5 hábitos de concurseiros que você precisa conhecer

5 hábitos de concurseiros que você precisa conhecer

Vamos falar de 5 hábitos mais comuns de concurseiros que foram aprovados em concursos públicos. Com base nisso, você poderá se espelhar e aplicar em suas técnicas de estudos

 

Quando alguém ingressa no ramo dos concursos públicos deve-se ter em mente que deverá se dedicar ao máximo. E dar de cara com um extenso edital, que apresenta apenas uma ideia geral do que pode cair na prova, acaba assustando o concurseiro, seja qual for a carreira jurídica desejada. É crucial que essa preparação seja feita meses (às vezes, anos) antes da abertura do edital do concurso.

Cansados, nervosos e pressionados pelo tempo, muitos candidatos ficam suscetíveis a pequenas distrações que são suficientes para quebrar a linha de pensamento. Para evitar isso, é preciso que o candidato domine mecanismos que permitem determinar as prioridades do estudo, otimizar o tempo de dedicação para cada matéria e criar um planejamento de sua rotina para que o melhor aproveitamento seja garantido.

E, nesse processo de preparação, disciplina é fundamental. Então, se você é concurseiro iniciante ou ainda possui dificuldades de se concentrar e de organizar, listamos abaixo 5 hábitos altamente eficazes de concurseiros já aprovados que irão motivá-lo a seguir firmes no seu projeto de estudos, rumo à aprovação.

Leia mais

 

1- Faça do estudo um hábito

Fazer dos estudos um estilo de vida é um grande diferencial dos concurseiros que foram aprovados. Isso faz com que a prática de estudos se torne algo prazeroso, e não um fardo ou obrigação como acontece com muitos. É assertivo que essa construção de hábito seja executado no mesmo horário. A regra também vale para o horário de dormir, levantar, fazer refeições, e, claro, descansar. É natural que, no primeiro momento, o horário seja ajustado até que você se sinta confortável e a rotina funcione dentro e fora de casa.

2- Não se compare com concorrentes

É sempre bom estar ciente da concorrência, da proporção de candidatos por vagas, mas esse não pode ser um parâmetro que irá ditar suas aprovações. Tente se concentrar em si mesmo, dê o seu melhor e não tema seus concorrentes. Foque no seu planejamento e seja confiante.

Tente, ao invés de se ater à crença negativa em relação à concorrência, montar um seleto e pequeno grupo de estudos. Concurseiros são conhecidos como seres solitários e estudar em conjunto ocasionalmente, ainda que para tirar uma ou outra dúvida, até mesmo por whatsapp, pode ser até um desafio. Contudo, juntar as competências pessoais de cada um potencializa os resultados devido ao conhecimento compartilhado.

3- Monte uma metodologia de estudo

Montar uma metodologia de estudos faz com que você aproveite o seu tempo útil, dando perspectiva do que é preciso ser feito, além de organizar o conteúdo a ser estudado. Para isso, escolha um método que atenda às suas necessidades. O método de estudos VIPJUS, por exemplo, disponibiliza um cronograma de estudos completo e específico, sempre respeitando sua disponibilidade e necessidade, com enfoque na banca examinadora desejada por você. Esse método trabalha com foco, organização e disciplina diária e ainda disponibiliza várias outras ferramentas de apoio, como inúmeros simulados, correções minuciosa, o VIPJUS é 10, App VIPJUS para smartphones, além de orientações exclusivas a alunos VIPJUS.

habitos de concurseiros que voce precisa conhecer

4- Mantenha o foco

Quando for estudar, estude  para valer. No momento da realização dos simulados, não faça nada além disso. Tente se comprometer com aquilo que precisa ser feito da melhor forma possível, sem mais delongas. No entanto, lembre-se de que nosso cérebro apenas consegue se manter concentrado por no máximo 1 hora. Após esse prazo, faça intervalos ou uma pausa para um café (5 a 10 minutos, no máximo). No fundo, retirar do cérebro distrações que façam perder o foco é tornar o período de estudos mais produtivo.

5- Informe-se sempre e sinta-se motivado

Manter-se informado é um hábito crucial para um concurseiro de sucesso. Você fica ciente de previsões de abertura dos principais editais do ano, concorrência e número de vagas, primeiro do que muitos outros candidatos.

Por fim, para não se sentir desanimado, use como motivação o que você procura com o resultado da aprovação do concurso: estabilidade financeira, o exercício da função que tanto sonhou, entre outros benefícios.

Gostou das dicas? O que achou dos 5 hábitos de concurseiros que listamos no texto? Compartilhe conosco dicas que você utiliza que possam interessar outros concurseiros como você.

CONHEÇA NOSSO MÉTODO DE ESTUDO VIPJUS

 

Leia mais: Como se concentrar nos estudos para concursos: veja essas 5 dicas

About The Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

simulados ministério público e magistratura

Siga-nos

Newsletter

Share This