É recomendado prestar mais de um concurso jurídico ao mesmo tempo? Descubra!

É recomendado prestar mais de um concurso jurídico ao mesmo tempo? Descubra!

Passar em um concurso público é o sonho de milhares de brasileiros. O caminho não é fácil: muitas vezes, são anos de estudos até obter a pontuação necessária para a nomeação. Porém, há formas de otimizar a preparação e garantir um desempenho melhor. Por incrível que pareça, prestar mais de um concurso ao mesmo tempo é uma delas.

À primeira vista, pode parecer que se inscrever em múltiplas seleções vai desgastar o candidato. Porém, com planejamento e disciplina, essa tática rende frutos. Com experiência nas provas, o candidato fica cada vez mais seguro e afiado nos conteúdos a cada nova seleção. Portanto, mãos à obra! Busque os concursos de seu interesse e se prepare para a maratona de provas! Continue lendo para saber mais sobre essa estratégia.

Reforço nos estudos

Ter dois editais para estudar ao invés de um não parece a ideia mais prática do mundo. Os conteúdos se acumularão, um pode pensar. Não vai dar tempo de estudar tudo, outro dirá. Mas o segredo aqui é escolher concursos afins, com requisitos semelhantes. Dessa forma, você estará, na verdade, otimizando a sua preparação.

Concursos da área jurídica, por exemplo, vão exigir conhecimentos de determinadas legislações, certo? O seu interesse pode ser em um cargo de assessor de tribunal, digamos. Mas porque não tentar também opções correlatas, que apresentem um conteúdo programático semelhante?

O primeiro passo para qualquer concurso é ler atentamente o edital. Nessa fase, você pode entender as semelhanças e as diferenças de uma prova para a outra. E, assim, escolher as opções em que você consiga estudar simultaneamente.

Não esqueça: seja para um ou para diversos concursos, a preparação pode ser longa e cansativa, e requer disciplina e foco. Mas o importante é seguir a sua programação de estudos, pesquisar, ler incansavelmente e manter a calma. Falando nisso, vamos à próxima dica.

Ganho de experiência

Com o tempo, o estudante experiente tende a se sair melhor do que o novato. Isso porque ele já conhece o funcionamento da prova, consegue estimar o tempo que leva para resolver cada questão, entende as diferenças entre as bancas aplicadoras e é capaz de superar o nervosismo, que trava tantos candidatos na hora de fazer as provas.

Se o seu sonho é passar em um concurso e ser nomeado, é positivo contar com uma experiência prévia. Inscrever-se em mais de uma seleção simultaneamente também pode ajudar nesse sentido. Afinal, quando a segunda prova chegar, você estará mais preparado.

Alerta vermelho

Essas dicas, porém, só funcionam para concursos que exijam conteúdos semelhantes. Caso não sejam, a experiência pode não ser positiva: ao invés de otimizar a sua preparação, você se sobrecarregará.

Viu como prestar mais de um concurso não é nenhum bicho de sete cabeças? Basta uma análise correta dos editais, uma rotina regrada de empenho e você poderá otimizar os seus estudos e garantir uma preparação melhor que, com certeza, resultará no seu nome lá no topo da lista de aprovados. Quais são as suas dicas para estudar para concurso? Escreve para a gente nos comentários!

About The Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos

Newsletter

Share This