Como ter disciplina para estudar para concurso público

Como ter disciplina para estudar para concurso público

Confira algumas dicas de como manter o foco em sua estratégia de estudos para concursos da área jurídica

A rotina de quem estuda para concursos públicos é repleta de desafios. Isso porque, para conquistar a aprovação, é necessário muita dedicação e uma preparação completa, seja qual for a carreira jurídica desejada. Passar num concurso público é praticamente impossível sem uma rotina de estudos sólida. E, neste processo de preparação, a disciplina é fundamental. Porém, a grande dúvida de grande parte dos concurseiros é: como ter disciplina para estudar para concurso público? Pensando nisso, trouxemos algumas dicas, que podem contribuir para a sua estratégia de preparação para os certames. Confira!

Mantenha a organização

Organização é a chave para qualquer plano de estudos. Organizar a rotina, estabelecendo as horas diárias em que se pretende estudar, um cronograma, com quais disciplinas e temas serão abordados por dia, definir um lugar destinado exclusivamente aos estudos, entre outras ações. Os materiais de estudo também precisam ser organizados, tanto físicos, como livros e apostilas, quanto os digitais, em PDF, resumos e outros arquivos, colocando-os em pastas separadas por disciplina, temas e de acordo com o cronograma já definido. 

Estabeleça metas diárias

Estudar para concurso é um projeto a longo prazo. Portanto, é fundamental, diariamente, avaliar o desenvolvimento, estipulando metas diárias, como número de páginas, conteúdos estudados, exercícios resolvidos, para, assim, ir avançando na preparação. Isso evita sobrecarga, pois é possível dividir o conteúdo de forma proporcional, de acordo com os itens do edital desejado, por exemplo, para que tudo seja estudado ao longo da preparação. 

Os resumos do que foi estudado durante o dia também podem ser uma boa maneira de fixar o conteúdo, saiba mais: Vale a pena fazer resumo daquilo que acabou de ser estudado?. E é imprescindível estabelecer metas alcançáveis, de acordo com a sua disponibilidade para os estudos, pois, caso contrário, pode haver frustração e atrapalhar ainda mais o seu objetivo de manter a disciplina. 

Faça pausas para descanso

O corpo e a mente precisam estar descansados para que o rendimento dos estudos seja mais eficiente. De nada adianta estudar horas e horas a fio, sem nenhum intervalo para descansar, se todo o assunto visto não será absorvido de forma eficaz, devido à sobrecarga mental, não é mesmo? Logo, pausas para descanso são extremamente necessárias, pois ajudam a manter o foco. Ao menos 10 minutos, a cada 60 minutos de estudo. Nestes intervalos, você pode se alongar, fazer um lanche rápido, ler algo que não seja relacionado à matéria, etc. É preciso saber otimizar o tempo.

Evite distrações

Este tópico também está relacionado ao mencionado acima. Para manter a disciplina nos estudos, é  importante que, durante as pausas e, claro, enquanto estiver concentrado estudando, as distrações sejam evitadas. Celulares são vilões nestas situações, pois ao acessar à internet e às redes sociais, por exemplo,  o foco é completamente desviado. 

O próprio local de estudos deve ser pensado para evitar essas dispersões. Um  ambiente silencioso, afastado dos lugares mais barulhentos da casa, de televisões e de outros aparelhos que possam causar distração, é o ideal.

Escolha um método personalizado

Por fim, se você é do tipo que não consegue ter disciplina estudando por conta própria, a solução, para que os resultados desejados sejam alcançados, é um método de estudos personalizado. Os cursos oferecido pelo VIPJUS são voltados às especificidades de cada aluno. Após avaliação inicial, levando em consideração as horas diárias disponíveis para estudo, dificuldades e potencialidades do estudante, o método oferece ferramentas exclusivas e individualizadas para diversas carreiras jurídicas. Entre elas: 

  • Cronograma detalhado do plano de estudos semanal,  inclusive com indicação diária de páginas para leitura;
  • Simulados objetivos, dissertativos e práticos;
  • Correções minuciosas e individuais;
  • Resumos semanais em áudio e vídeo (VIPJUS é 10);
  • Fichas de estudo e de jurisprudência;
  • PDFs de revisão (mais de 4.000 páginas) e outros;
  • Encontros ao vivo e online com os professores!

Dessa maneira, com um método exclusivo, como o aplicado pelo VIPJUS, ter disciplina para estudar pode ser uma tarefa muito mais fácil. Saiba mais, neste artigo, sobre qual o impacto de um método personalizado na sua preparação para concursos públicos. E para conhecer melhor o curso, faça o download gratuito do Guia completo VIPJUS, com uma amostra grátis de cada ferramenta, clicando aqui

Gostou das dicas? Conte-nos nos comentários como você tem feito para se preparar para os concursos, sem perder o foco nos estudos!

Leia mais: Concursos Jurídicos: a importância de um método de estudo personalizado

 

About The Author

2 Comentários

  1. Marcelo alex toniato puls

    Boa tarde professor. Eu sou Analista do MP/SP e tento estudar nas horas vagas. Tenho conseguido 3, 4 horas em média por dia, mas não tem sido suficiente. Necessito de ajuda para melhor direcionamento do estudo. Minha nota na primeira fase do concurso para promotor SP foi 74, bem distante da nota de corte (82). Tenho uma certa bagagem, mas sinto que preciso de orientação e aprofundamento. Pretendo a carreira de promotor, especialmente em SP ou no PR. Obrigado pela atenção.

    Responder
    • VIPJUS

      De acordo com o que escreveu, é possível que o curso revisão especial primeira fase, voltado para melhorarmos o desempenho na fase objetiva, possa te ajudar bastante! Organizaremos o seu estudo da melhor forma possível, considerando a sua disponibilidade de tempo, focaremos no estudo da lei seca e na revisão dos principais pontos. Assim, acreditamos que o seu desempenho pode melhorar consideravelmente. Vou deixar o link para você fazer sua pré-reserva gratuita em nosso site

      Um forte abraço,
      Prof. Marcelo.

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos

Pré-reserva VIPJUS

Newsletter

Share This