Estudar para concurso de Delegado de Polícia Civil do zero: tudo o que você precisa saber para a sua aprovação

Estudar para concurso de Delegado de Polícia Civil do zero: tudo o que você precisa saber para a sua aprovação

O estudo para o cargo em questão demanda foco, dedicação e muito preparo, pois o percurso é longo até chegar à aprovação

 

Uma das áreas mais atrativas no mundo dos concursos públicos jurídicos é a carreira policial. É uma carreira que exige muita dedicação e disposição e possui boa remuneração. O cargo mais almejado, dentro desta carreira, é o de Delegado de Polícia, que faz parte do alto escalão da carreira. Você sabe o que um Delegado de Polícia faz?

De acordo com a legislação:

“Ao Delegado de Polícia, na qualidade de autoridade policial, cabe a condução da investigação criminal por meio de inquérito policial ou outro procedimento previsto em lei, que tem como objetivo a apuração das circunstâncias, da materialidade e da autoria das infrações penais.” (Art. 2º, § 1º, da Lei n. 12.830 de 2013)

Logo, o Delegado de Polícia é aquele que preside o inquérito policial que servirá de instrumento para a ação penal. Além disso, pode, durante a investigação criminal, fazer interrogatório policial, requisitar perícia, informações, documentos e dados que são interessantes à apuração dos fatos.

 

  • O que é preciso para ser um Delegado de Polícia?

O referido cargo exige graduação em Direito, ou seja, é um cargo privativo para bacharéis em Direito. Após a conclusão do curso, o candidato ao cargo precisa “apenas” ser aprovado no concurso público. Digo apenas entre aspas, pois não é um concurso tão simples assim. Afinal, o certame público para ser um Delegado de Polícia Civil possui 06 (seis) fases.

É importante destacar que em alguns Estados se exige, também, que o candidato tenha, no mínimo, 03 (três) anos de prática jurídica ou policial.

Outra dúvida bastante comum é sobre a idade máxima para ser Delegado: não tem! Desde que o candidato alcance a aprovação e cumpra todos os requisitos exigidos, tais como o teste de aptidão física e avaliações médicas.

CONHEÇA NOSSO MÉTODO DE ESTUDO VIPJUS

  • Fases do concurso público para ser um Delegado de Polícia

O estudo para o cargo em questão demanda foco, dedicação e muito preparo, pois o percurso é longo até chegar à aprovação. Veja quais são as etapas:

  1. Prova objetiva: caráter eliminatório e classificatório;
  2. prova escrita: caráter eliminatório e classificatório;
  3. prova de aptidão física e avaliação médica: caráter eliminatório e classificatório (sobre a prova de aptidão física é o famoso TAF, mas nem todos os editais de concursos público exigem essa etapa);
  4. investigação Social: caráter eliminatório;
  5. prova oral: caráter eliminatório e classificatório;
  6. prova de títulos: caráter classificatório.

É válido ressaltar que, como se trata de um concurso público estadual, cada estado federativo tem autonomia para lidar com algumas regras do concurso. Assim, os editais de concurso e as disciplinas do conteúdo programático podem variar em cada um deles. Apesar disso, sempre há um eixo comum aos concursos da mencionada carreira policial que deve estar na ponta da língua: Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Penal, Legislação Penal Extravagante e Processo Penal. Para deixá-los animados, caros concurseiros, o concurso da Polícia Civil em São Paulo foi autorizado e divulgado no Diário Oficial do Estado, trazendo 2.939 oportunidades na carreira policial:

 

LEIA TAMBÉM: COMEÇANDO A ESTUDAR PARA CONCURSOS PÚBLICOS DO ZERO? VEJA ALGUMAS COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER!

 

Veja as disciplinas exigidas no último edital para concurso de Delegado Civil em São Paulo:

  1. Direito Penal – 14 questões
  2. Direito Processual Penal – 14 questões
  • Legislação Especial – 14 questões
  1. Direito Constitucional – 14 questões
  2. Direitos Humanos – 14 questões
  3. Direito Administrativo – 14 questões
  • Direito Civil Medicina Legal e Noções de Informática – 16 questões.

 

Se você tem o sonho de se tornar um Delegado de Polícia Civil, está na hora de acelerar os estudos, pois os editais de diversos estados estão a todo vapor!

banner imagem escrito: 10 atitudes infalíveis para um estudo organizado e produtivo

  • O perfil do cargo de Delegado de Polícia

Analise comigo: uma pessoa que possui altura de 1,50 metros jamais será uma estrela do basquete, em decorrência da sua natureza física incompatível com o esporte, não é mesmo?

Com essa comparação, quero dizer que é preciso analisar antes de começar a sua preparação, se você tem o perfil e a vocação para ser um(a) Delegado(a) de Polícia, pois não é uma profissão fácil e nem deve ser romantizada como nos filmes de Hollywood. Essa análise evitará que você venha a se tornar um profissional frustrado.

Por isso, passe por um processo de autoconhecimento e averigue, honestamente, se você possui o perfil coerente com o cargo de Delegado de Polícia. É preciso estar disposto a enfrentar vários desafios, superar obstáculos quase impossíveis, ter o espírito investigativo, ser observador, enérgico e ativo.

 

  • Como organizar os estudos para a prova de Delegado de Polícia Civil?

Primeiramente, escolha um Estado em que deseja morar e fazer a prova do concurso e foque nele. Após, faça uma análise do último edital e trace um plano estratégico de estudos.

Você pode começar pelas matérias que são do eixo comum às demais provas de outros estados: Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Penal, Legislação Penal Extravagante e Processo Penal.

Após o estudo aprofundado das disciplinas do eixo comum, você pode incluir nos seus ciclos de estudos as demais matérias que costumam cair em provas de Delegado: medicinal legal, criminologia, direitos humanos, português, noções de informática e, além dessas, alguma outra matéria que tenha sido cobrada no último edital.

Lembre-se, concurseiro: não é aprovado em concurso público aquele que detém mais conhecimento, e sim aquele que possui planejamento estratégico de estudos. Mas o que seria um bom planejamento de estudos? De forma resumida: é aquele cronograma de estudos montado conforme a sua realidade, que inclui não somente o estudo, como também revisões e treinos por meio de questões de provas anteriores. Além disso, é essencial fazer revisões, pois são elas que ajudarão na memorização do conteúdo estudado. Também é indispensável a resolução de exercícios, pois são eles que darão noção de como está o seu nível de compreensão de cada assunto estudado.

Por fim, sabemos o quão árduo é caminhar sozinho por essa jornada de um concurso público tão concorrido e difícil como o de Delegado de Polícia. Por isso, venha estudar conosco. Temos professores especializados em concursos que serão todo o suporte necessário para que você atinja a sua aprovação.

 

 

LEIA TAMBÉM: DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL: PREPARE-SE PARA ESTE CARGO
LEIA TAMBÉM: COMO ESTUDAR PARA CONCURSO: GUIA COMPLETO PARA SER APROVADO

About The Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos

Newsletter

Share This