Estudar para concursos públicos durante a pandemia: entenda a importância de continuar com os estudos

Estudar para concursos públicos durante a pandemia: entenda a importância de continuar com os estudos

Estudar para concursos públicos durante a pandemia não é uma tarefa fácil, ainda mais com tantas incertezas das datas das provas. Contudo, isso fará toda a diferença quando os concursos voltarem. Entenda mais sobre.  

É nítido para todos que a pandemia da Covid-19 mudou a rotina e os rumos do mundo inteiro. Se antes boa parte da população tinha uma rotina de sair de casa para trabalhar, estudar ou até mesmo para lazer, vimos tudo isso mudar com o isolamento social. E, estudar para concursos públicos durante a pandemia passou a ser uma atividade difícil e árdua.

A rotina e a forma de fazermos nossas atividades do dia a dia tiveram que se adaptar e os nossos comportamentos também. 

A crise do novo coronavírus também afetou drasticamente o setor econômico. Com o fechamento ou suspensão de atividades de diversas empresas, muitos brasileiros tiveram seus empregos perdidos. Isso fez com que inúmeras pessoas passassem a considerar e valorizar ainda mais a estabilidade que os concursos públicos proporcionam. 

Como ficam os concursos públicos durante a pandemia?

As medidas restritivas que tiveram que ser adotadas por conta da pandemia fizeram com que os concursos públicos fossem adiados ou suspensos. Contudo, eles não foram cancelados. 

Segundo especialistas, se o edital do concurso foi publicado e o concurseiro fez sua inscrição antes do decreto de isolamento social, a Administração Pública deve realizar as provas dos concursos após a pandemia passar.

No mês de abril houve a tramitação do PL 1.441/20 que assustou um pouco os concurseiros, porém essa lei trata da suspensão da criação de novos cargos públicos para contenção de gastos, não afetando a maior parte dos concursos públicos, pois estes são realizados para preenchimento de vagas já existentes – que se desocupam pelo falecimento ou aposentadoria de seus servidores. 

Inclusive, já existem concursos pelo Brasil que estão voltando com suas provas presenciais e outros com previsão de volta – todos tomando os cuidados necessários das medidas preventivas. 

Por que continuar estudando para concursos públicos durante a pandemia?

Mesmo com concursos suspensos ou adiados, é fundamental lembrar que eles não foram cancelados e que, quando tudo isso passar, teremos um grande número de provas acumuladas pela frente. 

Sabemos que com as mudanças de rotina e com as privações causadas pelo isolamento social, podem surgir desânimos e falta de incentivo, porém, nesses momentos, é essencial relembrar as motivações internas que te fazem persistir nesse objetivo. 

Manter o foco neste momento é o que fará a diferença quando restabelecermos nossas rotinas e quando voltarem com tudo os concursos. 

Como estudar para concursos públicos durante a pandemia?

Com tantos concursos previstos para o ano de 2021, continuar estudando será primordial para aqueles que sonham com a aprovação. 

Para te ajudar a estudar para concursos públicos durante a pandemia, separamos algumas dicas poderosas. 

Afaste-se da negatividade

Muitas pessoas, por não possuírem o sonho da carreira pública, não entendem os esforços e sacrifícios que é preciso ter para alcançar a vaga tão desejada. 

Essas pessoas podem trazer pensamentos negativos e incentivos a desistir. Por isso, afaste-se de pessoas que tenham esses pensamentos e valorize aqueles que te apoiam e te incentivam. 

Cuidado com a ansiedade

Com tantas mudanças de rotina e calendários sem previsão, é natural que a ansiedade e o estresse aumentem. E, quando eles chegam com força, acabam nos impedindo de estudar e de se concentrar nos estudos. 

Temos uma matéria bem interessante que ensina 5 técnicas de relaxamento para quem estuda para concursos públicos. Confira clicando aqui. 

Revise conteúdos

Se você já é concurseiro, sabe da grande quantidade de conteúdos que é preciso estudar. E para que toda matéria aprendida não seja esquecida, é muito importante a realização de revisões e simulados constantes.

Se ficou um tempinho parado e está voltando aos estudos, melhor ainda realizar essas duas atividades para você já saber o que precisa ser revisado e o que continua fresco na memória.

Leia mais

 

Crie uma nova rotina

Se antes, você tinha uma rotina pré-estabelecida de afazeres e estudos, adapte ela a sua nova realidade. Com menos tempo em atividades fora de casa e até mesmo com a economia do tempo que passava no trânsito, aproveite para reajustar seus horários de estudos  e quem sabe até aumentar esse tempo.

Conheça o VIPJUS

Não sabe por onde começar a montar a sua rotina de estudos? Calma, nós te ajudamos. O VIPJUS te ajuda a criar um programa de estudos personalizado e ideal para a sua rotina e necessidades. Contando com a orientação dos melhores profissionais da área, você irá organizar seus estudos, manter o foco nas matérias e ter um excelente desempenho nos próximos concursos.

Inclusive, temos um conteúdo muito especial preparado pelos nossos grandes professores Marcelo Fonseca, Norberto Avena e Daniel Colnago, no qual batem um papo sobre “O que esperar dos concursos em tempos de pandemia e como se preparar para eles”. Confira clicando abaixo. 

os concursos públicos estão cancelados durante a pandemia

O importante, nesse momento, é não desistir e sempre relembrar os motivos que te fazem sonhar com a aprovação nos concursos públicos. 

O momento causa um sentimento de incerteza, mas temos convicção de que muitas provas e oportunidades virão pela frente. E, se você estiver muito bem preparado para elas, conseguirá alcançar seus objetivos. 

Gostou do texto? Então, encaminhe para um concurseiro que você sabe que está desanimado com os estudos nessa pandemia e deixe um comentário aqui embaixo. Vamos gostar de conversar com você! 

 

 

 

Leia mais

About The Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos

Newsletter

Share This