Concurso chegando? Saiba o que fazer na última semana antes da prova

Concurso chegando? Saiba o que fazer na última semana antes da prova

O que fazer na última semana antes da prova do concurso? Esse é o momento de você manter a calma e pincelar alguns conteúdos que já foram estudados

 

Você sente isso? Aquele frio na barriga que vem só de pensar que faltam poucos dias para realizar aquela prova à qual você tanto se dedicou. Isso é normal e acontece com qualquer pessoa que está a um passo de realizar um sonho.

Depois de muitas videoaulas, cronogramas de estudos semanais seguidos à risca, diversas técnicas de memorização, vários simulados resolvidos e alguns resumos rascunhados, além de todas as demais ferramentas disponibilizadas pelo método VIPJUS, surge a grande dúvida: 

O que fazer na última semana antes da prova do concurso? 

Como vimos, o mundo dos concurseiros é sempre repleto de desafios. Aos 45 do segundo tempo, muitos ainda se questionam se ainda dá tempo para dar aquela estudada na matéria que não recebeu total atenção meses atrás. Ou mesmo, há concurseiros que começam a estudar depois da divulgação do edital e, quando percebem, a data da prova chegou e ainda não se sentem preparados.

Nesta reta final, o importante é manter sua mente focada e evitar o máximo de pensamentos pessimistas. Se você, concurseiro, se preparou, estudou e se dedicou, mas ainda quer aproveitar cada minuto, pois se sente um pouco perdido, separamos dicas valiosas de como tornar a última semana produtiva.

Quanto mais revisar na reta final, melhor

o que fazer na última semana concurso revisao

Na semana que antecede o certame daquele almejado concurso, o importante é focar nas simulações de provas anteriores e revisar tudo o que foi aprendido, decorado e seguido de acordo com o planejamento de sua rotina de estudos. No entanto, jamais tente estudar o dobro antes da prova. 

Imagine: é como você ir à academia. Se você praticar exercícios físicos por 12 horas seguidas, você não vai obter a tão sonhada forma de um dia para o outro – só por ter se esforçado no último momento. Para isso, exigem-se treinos periódicos para que seu corpo se acostume com as sessões de malhação e não sofra lesões decorrentes do excesso de treino.

O mesmo acontece com o seu cérebro. O aprendizado deve ser organizado meses antes. Agora, pegue leve e revise o conteúdo estudado. Durante a resolução de questões, você acaba se familiarizando com as perguntas, estilo da banca e ainda se sente mais preparado para o grande dia.

Durma bem

o que fazer na última semana concurso durma bem

Se você pensa que dormir pouco é sinônimo de mais tempo para o estudo, o seu efeito, na verdade, resulta no contrário. Quem dorme bem está apto a consolidar informações novas e essa memorização se dá com a ajuda de neurotransmissores e neuro-hormônios durante o sono. 

Sem falar que o descanso é uma parte fundamental do processo de aprendizado e fixação do conteúdo. Para esta reta final, o sono se torna primordial para evitar crises de ansiedade e perda de concentração. Então, não se desespere achando que poderia estar estudando mais em vez de descansar nesta reta final. Durma pelo menos de 6 a 8 horas por dia e saia melhor que seu concorrente, que ficou varando madrugadas inteiras às vésperas da prova.

Nada de novo agora

o que fazer na última semana concurso nada de novo agora

Chegou o momento de apenas revisar o conteúdo, e não aprender nada de novo. Priorize o que você já estudou, revise aquelas matérias que têm mais tendência de cair no certame e use suas anotações pessoais

Você também pode fazer seu próprio esquema com conteúdos ou criando siglas de uma determinada matéria, associação que sempre dá super certo e faz com que você se recorde daquele determinado tema. Funciona também com musiquinhas, mnemônicos (siglas de uma palavra completa) ou rimas. Seja criativo!

Um outra dica é focar nos atos normativos nestes últimos dias. Sim! Reserve um tempo para dar aquela lida na Constituição Federal. Isso evita que você caia em pegadinhas na prova.

A véspera

o que fazer na última semana concurso a vespera

Amanhã é o grande e esperado dia. Apesar de difícil, tente não estudar (muito) na véspera. Com o cérebro descansado, você vai estar mais atento aos detalhes, com capacidade de se lembrar melhor das informações e terá melhor raciocínio. Neste dia, separe alguns minutos para organizar o que deve levar para prova (confirme no edital, sempre que preciso) e defina como chegar ao local, para evitar qualquer tipo de contratempo de última hora.

Durma bem e consuma alimentos saudáveis – tente evitar aquele churrasco e alimentos gordurosos, bem como ingerir bebidas alcoólicas. Faça alguma atividade recreativa para descansar a mente, como caminhar ou assistir a um filme divertido. Caso esteja se sentindo muito ansioso (o que é normal), beba algum chá calmante antes de dormir e boa sorte.

Recapitulando: o que fazer na última semana antes do concurso

Tentar não se desesperar dias antes da “grande” prova, não é fácil. Vamos relembrar, então, alguns pontos deste artigo.

1. Mantenha sua mente focada na prova do concurso e tente evitar pensamentos negativos.
2. Faça simulados de provas anteriores.
3. Revise tudo o que foi aprendido.
4. Durma por pelo menos 6 a 8 horas por dia.
5. Não estude nada de novo agora e revise o que já foi estudado.
6. Faça bom uso de técnicas de memorização.
7. Na véspera da prova do concurso, procure não estudar e tente relaxar. Com o corpo descansado, você terá mais chances de se sair bem sucedido.

Ah e não se esqueça: se houver uma outra vez, aproveite para estudar o quanto antes! Não deixe para estudar tudo na última semana ou restando poucos dias para o certame.

Se você tem dificuldades em montar um cronograma de estudos, de se planejar e otimizar seu tempo, talvez este seja o momento para você cogitar em adquirir um curso preparatório online. Já ouviu falar do método VIPJUS? Entenda como o programa oferece um serviço de qualidade e voltado especificamente às suas necessidades.

QUERO O GUIA COMPLETO SOBRE O MÉTODO VIPJUS

Conhece alguém que iria adorar receber essas dicas? 

Então, compartilhe este artigo e deixe um comentário se essas dicas te ajudaram ou se você tem suas próprias “manhas” do que fazer dias antes do dia da prova do concurso. Não deixe de acompanhar o blog do VIPJUS para receber semanalmente conteúdo de qualidade e novidades dos concursos mais aguardados.

 

Leia mais: 5 hábitos de concurseiros que você precisa conhecer

About The Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos

simulados ministério público e magistratura

Newsletter

Share This