Vai prestar concurso jurídico? Veja 6 filmes inspiradores

Vai prestar concurso jurídico? Veja 6 filmes inspiradores

Se você está na maratona de estudos para prestar um concurso jurídico, já deve saber que não pode viver só com a cabeça enfiada nos livros. Pesquisas já indicam que é necessário destinar também um tempo para lazer e ter, pelo menos, 8 horas de sono por noite. Para inspirá-lo nessa jornada até a aprovação e embalar os seus momentos de lazer, separamos 6 filmes para concurseiros — todos eles com temática jurídica.

Acompanhe e conheça nossa lista! 

1. Doze homens e uma sentença

Lançado no final da década de 1950, Doze homens e uma sentença é um filme jurídico clássico. Dirigido por Sidney Lumet, conta a história de um jovem porto-riquenho acusado do homicídio do próprio pai.

Na história, onze jurados têm certeza da culpa, enquanto um deles acredita ser necessário aprofundar a investigação e enfrenta todas as dificuldades necessárias para tentar provar o seu ponto.

Com um elenco de peso, com atores como Henry Fonda e Martin Balsam, o filme merece ser assistido porque mostra a importância de valorizar a hermenêutica jurídica, provando que a capacidade de argumentação e persuasão são muito importantes em um tribunal. Se você preferir, uma segunda versão do filme foi lançada em 1997. 

2. A firma

Com direção de Sydney Pollack e Tom Cruise no papel principal, A firma (1993) traz uma grande discussão sobre a ética no Direito. A história retrata o lado obscuro de um escritório de advocacia, que lava dinheiro da máfia. 

Com o alto salário, as vantagens recebidas e os mistérios que rondam o sumiço de vários advogados que tentam sair da firma, surgem os dilemas éticos. Fica ou sair? Até onde vai o sigilo do cliente? Importante reflexão para estudantes da área do Direito.

3. Filadélfia

Filadélfia é mais um filme da nossa lista que foi lançado no ano de 1993. Dirigido por Jonathan Demme, a obra conta com um elenco de peso, que inclui os vencedores do Oscar Tom Hanks e Denzel Washington. Tom, inclusive, venceu seu primeiro Oscar por Filadélfia. 

Na história, o protagonista Andrew é advogado e é demitido do escritório em que trabalhava por ser portador do vírus HIV. Desde então, ele luta incessantemente por justiça, com a ajuda de Joe Miller, um polêmico advogado.

Vale assistir para compreender o papel da justiça frente às questões que tangem preconceitos e direitos, temas ainda bastante atuais.

4. O povo contra Larry Flint

Baseado em uma história real, o filme de 1996 figura em nossa lista por abordar uma questão até então não trazida nos filmes mencionados: o direito à liberdade de expressão. 

Com direção de Milos Forman e Woody Harrelson interpretando Larry Flint, a história narra os protestos e a perseguição que o editor de uma famosa revista pornográfica enfrenta nos Estados Unidos.

Submetido a diversos julgamentos, Larry acaba se tornando um grande defensor da liberdade de expressão. 

5. A condenação

Até que ponto você está disposto a sacrificar a sua vida na busca por justiça? Esse é o principal tema do filme estrelado por Hilary Swank, que interpreta Betty Anne, uma jovem que, por acreditar piamente na inocência do irmão, não mede esforços para libertá-lo da pena perpétua. 

Sem dinheiro para pagar um bom advogado, a jovem volta a estudar até graduar-se em direito para poder defender o irmão no tribunal, em um processo que leva anos. Nesse meio tempo, abre mão de muitas coisas, inclusive do próprio casamento.

Filme imperdível, que mostra a luta contra o sistema, a fé na justiça e, acima de tudo, o amor pela causa e pela família. Também é baseado em fatos reais.

6. Carandiru

O último filme da nossa lista é o único representante do cinema brasileiro. Carandiru, dirigido por Hector Babenco, é baseado no livro do Doutor Dráuzio Varella e retrata o dia a dia dos detentos no maior presídio do país. A narrativa culmina com o massacre ocorrido em 1992.

Obrigatório para quem quer atuar na área do direito penal, já que traz uma profunda reflexão acerca do sistema prisional brasileiro. 

Gostou da nossa lista de filmes para concurseiros? Se tiver mais alguma sugestão de filme com a temática jurídica, comente este post para contribuir com a lista!

About The Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

simulados ministério público e magistratura

Siga-nos

Newsletter

Share This