Como ter disciplina para estudar para concurso público

Como ter disciplina para estudar para concurso público

Confira algumas dicas de como manter o foco em sua estratégia de estudos para concursos da área jurídica

A rotina de quem estuda para concursos públicos é repleta de desafios. Isso porque, para conquistar a aprovação, é necessário muita dedicação e uma preparação completa, seja qual for a carreira jurídica desejada. Passar num concurso público é praticamente impossível sem uma rotina de estudos sólida. E, neste processo de preparação, a disciplina é fundamental. Porém, a grande dúvida de grande parte dos concurseiros é: como ter disciplina para estudar para concurso público? Pensando nisso, trouxemos algumas dicas, que podem contribuir para a sua estratégia de preparação para os certames. Confira!

Mantenha a organização

Organização é a chave para qualquer plano de estudos. Organizar a rotina, estabelecendo as horas diárias em que se pretende estudar, um cronograma, com quais disciplinas e temas serão abordados por dia, definir um lugar destinado exclusivamente aos estudos, entre outras ações. Os materiais de estudo também precisam ser organizados, tanto físicos, como livros e apostilas, quanto os digitais, em PDF, resumos e outros arquivos, colocando-os em pastas separadas por disciplina, temas e de acordo com o cronograma já definido. 

Estabeleça metas diárias

Estudar para concurso é um projeto a longo prazo. Portanto, é fundamental, diariamente, avaliar o desenvolvimento, estipulando metas diárias, como número de páginas, conteúdos estudados, exercícios resolvidos, para, assim, ir avançando na preparação. Isso evita sobrecarga, pois é possível dividir o conteúdo de forma proporcional, de acordo com os itens do edital desejado, por exemplo, para que tudo seja estudado ao longo da preparação. 

Os resumos do que foi estudado durante o dia também podem ser uma boa maneira de fixar o conteúdo, saiba mais: Vale a pena fazer resumo daquilo que acabou de ser estudado?. E é imprescindível estabelecer metas alcançáveis, de acordo com a sua disponibilidade para os estudos, pois, caso contrário, pode haver frustração e atrapalhar ainda mais o seu objetivo de manter a disciplina. 

Faça pausas para descanso

O corpo e a mente precisam estar descansados para que o rendimento dos estudos seja mais eficiente. De nada adianta estudar horas e horas a fio, sem nenhum intervalo para descansar, se todo o assunto visto não será absorvido de forma eficaz, devido à sobrecarga mental, não é mesmo? Logo, pausas para descanso são extremamente necessárias, pois ajudam a manter o foco. Ao menos 10 minutos, a cada 60 minutos de estudo. Nestes intervalos, você pode se alongar, fazer um lanche rápido, ler algo que não seja relacionado à matéria, etc. É preciso saber otimizar o tempo.

Evite distrações

Este tópico também está relacionado ao mencionado acima. Para manter a disciplina nos estudos, é  importante que, durante as pausas e, claro, enquanto estiver concentrado estudando, as distrações sejam evitadas. Celulares são vilões nestas situações, pois ao acessar à internet e às redes sociais, por exemplo,  o foco é completamente desviado. 

O próprio local de estudos deve ser pensado para evitar essas dispersões. Um  ambiente silencioso, afastado dos lugares mais barulhentos da casa, de televisões e de outros aparelhos que possam causar distração, é o ideal.

Escolha um método personalizado

Por fim, se você é do tipo que não consegue ter disciplina estudando por conta própria, a solução, para que os resultados desejados sejam alcançados, é um método de estudos personalizado. Os cursos oferecido pelo VIPJUS são voltados às especificidades de cada aluno. Após avaliação inicial, levando em consideração as horas diárias disponíveis para estudo, dificuldades e potencialidades do estudante, o método oferece ferramentas exclusivas e individualizadas para diversas carreiras jurídicas. Entre elas: 

  • Cronograma detalhado do plano de estudos semanal,  inclusive com indicação diária de páginas para leitura;
  • Simulados objetivos, dissertativos e práticos;
  • Correções minuciosas e individuais;
  • Resumos semanais em áudio e vídeo (VIPJUS é 10);
  • Fichas de estudo e de jurisprudência;
  • PDFs de revisão (mais de 4.000 páginas) e outros;
  • Encontros ao vivo e online com os professores!

Dessa maneira, com um método exclusivo, como o aplicado pelo VIPJUS, ter disciplina para estudar pode ser uma tarefa muito mais fácil. Saiba mais, neste artigo, sobre qual o impacto de um método personalizado na sua preparação para concursos públicos. E para conhecer melhor o curso, faça o download gratuito do Guia completo VIPJUS, com uma amostra grátis de cada ferramenta, clicando aqui

Gostou das dicas? Conte-nos nos comentários como você tem feito para se preparar para os concursos, sem perder o foco nos estudos!

Leia mais: Concursos Jurídicos: a importância de um método de estudo personalizado

 

About The Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos

Pré-reserva VIPJUS

Newsletter

Share This