Edital de Concurso Jurídico: entenda como interpretar e arrasar nas provas!

Edital de Concurso Jurídico: entenda como interpretar e arrasar nas provas!

Se você está de olho em oportunidades para seguir a carreira jurídica pública, definitivamente, o Edital de Concurso é um dos principais passos para a preparação para as provas que virão. 

 

Muitas pessoas acabam ficando assustadas pelo seu tamanho ou por conter termos mais complexos, porém tenha em mente que o Edital de Concurso é um documento primordial para a sua tão sonhada aprovação. 

Por isso, vamos desvendar o que é o Edital, quais são as suas informações mais importantes e como estudar antes e após a sua publicação. Para título de exemplo, usaremos o edital do MPSC publicado em fevereiro de 2020. 

 

O que é o Edital de Concurso?

O Edital do Concurso é um documento escrito, exigido pela lei e que tem como objetivo divulgar uma resolução oficial de interesse público. Nele, são apresentados avisos, determinações, normas e comunicados oficiais acerca de um concurso público que irá acontecer.

Geralmente, esses editais são divulgados através dos Diários Oficiais ou Diários Eletrônicos da Justiça e é muito comum haver atualizações com retificações. Por isso, fique sempre atento a esses portais.  

 

Quais são as principais informações do Edital de um determinado Concurso?

A leitura e compreensão do Edital do Concurso é imprescindível para quem está interessado em participar de um concurso público. Isto porque é nele que são comunicadas todas as informações necessárias sobre todas as etapas do certame, até a sua conclusão (nomeação e posse). 

Confira as principais informações que você poderá encontrar e que serão essenciais em sua jornada de concurseiro.

Requisitos necessários para posse

Nesta parte são informadas os requisitos para que a pessoa aprovada assuma o cargo. É comum haver requisitos como idade, escolaridade, nacionalidade, regularidade com situações eleitorais e militares e,no caso de alguns concursos públicos, experiência profissional comprovada e diploma em Direito. 

Por exemplo, no concurso do MPSC de 2020, está registrado que: 

edital de concurso mpsc 2020

Divulgação de datas e taxas

É também no Edital do Concurso que é divulgado o cronograma com todas as datas dos eventos que acontecerão: prazo de inscrições, data da prova, do resultado, prazos para interposição de recurso e até mesmo a previsão de data da posse. Vale atentar que essas datas estão sujeitas a alterações. Então, você deve ficar atento ao Diário Oficial do ente organizador do seu certame. Além disso, informações sobre valor da taxa de inscrição, formas de pagamento e solicitação de isenção são encontradas também por lá. 

Cargos e remuneração

No Edital também são divulgadas a quantidade de vagas e, caso o concurso tenha cotas, quantas são destinadas a candidatos portadores de deficiência ou negros.

Além disso, também é informado se a vaga é para assumir imediatamente ou se é para cadastro de reserva, além de dados como remuneração inicial, benefícios e jornada de trabalho. 

Etapas do concurso

Nos concursos em geral, os candidatos podem ser avaliados através de provas teóricas e análises de títulos. Por isso, as informações das etapas do concurso são essenciais para que os concurseiros saibam os regulamentos e critérios de avaliação de cada etapa. 

O candidato também terá conhecimento se existem exames médicos e psicológicos, prova oral e prática, teste de aptidão física e se essas etapas são eliminatórias ou classificatórias. 

edital de concurso juridico

Conteúdo

Outra informação essencial contida no Edital é a relação das disciplinas que serão cobradas nas provas, com os seus respectivos pesos e quantidades de questões

Esses conteúdos deverão nortear os seus estudos durante toda a sua preparação. 

 

Como estudar antes da publicação do Edital do Concurso? 

Geralmente, o Edital de determinado Concurso é publicado entre 90 e 120 dias antes da prova. Por isso, caso você tenha realmente o sonho de passar num concurso público, é fundamental que comece a se preparar até mesmo antes disso. 

O primeiro ponto, durante a organização dos estudos, é pesquisar editais antigos do concurso que você deseja prestar. Até podem ocorrer algumas mudanças pontuais, porém boa parte dos editais permanece muito semelhante aos anteriores.

Estes editais antigos podem ser encontrados através de buscas rápidas pela Internet e podem ser utilizados como base para você perceber quais conteúdos programáticos precisa dar mais atenção e com quais estilos de provas você precisa se familiarizar. 

A organização deste cronograma de estudos dependerá muito do tempo que você tem até a data do concurso e da disponibilidade que possui para se dedicar aos estudos diariamente. 

Você também pode ficar de olho em sites que publicam dicas e materiais de aprendizado para concursos. Aqui no Vipjus, nós temos professores especialistas que podem te ajudar nesta importante jornada. Inscreva-se em nossa Newsletter para receber os melhores materiais para concurso jurídico. 

Como estudar após a publicação do Edital? 

Ok… você já vem se preparando e agora que o Edital foi publicado, está na dúvida de como prosseguir? Agora é a hora de você entender a fundo o que as provas que você irá prestar pedirão e organizar a sua rotina de estudos até as datas das provas, focando nos assuntos com maior peso e nos que você possui maior dificuldade. 

Entenda o Edital 

Leia e releia o documento quantas vezes você achar que for necessário até que sinta que realmente entendeu como as provas funcionarão. Também anote em sua agenda e em seus calendários todas as datas importantes para que você tenha noção do tempo que tem e não se esquecer de nenhum dia. 

Realize simulados

Outra ação imprescindível é a realização de simulados. Se a prova que você irá realizar começará às 9h de um domingo e terá duração de 4 horas, marque um dia para acordar e realizar a sua rotina como se estivesse na data da prova. Separe uma prova antiga do mesmo órgão para o qual você está se preparando e coloque um cronômetro para controlar o seu tempo. Assim, você poderá entender quanto tempo está levando, se existem gatilhos que fazem você se distrair e quais conteúdos precisa revisar

Mantenha a calma

Depois que saiu o Edital, não adianta se desesperar e passar a estudar 20 horas por dia. Você pode acabar causando o efeito contrário ao esperado, pois ficará exausto e com estresse acima do normal. 

O ideal é que você continue tendo momentos de lazer e relaxamento com amigos e família e, principalmente, no dia anterior ao concurso, descanse o corpo e a mente para revigorar as energias antes do grande dia. 

Peça ajuda a especialistas

Se você ainda possui dificuldades com a organização de seus estudos (como estudar, o que estudar, como se testar, como saber se está fazendo corretamente e etc), saiba que não está sozinho nesta. Pensando nisso, o VIPJUS foi criado para auxiliar concurseiros a organizar por completo os seus estudos, sempre focando nos objetivos e necessidades de cada aluno. Com um acompanhamento diário e permanente de grandes especialistas que já passaram por essas situações e entendem as dores dos concurseiros, queremos te ajudar a alcançar os seus sonhos. 

No Método VIPJUS estruturamos um cronograma completo para seus estudos, indicamos até mesmo as páginas de livros essenciais para leitura, aplicamos frequentemente simulados objetivos, dissertativos e peças práticas, tudo com correção detalhada, oferecemos resumos para suas revisões, preparamos feedbacks individuais, ao vivo e online, para falarmos do seu desempenho e tirarmos dúvidas que quiser, fórum de dúvidas 24 horas por dia e etc…tudo o que precisa para se focar apenas nos estudos, rumo à sonhada aprovação!

 

Combinando essa metodologia com disciplina e garra, queremos te auxiliar a evoluir nos estudos até a tão sonhada vaga. 

Este texto foi útil para você? Deixe um comentário aqui embaixo contando como estão os seus estudos. Ficaremos felizes em te ajudar! 

 

Leia mais

About The Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos

Newsletter

Share This