Flash card: use essa técnica para estudar para concursos jurídicos

Flash card: use essa técnica para estudar para concursos jurídicos

Passar em um concurso jurídico não é uma tarefa fácil. São milhares de candidatos muito bem preparados e, por isso, cada detalhe pode fazer a diferença entre conquistar a tão sonhada aprovação ou ficar pelo caminho.

Muito estudo, atitude mental positiva e uma boa memória são aspectos fundamentais para um bom resultado, mas é preciso ir além para otimizar os seus resultados.

Por isso, conhecer novos métodos de estudo é uma boa alternativa. Neste texto, apresentaremos você a um deles: a técnica de flash card.

O que são flash cards e como eles podem me ajudar?

Os flash cards são pequenos cartões que devem ser utilizados de suporte no processo de aprendizagem rápida. Seu principal benefício é serem muito úteis no momento da memorização, atuando através do encadeamento de ideias e da repetição de conteúdos.

Embora seja fundamental estar com a memória em dia para não ter um branco na hora da prova, muitas vezes todas aquelas táticas de decoreba são muito chatas. E é por isso também que os flash cards são bastante úteis. A técnica é muito mais rápida e atrativa do que ficar horas debruçado sobre um livro tentando memorizar aqueles conteúdos que parecem impossíveis. 

Aprenda a técnica de flash card

Agora que você já sabe o que são os flash cards e como eles podem ajudá-lo, veja como aplicar a técnica na sua rotina de estudos:

1. Crie seus próprios flash cards

Para aumentar a sua capacidade de memorização, você mesmo deve confeccionar os seus flash cards. O processo é bem simples: corte vários pedaços de cartolina, todos do mesmo tamanho. De um lado do papel, escreva a pergunta ou a palavra-chave e, do outro, escreva a resposta. 

Não existe um padrão para os cartões, portanto você pode fazer como preferir, mas o ideal é que os textos sejam curtos e que eles possuam cores, figuras e desenhos, pois isso auxilia na assimilação pelo cérebro. Faça quantos cartões achar necessário! 

2. Utilize um tempo para estudar os cartões

O próximo passo na técnica do flash card é trabalhar na memorização rápida do conteúdo. Para isso, você deve sentar no seu local de estudo e embaralhar os cartões. 

Você deve começar a sorteá-los aleatoriamente e responder mentalmente (ou em voz alta, caso você aprenda melhor assim) às perguntas que estão escondidas na parte de trás dos cartões. O objetivo é responder de forma mais rápida e correta possível o maior número de perguntas. Essa dinâmica facilita a memorização.

3. Separe os flash cards em três pilhas

Para continuar estudando o conteúdo, os seus flash cards devem ser separados em três pilhas. 

Na primeira delas, você coloca os cartões cujas respostas você já memorizou e consequentemente precisam de menos revisão. Na segunda, os cartões cujas perguntas você teve mais dificuldade em responder, mas que também conseguiu acertar. Por fim, coloque na terceira pilha aqueles cartões cujas respostas você errou.

Esta parte da técnica de flash card também é essencial para que o processo tenha o melhor resultado, pois é ela que possibilita que você revise adequadamente o conteúdo estudado, dando mais atenção às disciplinas que você ainda não domina.

Gostou de aprender mais sobre a técnica de flash card? Curta nossa página no Facebook ou siga-nos no Twitter e aprenda outras dicas para se dar bem em concursos jurídicos. 

About The Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos

Newsletter

Share This