Curso intensivo ou extensivo: qual escolher?

Curso intensivo ou extensivo: qual escolher?

Durante a preparação para concursos jurídicos, muitas pessoas ficam com dúvidas na hora de escolher entre um curso intensivo ou extensivo. Por isso, separamos as suas vantagens, desvantagens e principais diferenças. Confira! 

 

Ao se tornar Bacharel em Direito, inúmeras possibilidades de áreas de atuação estão disponíveis. Uma delas é a carreira em algum órgão público. Para seguir nessa carreira, é preciso se aplicar e ser aprovado nos famosos concursos públicos

Por conta da sua grande concorrência, o mais recomendado é que os concurseiros busquem cursos que o ajudem nessa jornada. Contudo, encontrar o curso adequado às necessidades é um dos grandes desafios, já que, no mercado, existem diversos tipos de cursos preparatórios, com diferentes metodologias, finalidades e durações. 

Em meio a tantas opções, há cursos intensivos e outros extensivos. Os dois modelos são distintos e indicados para diferentes perfis de estudantes. Saiba mais sobre cada um e como escolher o mais compatível com a sua realidade e objetivos!

 

Curso Intensivo

Assim como o nome sugere, o curso intensivo é aquele que demanda mais tempo e dedicação do aluno por ter uma intensidade maior nos estudos. Isso porque, em tese, ele possui menor tempo de duração, embora abranja os mesmos conteúdos que devem ser assimilados pelo candidato, só que em menos tempo. 

Normalmente, os cursos intensivos para concursos públicos são semestrais e são os modelos mais indicados para quem dispõe de um maior tempo diário para se dedicar aos estudos. 

Alguns cursos intensivos, no entanto, podem ainda não apresentar os mesmos conteúdos que os extensivos, focando apenas em assuntos considerados mais importantes pela equipe docente para um determinado concurso. Esse modelo já é mais indicado para quem já fez um curso antes, que já iniciou sua preparação. Afinal, esse modelo específico pode focar mais na revisão dos conteúdos mais importantes.

 

Curso Extensivo

Já a lógica do curso extensivo é outra. Aqui, o processo preparatório tem maior duração, sendo, na maioria das vezes, anual. Pode-se dizer ainda que, em alguns casos, os cursos extensivos são mais completos do que os intensivos, pois os conteúdos são abordados de forma mais aprofundada. Tais cursos costumam exigir uma dedicação diária menor do estudante, mas, no final, por conta da maior duração do curso, todo o conteúdo necessário é devidamente estudado.

Esse tipo de curso é muito indicado para os concurseiros que possuem uma disponibilidade diária um pouco menor, em, virtude do trabalho que exercem ou mesmo de outros compromissos, vez que viabilizam que tudo seja estudado dentro da sua disponibilidade.

 

Como escolher entre o Curso Intensivo e Extensivo?

Na hora de escolher entre um curso intensivo ou extensivo, é imprescindível levar em consideração aspectos como: 

Prioridades e objetivos

Como concurseiro, você já deve saber que, para alcançar a tão sonhada vaga, precisará de muita dedicação, disciplina e, consequentemente, de algumas abdicações. Pensando nisso, estabeleça as suas prioridades e os seus objetivos a curto, médio e longo prazo. Defina quais são os pilares mais importantes da sua vida, onde você se imagina no futuro, o que te motiva etc. 

Nível de preparação

Ao começar a estudar para um concurso público, você deve ter noção de como está o nível dos seus conhecimentos. Para isso, você pode realizar simulados online ou até mesmo fazer uma prova antiga do concurso desejado para verificar essa questão. Assim, você saberá se precisa apenas de uma revisão/preparação mais rápida ou se ainda precisa de conhecimentos mais profundos sobre os conteúdos que serão cobrados. 

Faça agora mesmo o simulado que nós, do VIPJUS, preparamos para você testar os seus conhecimentos: 

 

 

 

Tempo disponível

Um dos pontos mais decisivos na hora de decidir qual estilo de curso preparatório escolher é o tempo que você terá disponível para se dedicar aos estudos. Se você precisa, por exemplo, conciliar o trabalho com os estudos, talvez um curso extensivo seja mais interessante; caso tenha a possibilidade de dedicar mais tempo do seu dia à sua preparação, um curso intensivo pode ser o ideal. O importante é buscar a melhor estratégia de estudo para você!

Apoio de pessoas próximas

Outro pilar primordial para conquistar a aprovação em um concurso público é o apoio de pessoas próximas a você. Converse com elas… afinal, elas conhecem a sua rotina e podem te aconselhar nessa escolha tão importante. 

 

Método VIPJUS

O Método VIPJUS considera todas as especificidades e individualidades de cada aluno para desenvolver um cronograma de estudos personalizado com a rotina e objetivos de cada um. 

Além disso, ainda conta com diversas ferramentas, como: cronograma de estudos semanal individualizado; simulados objetivos e dissertativos, de acordo com os assuntos estudados, e peças práticas quinzenais, todos eles acompanhados de minuciosas correções pelos nossos professores; videoaulas específicas e voltadas exclusivamente à elaboração das peças práticas; fichas de estudo e jurisprudência semanais; revisões semanais em formato de vídeo aula (VIPJUS é 10), entre outras.  

Na linha do quanto abordado acima, aqui no VIPJUS são disponibilizados dois tipos de cursos para as carreiras abaixo apontadas:

  • Intensivo: Magistratura Estadual, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública Estadual, Delegado de Polícia Civil e Revisão Especial – 1ª fase (Magistratura e Ministério Público Estadual);
  • Extensivo: Magistratura Estadual e Ministério Público Estadual. 

No que tange à qualidade da preparação, tanto o curso intensivo quanto o extensivo do VIPJUS são equivalentes, pois preparam com excelência o seu aluno. O diferencial, basicamente, está na duração dos cursos e no tempo diário de dedicação diária que cada um demanda:

  • Intensivo: seis meses de preparação, indicado para quem possui cinco ou mais horas por dia para estudar;
  • Extensivo: doze meses de preparação, indicado para quem possui quatro horas por dia para estudar.

Logo, para escolher entre um curso intensivo ou extensivo, é fundamental avaliar o que é mais conveniente para os seus objetivos e para sua rotina. 

Então, concurseiro! Conseguiu se decidir entre fazer um curso intensivo ou extensivo? Conte-nos a sua experiência como estudante nos comentários e faça já a sua pré-reserva clicando aqui!

 

Leia mais

 

About The Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos

Newsletter

Share This