EFICIÊNCIA E EFICÁCIA NA PREPARAÇÃO PARA CONCURSOS JURÍDICOS: DICAS ESSENCIAIS PARA A APROVAÇÃO

EFICIÊNCIA E EFICÁCIA NA PREPARAÇÃO PARA CONCURSOS JURÍDICOS: DICAS ESSENCIAIS PARA A APROVAÇÃO

Elaborar um cronograma de estudos não é simplesmente fazer a divisão de horários com as disciplinas a serem estudadas. É preciso ter estratégia na elaboração do plano de estudos

 

Quando o concurseiro resolve estudar para concursos públicos jurídicos, muitas dúvidas pairam sobre a sua cabeça: quantas horas por dia devo estudar? Onde encontrar os materiais e cursos certos para estudar? Quais técnicas de estudo devo usar? Como iniciar a preparação? Pensando nisso, organizamos dicas essenciais para guiá-lo nessa jornada rumo ao cargo público tão desejado, a fim de tenha um estudo não só eficiente, mas também eficaz.

 

  • PLANEJAMENTO FINANCEIRO E PESSOAL

Ao tomar a decisão de estudar para concursos públicos, é preciso ter em mente que haverá despesas, ou melhor, INVESTIMENTOS em bons cursos e/ou materiais de estudo. Com isso, é preciso que o concurseiro se planeje com antecedência. Você tem a opção de apenas estudar ou de estudar e trabalhar ao mesmo tempo. Nos dois casos é possível chegar à aprovação.

O concurseiro que trabalha e estuda precisará, sem dúvida, de mais disciplina: o tempo para os estudos será escasso, mas com organização, planejamento, dedicação e disciplina é perfeitamente possível conciliar.

O concurseiro que possui dedicação exclusiva aos estudos, precisará também de disciplina (claro!), porém, terá a vantagem de ter mais tempo para estudar ao longo do dia, sem se preocupar em trabalhar fora de casa.

O concurseiro que estuda em tempo integral terá mais tempo, mas precisará de alguém que o banque financeiramente e isso precisa ser muito bem planejado e conversado com aquele que financiará os seus estudos para não gerar atritos e desgaste emocional ao concurseiro.

Ambos precisam de planejamento! Por isso, planeje-se e converse abertamente sobre a sua decisão de estudar para concursos públicos com aqueles que convivem com você diariamente. Deixe clara a sua decisão e sobre como você precisará do apoio deles!

banner imagem escrito: 10 atitudes infalíveis para um estudo organizado e produtivo

  • TENHA MOTIVO, METAS E OBJETIVOS

Muito se ouve falar em motivação no mundo dos concursos públicos, porém saiba que nem sempre a motivação estará ao seu lado nessa trajetória. Portanto, tenha um MOTIVO pelo qual estudar e ser aprovado para que naqueles dias desanimadores, tristes, sem foco e com uma mega vontade de desistir, você, concurseiro, se lembre do real motivo de tanto esforço: a sua tão sonhada aprovação. É esse motivo que lhe fará persistir, mesmo nos dias mais difíceis.

Tenha metas e objetivos claros. Para isso, é preciso estar ciente de que a preparação para os concursos públicos jurídicos é algo a longo prazo. Desta maneira, estabeleça metas e objetivos condizentes com a sua realidade, instalados dentro de um planejamento estratégico para o seu concurso jurídico alvo.

Estabeleça um objetivo que pode ser, por exemplo “quero ser aprovado no concurso da Magistratura Estadual”. E, após, estabeleça as metas que podem ser várias, como “estudarei tais disciplinas no período de 3 horas por dia e 1 hora por dia resolverei questões”; podem ser metas diárias, semanais ou mensais, de acordo com a sua disponibilidade, desde que sejam realistas e executáveis.

 

  • PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE ESTUDOS

Elaborar um cronograma de estudos não é simplesmente fazer a divisão de horários com as disciplinas a serem estudadas. É preciso ter estratégia na elaboração do plano de estudos que envolve:

  • Análise do último edital do concurso almejado ou do edital em aberto;
  • quantificação da disponibilidade de horas por dia de estudo;
  • divisão de horários pelas disciplinas de maior peso/valor na prova;
  • definição de quais matérias você tem dificuldade (foque nelas e, de preferência, no primeiro turno de estudo);
  • quantidade de tempo até a prova.

A montagem de um cronograma de estudos eficiente e eficaz envolve não apenas dias da semana versus matéria do dia. Vai além disto! É preciso uma análise global do concurso em que você deseja ser aprovado, matérias que costumam cair em provas, disponibilidade de horário, autoconhecimento para saber quais são as suas disciplinas de maior grau de dificuldade e muita organização.

 

LEIA TAMBÉM: DICAS PARA OTIMIZAR OS RESULTADOS COM OS ESTUDOS

 

  • FONTES E LOCAL DE ESTUDOS

Invista em bons cursos preparatórios – presencial ou online – de concursos jurídicos que sejam focados para o cargo público que você deseja. Vale a pena! Tais cursos costumam disponibilizar um planejamento personalizado de estudo para o concurso desejado, além de trazer novidades legislativas, tendências das provas de concurso e um direcionamento muito bom para o candidato.

Ademais, vale ressaltar a importância de se estudar em um local arejado e adequado para os seus estudos, tendo em vista que o ambiente de estudo influencia no processo de aprendizagem. Portanto, busque um local tranquilo, sem ruídos, com boa iluminação, temperatura confortável, cadeira e mesa ergonômicas a fim de manter sua concentração e compreensão do que foi estudado.

guia completo método vipjus

  • LEIA A LEI SECA E TREINE POR MEIO DE QUESTÕES DE PROVAS ANTERIORES

Ler a lei seca aos olhos da maioria dos concurseiros é algo chato e entediante. Porém, ler a lei é fundamental para quem estuda para concursos públicos da área jurídica, visto que as provas se baseiam nas leis na maioria de suas questões.

É importante mencionar também que, dependendo do concurso jurídico pretendido, é preciso ler também as jurisprudências que possam cair na prova.

Além disto, outra dica essencial e, talvez, a mais importante para essa jornada, é o treino por meio de questões. Por isso, caro concurseiro, resolva muitas questões antes de ir para o combate, que é o dia da prova. Tenha como meta diária resolver ao menos 10 questões de cada matéria estudada.

Em resumo: inclua em sua rotina de estudos: estudo da doutrina, aulas, leitura de pdfs, o estudo da lei seca e, também, a resolução de questões.

 

  • PRATIQUE EXERCÍCIOS FÍSICOS E TENHA MOMENTOS DE LAZER E DESCANSO

Não deixe de praticar exercícios físicos ao menos duas ou três vezes por semana. Tire um dia para descansar, relaxar, divertir-se e desopilar a mente. Sabemos o quanto isso é saudável para o corpo e para a mente, possibilitando manter o foco e disciplina nos estudos.

Confira os cursos  do VIPJUS e inicie agora mesmo a sua preparação com quem entende de verdade do assunto!

 

 

LEIA TAMBÉM: CURSO PREPARATÓRIO PARA CONCURSO JURÍDICO INTENSIVO OU EXTENSIVO? DESCUBRA A DIFERENÇA E COMO ESCOLHER!

LEIA TAMBÉM: COMO LER E MEMORIZAR A LEGISLAÇÃO DE MANEIRA EFICAZ PARA CONCURSOS PÚBLICOS?

About The Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos

Newsletter

Share This