Curso preparatório para concurso jurídico intensivo ou extensivo? Descubra a diferença e como escolher!

Curso preparatório para concurso jurídico intensivo ou extensivo? Descubra a diferença e como escolher!

A principal diferença entre as opções é o período de duração e os conteúdos apresentados. A escolha, portanto, depende do objetivo do aluno e de sua estratégia para a aprovação.

 

Quem busca a aprovação já deve ter se perguntado sobre a diferença entre cursos intensivos ou extensivos para estudar para os concursos. Vale a pena entender cada um deles e escolher o que se encaixa melhor em sua rotina e ritmo de aprendizado. Confira!

Alcançar a aprovação num cargo público é o desejo de muitos profissionais do Direito. Por este motivo, a grande concorrência dos concursos conduz os estudantes à uma preparação mais planejada, a partir de cursos preparatórios.

Escolher um modelo de curso que proporcione tempo e a aprovação, portanto, não é uma tarefa fácil. No momento da escolha, é importante equilibrar a rotina e as horas dedicadas ao estudo com o que lhe será exigido na prova. Nessa linha, existem, basicamente, dois tipos de cursos para auxiliar o concurseiro: cursos extensivos e intensivos.

 

Curso extensivo para concursos

Os cursos mais recomendados para quem quer iniciar a preparação para concursos jurídicos são, geralmente, os extensivos. Como o próprio nome indica, são cursos que exigem maior dedicação e tempo de aprendizado do aluno.

Nesses cursos, é possível estudar com maior amplitude todas as disciplinas, rever matérias mais complexas e realizar mais exercícios no geral, vez que eles possuem um tempo de duração maior, o que viabiliza a análise de mais conteúdos.

Por isso, no momento da preparação, escolher o curso extensivo significa estudar por mais tempo. Geralmente, há mais tempo para o aprofundamento nos temas e o curso em si exige menos horas de estudo por dia de seu estudante.

Para quem possui outras atividades ao longo do dia, um curso extensivo é uma opção vantajosa. Por outro lado, quem deseja estudar em um ritmo mais acelerado e possui mais tempo diário para se dedicar aos estudos pode optar por um curso intensivo.

CONHEÇA O VIPJUS

Curso intensivo para concursos

Para quem já iniciou a preparação e deseja um aprendizado mais direcionado, os cursos intensivos são boas opções. Geralmente possuem um enfoque maior nos temas mais cobrados, trabalhando-os de forma menos aprofundada, mas precisa.

Cursos intensivos para concursos cobram também mais horas diárias do aluno ao longo do dia, vez que sua duração como um todo é menor. Como a intenção é agilizar o aprendizado, os conteúdos serão passados de forma mais intensa e enxuta.

A principal diferença entre as opções é o período de duração e os conteúdos apresentados. A escolha, portanto, depende do objetivo do aluno e de sua estratégia para a aprovação. O curso intensivo é uma boa opção para quem:

  1. Se dedica exclusivamente ao estudo para concursos jurídicos;
  2. Já realizou um curso extensivo e deseja rever os conceitos;
  3. Deseja revisar os principais assuntos do concurso;
  4. Possui um ritmo mais acelerado de estudos;
  5. Dispõe de mais tempo diário, mas menos tempo até o exame.

Por ter uma duração média de 6 meses, o curso intensivo pode ser feito no segundo semestre do ano. Enquanto os cursos extensivos são geralmente anuais, os cursos semestrais são uma boa opção para quem começar a preparação um pouco mais tarde.

guia completo método vipjus

Curso online para concursos: intensivo ou extensivo?

Seja intensivo ou extensivo, um curso preparatório pode fazer com que os estudos sejam melhor aproveitados conforme o tempo disponível. Com profissionais e especialistas à disposição, o estudo é direcionado e o estudante não fica perdido nos temas.

Além disso, um planejamento personalizado de estudo para concursos jurídicos que se encaixe em sua rotina facilita seu dia a dia sem comprometer a sua aprovação.

Os cursos preparatórios para concursos, por sua vez, são práticos e permitem maior flexibilidade ao estudante. É possível estudar de qualquer lugar, sendo orientado por especialistas reconhecidos no ramo.

Para escolher entre um curso intensivo ou extensivo, portanto, é preciso entender o próprio ritmo e avaliar a sua rotina. Avalie sua disponibilidade e ritmo com o qual costumava estudar para não se sentir sobrecarregado ou que poderia estar estudando mais.

É importante também dispor de um tempo a mais para não atrapalhar a rotina. No caso da escolha de um curso intensivo, lembre-se de que o ritmo acelerado não pode ser irregular, pois será preciso de fato dedicar-se diariamente a muitas horas de estudo para abarcar o máximo de conteúdo possível.

 

Curso intensivo: desafios

Caso não esteja acostumado, o curso intensivo pode requerer um tempo de adaptação maior. Sendo assim, considere que terá algumas horas a mais — além do exigido — caso ocorram atrasos ou outros imprevistos.

Lembre-se também de estabelecer uma rotina mais restrita. A chave para o aproveitamento de um curso intensivo é a organização.

 

LEIA MAIS: COMO SE CONCENTRAR NOS ESTUDOS PARA CONCURSOS: VEJA ESSAS 5 DICAS

 

Curso extensivo: desafios

O curso extensivo, por outro lado, irá demandar um período maior de preparação, sendo preciso manter o foco ao longo de toda sua duração.

Apesar de proporcionar um ritmo mais lento, um curso extensivo pode ser maçante caso não exista planejamento prévio de sua vida financeira e pessoal. Caso possua outras obrigações, é importante também organizar suas prioridades e antecipar conteúdos sempre que possível.

É importante lembrar que será um ano inteiro investido em sua aprovação. Para isso, é preciso ter foco e priorizar os estudos, trabalhando continuamente a própria motivação.

banner imagem escrito: 10 atitudes infalíveis para um estudo organizado e produtivo

Melhor curso online para concursos jurídicos

Considere que um estudante se dedicou em um curso extensivo integralmente. Ao iniciar os simulados, ao fim do curso preparatório, percebeu que não foi adequadamente direcionado pelo curso escolhido, pois muitos temas não haviam sido abordados.

Assim, o estudante percebeu que perdeu tempo se preparando, por escolher mal o curso. O resultado foi um grande atraso em sua carreira jurídica, além do desgaste emocional e financeiro.

É importante, para evitar essa situação, escolher um curso preparatório que conte com bons profissionais para o ensino e com grandes resultados, garantindo um direcionamento preciso. A preparação precisa ser qualificada e direcionada, para que você não perca tempo.

Os cursos do Vipjus oferecem, semanalmente, conteúdos organizados e muitos simulados para garantir que o aluno esteja preparado para o concurso. Além disso, contamos com milhares de aprovações e um método único de ensino.

Escolha o melhor curso online para concursos jurídicos e conquiste o cargo público dos sonhos sem mais atrasos!

 

 

LEIA MAIS: TÉCNICAS DE MEMORIZAÇÃO PARA CONCURSO: GUIA COMPLETO PARA SER APROVADO

LEIA MAIS: APRENDA AGORA COMO ACABAR COM A PROCRASTINAÇÃO NOS ESTUDOS

About The Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos

Newsletter

Share This