Estudando para concurso jurídico? 5 segredos para otimizar seus resultados

Estudando para concurso jurídico? 5 segredos para otimizar seus resultados

Ser aprovado em um bom concurso jurídico é um objetivo de muitas pessoas. Especialmente por isso, é uma tarefa tão difícil e que envolve muito mais processos do que apenas frequentar as aulas ou ler os livros didáticos.

Diversas são as estratégias que você pode utilizar para otimizar os seus resultados e te ajudar a conquistar a tão sonhada aprovação.

Por isso, neste texto, vamos ensinar 5 segredos de como estudar para concurso. Acompanhe! 

1. Esteja atento ao edital

Nosso primeiro conselho pode parecer simples e básico, mas a verdade é que muitas pessoas não dedicam a devida atenção ao processo de leitura do edital.

Ele concentra todas as informações de que você necessita sobre o concurso, desde os conteúdos que serão abordados na prova, até dados como horário e local de prova, documentação necessária, traje exigido (sim, há concursos que exigem que o candidato esteja de certa forma trajado), cor da caneta esferográfica e etc.

Portanto, dedique um tempo para ler e reler o edital e fazer anotações ou marcações sobre os principais pontos que você precisa saber para se dar bem no concurso. 

2. Crie um cronograma de estudos

Ter um cronograma organizado é uma de nossas principais dicas de como estudar para concurso. Para isso, separe todos os conteúdos que você precisa vencer nas semanas que ainda têm até o dia da prova, ordenando pelos que você tem mais dificuldade primeiro.

Um bom cronograma prevê, também, tempo para realização de exercícios, pois é neste momento que você saberá em quais conteúdos precisa se dedicar mais, além de ser um excelente momento para revisão de todas as matérias. Ainda, invista algumas horas extras nos conteúdos que você tem mais dificuldade, fazendo uma espécie de revisão – se houver tempo, revise toda a matéria, mas, antes de revisá-la por completo, certifique-se de que tudo já foi estudado ao menos uma vez (com exceção de alguns temas mais exigidos, o resto tem a mesma probabilidade de cair na sua prova).  

3. Equilibre seu tempo entre estudos e lazer

Embora a necessidade de estudar muito seja grande, é necessário que você reserve um tempo para o lazer.

Seja para fazer atividades que você gosta, como praticar esportes, assistir a um filme e até mesmo para sair com a família e os amigos, esse tempo é fundamental.

Se você ficar só estudando não dará o devido descanso para o seu cérebro e pode ter o seu rendimento prejudicado.

Além disso, você também ficará mais estressado, ansioso e pressionado, o que com certeza também não ajudará. 

4. Preze pelo seu sono

Ter boas noites de sono é fundamental para quem está estudando para concurso. Um sono de qualidade é um dos quesitos que ajuda seu cérebro a funcionar bem, retendo melhor a memória, item essencial para o dia da prova.

Se você não conseguir dormir as 8 horas diárias ordinariamente recomendadas, provavelmente vai ter problemas como, por exemplo: crises de ansiedade, irritação excessiva, dificuldade de concentração etc. Isso se aplica também na semana do concurso.

A essa altura, você já estudou tudo que era necessário e só precisa se manter tranquilo e lembrar do conteúdo. Acredite, boas noites de sono farão muito bem para o seu desempenho. 

5. Aprenda a meditar

Talvez, você nunca tenha imaginado que a meditação apareceria em nossa lista das melhores dicas de como estudar para concurso, mas tem uma razão para essa prática aparecer em nosso texto. 

Com inúmeros benefícios já reconhecidos até cientificamente, a meditação ajudará você na prova principalmente porque ajuda na clareza mental, autodisciplina e foco e também porque auxilia na melhoria da concentração. Trata-se de prática utilizada por grandes executivos, intelectuais e até mesmo atletas de alta performance.

 Você pode meditar alguns minutos antes de começar a estudar, para ativar a sua mente, e mesmo durante a prova, se estiver nervoso ou com dificuldade de concentração. 

Se você não sabe por onde começar, alguns aplicativos podem te ajudar!

Gostou das nossas dicas de como estudar para concurso? Assine a nossa newsletter e receba diretamente em seu email, toda semana, materiais tão interessantes quanto este! 

About The Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos

Newsletter

Share This