa forma, é preciso que você avalie se as videoaulas estão sendo produtivas ou não, seguindo as suas necessidades.

O vício por estudar por meio das videoaulas pode te tornar um estudante passivo. Em outras palavras, escuta tudo o que está sendo abordado, porém você não está de fato se aprofundando no assunto. Por isso, faça anotações enquanto assiste ao vídeo, pois isso evita que você divague e se perca nos seus pensamentos.

Método de estudos VIPJUS

Saiba que o método de estudos VIPJUS te oferece as três opções de materiais (livro, PDF e videoaula), para que você estruture a sua preparação da melhor forma possível.

Dessa forma, extrai o que há de melhor em cada uma delas. Mas claro, sempre respeitando a sua disponibilidade de tempo e necessidade de estudo.

Além das inúmeras ferramentas VIPJUS, que é um método que tem como objeto de estudo diário o livro, são ainda disponibilizados resumos em PDF para revisão da matéria (mais de 4.000 páginas), dezenas de simulados com correção personalizada, fichas de estudo e jurisprudência semanais.

Tudo isso contendo dicas importantes sobre a matéria estudada.

Ainda, você também recebe uma mini-revisão em áudio e vídeo de cada ponto estudado para aprimorar sua fixação.

Com o VIPJUS é 10, com 10 minutos semanais por disciplina para focar naquilo que você não pode se esquecer.

Tudo isso, considerando que o estudo principal já foi feito durante a semana conforme a indicação de leitura.

Agora que você viu as diferenças das três ferramentas de estudos, saiba que conciliá-los irão te trazer ainda mais organização nos seus estudos diários. Você utiliza outros métodos para estudar? Comente aqui abaixo!

 

Leia mais: Concurso público: dicas de estudos para 4 carreiras do direito

About The Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos

Newsletter

Share This