Concurso público: dicas de estudos para 4 carreiras do Direito

Concurso público: dicas de estudos para 4 carreiras do Direito

Quer descobrir dicas de provas específicas e como estudar para os concursos das quatro principais carreiras do país? Não sabe por onde começar? O VIPJUS lhe mostra como

 

Dentre as várias opções de carreiras existentes na área do Direito, do sonho de poder atuar naquilo que tanto almejou, seja como Juiz de Direito, Defensor Público, Promotor de Justiça ou como Delegado de Polícia, seja pela vantagem relativa de segurança, estabilidade financeira e profissional, a via do concurso público cativa cada vez mais os bacharéis em Direito. 

Portanto, para alcançar o posto tão ambicionado, é preciso se preparar bastante. Sabemos que o caminho é longo e exige muito foco e dedicação.

Há muitos candidatos que dedicam anos de estudos para conquistar esse objetivo profissional. Tem interesse em encarar essa jornada?

Veja as principais e mais disputadas carreiras jurídicas:

  1. Magistratura
  2. Ministério Público
  3. Defensoria Pública
  4. Delegado Civil

Para te auxiliar ainda mais, neste artigo, iremos tratar das provas dissertativas dessas quatro principais carreiras. No artigo você também encontra dicas de livros de professores VIPJUS para você focar nas disciplinas e provas específicas.

E também tem um bônus que preparamos para você, concurseiro! Um infográfico detalhado com as principais dicas de estudos VIPJUS para você chegar preparado no concurso que tanto almeja. É só salvar e ter com você sempre que precisar!

Preparado? Então, vamos lá!

Leia mais

 

 

O que você precisa saber quanto à segunda etapa do concurso:

Magistratura

O Juiz de Direito é um representante do Estado e exerce a sua função na Justiça especializada (Eleitoral, Trabalhista e Militar) ou na comum (Estadual e Federal).

É responsável pela aplicação da lei, pela resolução de conflitos e condução dos processos.

Para o cargo de Magistrado, o ingresso ocorre por meio do concurso público, composto por provas e títulos, promovido pelo próprio Poder Judiciário.

Dentre as fases do concurso, temos uma prova dissertativa, aplicável numa segunda etapa apenas aos que lograram aprovação na primeira fase do certame, composta por uma prova objetiva.

Tomemos como exemplo o edital do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA) deste ano. 

Os classificados para a segunda etapa farão as provas discursivas escritas (p2 e p3), que exigem: Noções Gerais de Direito, aqui compreendidas as disciplinas regulares do concurso, e, ainda, Formação Humanística (Sociologia do Direito, Psicologia Judiciária, Ética e Estatuto Jurídico da Magistratura Nacional, Filosofia do Direito, Teoria Geral do Direito e da Política), disciplina essa bastante específica e que não é cobrada na etapa anterior.

Ainda, além dessa prova dissertativa, existe uma outra prova, de caráter prático, composta por 2 sentenças, uma de natureza cível e outra penal. Vale lembrar que cada edital possui suas próprias atribuições específicas das provas.

Dica de livros VIPJUS: Para a 2ª etapa de tal concurso, recomendamos o Curso de Direito Constitucional, do nosso professor Marcelo Novelino, e Sentença Penal, aclamado livro do também nosso professor Ricardo Schimtt.

 

Ministério Público Estadual

Se você deseja garantir a “defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis”, como está previsto no art. 127 da Constituição Federal, é por meio da Promotoria que as pessoas conseguem acesso à justiça e podem lutar pelos seus direitos.

Para o cargo de Promotor de Justiça Substituto, é preciso passar no concurso público de provas e títulos e atender aos requisitos básicos conforme edital.

Ao pegarmos como exemplo o edital do Ministério Público Do Estado de Minas Gerais, vemos que a segunda etapa consiste nas provas escritas especializadas.

O candidato deve responder questões que envolvem temas jurídicos relacionados aos Grupos Temáticos do certame, como direito constitucional, eleitoral, administrativo, financeiro, tributário, penal, processual penal, civil, entre outros.

Trata-se de prova dissertativa bastante técnica e que exige um alto nível de conhecimento do candidato.

Um certame que exige além do domínio de conteúdo comum e da jurisprudência, razão pela qual uma preparação de base de alta qualidade é fundamental.

Dica de livros VIPJUS: Constituição Federal Para Concursos 2018, do nosso professor Marcelo Novelino e Dirley da Cunha Júnior, e Processo Penal esquematizado, do nosso também professor Norberto Avena.

 

Defensoria Pública

O defensor público presta orientação jurídica, atua em favor dos necessitados e defende sobretudo os direitos humanos.

Aqueles que desejam concorrer a este cargo nobre do meio jurídico devem estar em concordância com os ideais de justiça social e garantir que todos os cidadãos tenham acesso à Justiça.

O certame é composto por cinco etapas, sendo que, a prova discursiva, pegando como exemplo o edital da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE/TO), consiste nas provas p2 e p3, organizadas de acordo com os grupos de disciplinas.

As provas especializadas são constituídas por uma peça processual e quatro questões discursivas. Estas podem ser estudo de caso ou produção de texto dissertativo. 

Dica de livros VIPJUS: Vade Mecum 2019 – Carreiras Jurídicas, com coordenação de Daniel Colnago Rodrigues e Marcelo Furlanetto da Fonseca, fundadores do VIPJUS, e Produção antecipada da prova: questões relevantes e aspectos polêmicos, de Bruno Augusto Sampaio Fuga, Daniel Colnago Rodrigues e Thiago Caversan Antunes.

 

Delegado de Polícia

Os delegados civis, enquanto membros da Polícia Judiciária, possuem autoridade policial.

Sua função, como agente estatal, é de impor regras, dar ordens, tomar decisões, restringir bens jurídicos e direitos individuais. Mas sempre considerando os limites e atribuições legais.

Na prova discursiva do concurso Delegado do Paraná, por exemplo, os candidatos que passaram para a segunda etapa devem responder questões de Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Penal e Direito Processual Penal (incluindo Legislação Especial).

Para ser aprovado, é necessário atingir 50% do aproveitamento. Para ter acesso ao último edital do concurso, clique aqui

Dica de livros VIPJUS: Direito Penal: Parte Geral, de Paulo Sumariva e Processo Penal questões comentadas, do nosso professor Norberto Avena.

 

Infográfico: Dicas de estudo infalíveis

Encare a prova como uma oportunidade e mostre tudo o que você aprendeu.

DICAS DE ESTUDO VIPJUS

 

Qual melhor método de estudos para mim?

Se você ainda se pergunta se vale à pena investir em um curso preparatório online para concursos, nós te ajudamos.

Sabemos que nem sempre é fácil estudar sozinho. Porém, saiba que existe uma empresa bastante séria que pode te ajudar nesse caminho, potencializando seu resultado para a tão sonhada aprovação.

O método de estudo VIPJUS é totalmente personalizado para concursos públicos na área do Direito, 100% online e voltado especificamente para o objetivo dos seus alunos, sempre respeitando a disponibilidade de cada um e com foco nas peculiaridades da sua preparação e nas suas maiores dificuldades.


+ Leia mais:

       • VIPJUS é bom?
       • Entenda o método aplicado pelo VIPJUS
       • Vai prestar concurso jurídico? Veja 6 filmes inspiradores


Por oferecer um programa de estudos individualizado, o VIPJUS busca direcioná-lo em um processo que integra disciplina, seriedade, comprometimento, esforço e dedicação.

Se o seu foco é o concurso da Magistratura, o VIPJUS disponibilizará um cronograma semanal de estudos completo e específico.

E mais: com apontamento das páginas para leitura por dia, que aborda todo o conteúdo da carreira desejada.

O mesmo acontece se seu objetivo estiver ligado às carreiras do Ministério Público, Defensoria Pública ou Delegado da Polícia Civil. Ainda, tal cronograma é acompanhado de uma série de outras ferramentas de apoio, listadas abaixo na imagem.

O caminho para a aprovação é longo. Mas, com dedicação e disciplina por meio do método VIPJUS, é possível obter êxito em qualquer concurso que deseja. 

Que tal ter acesso ao guia definitivo para Concurso Público: 10 atitudes infalíveis para um estudo organizado e produtivo, criado exclusivamente para que você estude da melhor maneira possível? Baixe gratuitamente no botão abaixo e conquiste sua aprovação!

QUERO BAIXAR MEU GUIA DE ESTUDOS

Não se esqueça de compartilhar esse artigo com seus amigos.

Comente se a matéria foi útil em sua jornada de aprovação em concursos públicos!

 

Leia mais: 5 hábitos de concurseiros que você precisa conhecer

About The Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos

Newsletter

Share This