8 dicas essenciais de como estudar Direito Constitucional para concursos

8 dicas essenciais de como estudar Direito Constitucional para concursos

O conhecimento de Direito Constitucional é umas das peças-chave para quem está prestando concursos jurídicos. Saiba a sua importância e como estudar! 

 

O Direito Constitucional está presente em boa parte dos concursos jurídicos e seu vasto conhecimento pode ser o grande segredo para quem busca aprovação neles. 

Por isso, separamos 8 dicas preciosas de como estudar essa matéria. Confira!

 

Conceito de Direito Constitucional

Ao falarmos sobre Direito Constitucional é preciso, primeiramente, abordar a Constituição Federal, que é o estatuto jurídico que rege e constitui o Estado de Direito, sendo parâmetro para outras legislações e entendimentos jurídicos. Nele estão as normas e leis supremas do Estado, os quais definem a separação dos poderes, os direitos e garantias fundamentais, a organização e a proteção de assuntos tidos como de maior interesse por aqueles que o conceberam.

Nesse sentido, o Direito Constitucional é o ramo do direito que analisa a estrutura da ordem constitucional e busca oferecer elementos para interpretar as normas constitucionais da melhor forma possível, fazendo valer a vontade da constituição

 

Importância do estudo do Direito Constitucional para concursos jurídicos

O estudo do Direito Constitucional é essencial para todo profissional ou estudante da área do Direito, pois a Constituição Federal fundamenta o Estado e serve como parâmetro para todas as outras legislações. 

Assim sendo, essa matéria é a base de todo o estudo, possui uma forte conexão com os outros ramos do direito e costuma ser exigida na maior parte dos concursos públicos jurídicos do país. A boa notícia, com isso, é que aprendendo Direito Constitucional, você já estará estudando para diversas provas ao mesmo tempo. 

 

Como estudar Direito Constitucional para concursos

A Constituição Federal

É imprescindível ter a Constituição Federal em mãos, principalmente para consultas. Porém, existem algumas pessoas que acreditam que estudar Direito Constitucional é ler e decorar esse documento inteiro. Você até pode fazer isso, contudo, perderá muito tempo e correrá o risco de não entendê-lo por completo. 

Livros de apoio

Assim como falado no tópico anterior, apenas ler a Constituição Federal não é o suficiente. Invista em livros de apoio que tragam a visão e as reflexões de professores renomados acerca desse assunto, pois teorias e elementos doutrinários/sistemáticos não constam do seu texto. Dessa forma, você poderá entender mais sobre a estrutura e demais especificidades do Direito Constitucional.

Tente visualizar as leis e normas na prática

Conforme for estudando, a grande dica é tentar visualizar tais situações como se estivessem acontecendo na vida real. Isso pode ajudar a gravar alguns trechos/dispositivos com mais facilidade.

Tenha um dicionário jurídico em mãos

Não precisa, necessariamente, ter um dicionário físico. Ele pode ser utilizado de forma online ou em aplicativos. O próprio STF disponibiliza um glossário em seu site. A questão é que, nos estudos do direito em geral, encontramos diversos termos complexos ou até mesmo em latim. Por isso, é importante ter onde consultar quando as dúvidas surgirem. Não deixe para pesquisar depois, pois você pode esquecer ou pode acabar não sabendo interpretar o todo da lei.

Dê uma olhada nos concursos antigos

Por mais que seja uma dica sempre presente, ainda existem pessoas que não realizam essa prática tão importante. Revise as provas anteriores do concurso que você irá prestar. Assim, você poderá resolver as questões, verificar como estão os seus conhecimentos e, ainda, poderá anotar quais são os assuntos que mais são exigidos no concurso.

Entenda a banca examinadora

Você pode ter muito conhecimento sobre Direito Constitucional, porém é essencial que você entenda o estilo e as exigências da banca examinadora da prova que você irá fazer. Muitas vezes, as bancas repetem questões (com algumas alterações) ou seguem a mesma forma de abordagem. Ciente disso, entender o que eles querem dos concurseiros é essencial para ir bem nas provas.

Acompanhe professores do Direito Constitucional

Acompanhe o dia a dia de pessoas que atuam na área do Direito Constitucional. Siga elas em suas redes sociais e acompanhe seus posts. Geralmente, essas pessoas dão pistas e dicas certeiras que você pode absorver enquanto está navegando em suas redes sociais.

Utilize mentorias 

Muitas vezes, pelo vício nos estudos, acabamos não percebendo algumas situações e permanecemos nos mesmos erros. Por isso, um olhar e uma mentoria especializada por quem já passou pela experiência de ser um concurseiro, pode ser a grande solução para você.

No VIPJUS, trabalhamos com cronogramas de estudos personalizados, feitos especialmente para a rotina de cada aluno. Além disso, realizamos simulados para verificar como estão os conhecimentos e ainda contamos com peças práticas, tudo corrigido minuciosamente para você saber onde está errando e precisa melhorar, feedbacks individuais com nossos professores, fichas de estudo, de jurisprudência, resumos em PDF e fórum de dúvidas 24 horas/dia. 

Aprenda com Marcelo Furlanetto da Fonseca, Norberto Avena, Marcelo Novelino, Daniel Colnago Rodrigues, Ricardo Schmitt, Vinícius Marçal, Paulo Sumariva e conquiste a vaga dos seus sonhos!

Garanta já a sua pré-reserva clicando aqui

 

 

Leia mais

About The Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos

Newsletter

Share This