Veja como não perder o ritmo nos estudos durante o Carnaval

Veja como não perder o ritmo nos estudos durante o Carnaval

Com a chegada dos feriados como o Carnaval, é comum perder o ritmo nos estudos dando prioridade à diversão. Saiba como equilibrar descanso e aprendizado na semana da folia

 

Para quem está se preparando para concurso público, sabe que daqui a pouco chega o feriado mais aguardado do Brasil, o Carnaval. A semana de folia pode representar uma oportunidade a mais para quem deseja intensificar os estudos com qualidade.

No entanto, há diversas etapas de preparação, pois cada candidato se encontra numa situação diferente frente ao certame. Se você concilia estudos com trabalho ou se o edital do concurso que prestará já foi autorizado ou mesmo publicado, o ideal é ter um bom planejamento de estudos diante das datas especiais.

Que tal descobrir qual tipo de concurseiro você é e conferir dicas para aproveitar os estudos mesmo em ritmo de carnaval?

+ LEIA MAIS:

         • Concurso público: dicas de estudos para 4 carreiras do direito
         • Quer receber dicas mais avançadas de cada matéria toda a semana?

Como não perder o ritmo dos estudos durante o Carnaval

Concurseiro que trabalha

A rotina para quem concilia trabalho com estudos é sempre bastante corrida e intensa. Então, você já deve estar ciente de que cada brecha de tempo disponível  deve ser dedicada aos estudos. 

O ideal – e o mais recomendado neste caso – é aproveitar os dias de folga que provavelmente você terá do trabalho e estudar com mais afinco.

Revise matérias que esteja com dificuldades, treine sua redação, faça simulados e tire suas dúvidas com os seus professores. Claro que, se for um apaixonado pelas festas de Carnaval, desfrute de pausas para assistir à sua escola de samba favorita na televisão.

banner guia de estudos do vipjus para carnaval

Concurseiro que estuda

Os candidatos que dedicam mais que do que cinco horas por dia aos estudos, inclusive aos fins de semana, sabem que essa rotina é ampliada a partir do momento em que o edital do certame é publicado. É por meio dele que o candidato fica sabendo quais temas serão cobrados. 

Dessa forma, ter disciplina, foco e disponibilidade de tempo acabam se tornando determinantes para a sua aprovação. Como o feriado de carnaval já está aí, a condição muda caso o concurso que esteja prestando foi autorizado ou não.

Concurso autorizado

O estudante, que está aguardando o edital do concurso, sabe que isso pode acontecer a qualquer momento. Se o concurso for federal, o prazo máximo é de seis meses após autorização divulgada pelo Diário Oficial.

A ideia é continuar o ritmo de estudos mesmo se o edital não for publicado. Pois, caso isso aconteça, o candidato não sentirá que poderia ter se preparado mais nesse tempo. Aproveite o feriado de Carnaval para estudar muito.

Faça um “intensivo” de uma matéria na qual sente dificuldades. Por exemplo, quatro dias podem servir para alavancar os seus estudos de forma significativa.

+ LEIA MAIS: 5 hábitos de concurseiros que você precisa conhecer

 

Concurso com edital publicado

Para os candidatos que já tem a data do certame marcada, o feriado é mais uma oportunidade para aproveitar os estudos da melhor maneira possível. Muito embora o ritmo de estudos já esteja forte, não se pode descansar no feriado de forma muito prolongada. Escolha um dia de folga entre os quatro dias de Carnaval, por exemplo, no domingo, e tente relaxar a mente e descansar o corpo. 

Não considere perda de tempo. Pelo contrário, o repouso é combustível para que você retome os estudos com maior produtividade.

Falta uma semana para a prova? Foque nas revisões de matérias e simulados de provas anteriores. Porém não tente estudar o dobro para não haver esgotamento e fazer o seu rendimento cair.

Concurso não autorizado

Sem qualquer edital em vista, o concurseiro que começou a se preparar a pouco tempo pode dar uma “folga” a si mesmo para aproveitar um pouco o feriado de Carnaval, mas sempre com moderação para que, após as festanças, esteja apto a voltar para a rotina intensiva de estudos.

Isso vai de cada candidato. Se você não curte o clima da folia, aproveite para praticar alguma atividade física. O exercício aeróbico acaba melhorando a capacidade de atenção seletiva.

Mas antes do feriado chegar, faça um bom planejamento para dedicar algum período do dia para estudos e outro para se divertir. Afinal, é Carnaval e é interessante aproveitar da melhor maneira possível.

Gostou do texto? Tem mais sugestões de estudos durante os feriados prolongados? Comente abaixo e não se esqueça de compartilhar o texto com amigos que adoram a folia!

somente no vipjus você tem aprovação garantida

 

Leia mais: Quais conteúdos devo priorizar para fins de concurso público?

About The Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos

Newsletter

Share This