Cursos online e mentoria para concursos: como isso funciona?

Nos dias de hoje, muitas pessoas recorrem aos concursos em busca da segurança financeira. Porém, nem sempre é fácil passar em uma prova tão concorrida. 

Mas não se preocupe. Existem recursos que podem ajudá-lo nessa missão. Você já ouviu falar de mentoria para concursos?

No post de hoje, responderemos a essa pergunta e, também, esclareceremos várias dúvidas sobre como funciona o processo, com foco no curso de mentoria online. 

Ficou interessado? então continue a leitura do artigo! 

O que é mentoria?

Em sentido amplo, a mentoria é uma espécie de aconselhamento conduzido por um profissional com larga experiência em determinada área. Essa prática destina-se a profissionais menos experientes e que gostariam de alçar novos voos em sua carreira.

Aqui há um ponto central que diferencia a mentoria do coaching: o processo de coaching não requer um profissional com know-how na área de interesse do cliente.

Tendo isso vista, a mentoria serve ao objetivo de programar determinados resultados a intervalos de tempo específicos. Eles serão alcançados por meio de recursos e atributos que o mentor preverá e devem ser buscados por quem é orientado.

É importante ressaltar que todos os métodos aplicados são reconhecidamente eficazes, uma vez que são balizados em experiências de sucesso do próprio mentor em sua carreira ou na de outros profissionais que se submeteram a processos de mentoria.

Ao mesmo tempo, há um esforço de se respeitar as particularidades de cada pessoa. Isso porque o caminho que tenha levado um profissional a colher bons resultados não será, necessariamente, igual para todos.

Como acontece a mentoria para concursos públicos?

Pensando no conceito de mentoria aqui apresentado, é fácil imaginar uma aplicação para concursos públicos. Nessa área, existe um profissional gabaritado no setor de concursos responsável por conduzir o processo.

Entenda por gabaritado alguém que já tenha passado pelo que você enfrenta estudando para concursos. Ou seja, estamos falando de uma pessoa que também foi concurseiro e conseguiu aprovação nos principais concursos públicos do país. Dito isso, é importante visualizar na prática como acontece a mentoria.

Para isso, imagine uma pessoa assistida por um mentor e que prestará concurso para o Ministério Público Federal. Na fase de planejamento, a mentoria organizará um plano de trabalho 100% voltado para o cargo pretendido. Isso envolve um esforço de buscar editais de concursos passados e neles reconhecer alguns padrões.

Em outras palavras, isso significa conhecer o que efetivamente foi cobrado nas últimas provas do MPF e não ser surpreendido pelo edital. Ao dimensionar todo o conteúdo, o plano de estudo já pode ser elaborado.

Com isso, é estabelecido um cronograma que atenderá a todas as demandas do cliente em termos de preparação. Isso envolve:

  • diagnóstico para verificar seu nível em cada uma das disciplinas previstas para o seu concurso;
  • foco naqueles conteúdos nos quais você apresenta maior fragilidade;
  • organização de volumes de exercícios elaborados pelas possíveis bancas do seu concurso;
  • monitoramento de seu desempenho em cada matéria;
  • reuniões de feedback para cuidar de pontos de dificuldade em sua preparação e mantê-lo motivado para a seguir sua trajetória de preparação.

Quais as vantagens de uma mentoria online?

Como pudemos acompanhar no tópico anterior, são muitas as vantagens para quem se prepara com o auxílio da mentoria. Trataremos, logo abaixo, dos pontos positivos da mentoria que acontece de forma online:

Correção de exercícios de forma individualizada

Todos sabemos que uma etapa importante na preparação para qualquer concurso é a realização de extensas baterias de exercícios. Ao mesmo tempo, é essencial diagnosticar aqueles pontos críticos de dificuldade a partir das correções dos exercícios.

Com o curso de mentoria online, o aluno pode ter corrigido, semanalmente, grandes volumes de exercícios. Isso inclui peças dissertativas e práticas, como as cobradas em concursos de áreas jurídicas.

Simulados online

No curso de mentoria online são realizados, também semanalmente, pelo menos um simulado. As perguntas, no momento seguinte a realização do teste, são respondidas e comentadas de forma minuciosa, sem deixar escapar nenhum detalhe.

Fichas resumo

Existe ainda a preparação de fichas de resumo por parte do curso para auxiliar o aluno em seus estudos. Elas reúnem, de forma esquemática, o essencial para cada conteúdo abordado em determinada matéria ao longo da semana.

Gostou das nossas dicas sobre mentoria para concursos? Conte para gente nos comentários o que você achou!

About The Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Siga-nos

Share This