COMO SE MANTER MOTIVADO PARA ESTUDAR PARA CONCURSO PÚBLICO?

COMO SE MANTER MOTIVADO PARA ESTUDAR PARA CONCURSO PÚBLICO?

Alguns concurseiros se empolgam, enchem as paredes de post-its, compram 10 cores de marca-textos, possuem 3 cursos diferentes, 5 livros da mesma matéria e, mesmo assim, na hora de montar um cronograma e efetivamente estudar, se sentem perdidos.

 

Um dos maiores desafios do concurseiro é se manter motivado durante sua preparação para o concurso público. E com razão, pois essa é uma jornada árdua e, na maior parte do tempo, solitária. Mas, nós estamos aqui para trazer dicas de como você pode passar por esse processo com menos resistência e mais resiliência.

O estudo para concurso público exige planejamento e estratégia. O que ocorre é que muitos concurseiros, ao montar um cronograma de estudos, estipulam metas irreais e incompatíveis com as demais atividades que exercem ao longo do dia. E, ao estipular essas metas inalcançáveis, acabam desmotivados e frustrados. Por isso, é importante traçar metas reais e que se encaixem na realidade de cada um.

CONHEÇA NOSSO MÉTODO DE ESTUDO VIPJUS

Ter motivação ou motivo para estudar? Saiba a diferença! 

Existe uma fantasia a respeito da “motivação para o estudo” e de que é preciso estar sempre motivado a fim de que você possa estudar feliz. Nem sempre será assim! MOTIVAÇÃO é diferente de MOTIVO.

A MOTIVAÇÃO nem sempre estará com você nessa jornada, muitas vezes você terá que estudar desmotivado, triste, cabisbaixo, cansado, querendo chorar e largar tudo. Ainda terá aqueles dias em que você não conseguirá estudar ou estudará pela metade, por diversas razões, entre elas o luto por perder um ente querido ou uma doença temporariamente incapacitante. Sim! São situações cotidianas e imprevisíveis que podem atrapalhar o seu estudo.

O importante é ter um MOTIVO pelo qual estudar: ter estabilidade, trabalhar em tal órgão, melhorar a qualidade de vida de sua família, etc., são MOTIVOS para estudar e querer passar em um concurso público.

Apesar de todas as questões que possam aparecer, você pode, sim, estudar e ser aprovado para o cargo público do seu sonho! Como? Com as duas palavrinhas mágicas: constância e disciplina. É preciso entender e internalizar que passar em um concurso público é um projeto de longo prazo e o imediatismo só será prejudicial.  É preciso ter paciência e foco para chegar ao resultado tão desejado. 

 

Veja 07 dicas que vão lhe ajudar nos estudos 

Após esse banho de água fria, de palavras duras e sinceras, existem algumas dicas motivacionais e positivas que podem te ajudar a percorrer esse caminho dos concursos públicos. Acompanhe:

 

  1. Mantenha sua mente positiva

De fato, preencher a mente com pensamentos positivos ajudará o seu emocional para que você possa estudar com tranquilidade. Contudo, não é aquela positividade a qualquer custo, passando por cima de todo e qualquer sentimento: isso é autoengano. Existirão dias bons e ruins e o importante é ter discernimento para superar os dias ruins, mantendo certo otimismo para superar os desafios do caminho, com clareza.

 

  1. Organize-se

Alguns concurseiros se empolgam, enchem as paredes de post-its, compram 10 cores de marca-textos, possuem 3 cursos diferentes, 5 livros da mesma matéria e, mesmo assim, na hora de montar um cronograma e efetivamente estudar, se sentem perdidos. Aqui vale a regra: o menos é mais! É aprovado em concurso público aquele que tem constância e estratégia, e não necessariamente aquele que sabe um pouco mais, que lê vários doutrinadores ou compra mais cursos. É essencial saber montar um cronograma real e adequado à sua realidade. Por exemplo, se você dispuser de apenas duas horas por dia, faça uma tabela de estudos compatível com a sua jornada. É melhor assim do que se lamentar por ter poucas horas por dia de estudos.

banner imagem escrito: 10 atitudes infalíveis para um estudo organizado e produtivo

  1. Não se compare; inspire-se

Comparar-se o tempo todo com alguém que está muito melhor que você é algo que deixará você eternamente frustrado e desanimado. Cada um tem educação, cultura e vida diferentes. Olhe para si e se supere um pouco todos os dias. Se for para olhar para o lado, que seja para buscar inspiração e melhorar a sua performance. Logo, inspire-se, não se compare e nem se sabote.

 

LEIA MAIS: APRENDA AGORA COMO ACABAR COM A PROCRASTINAÇÃO NOS ESTUDOS

 

  1. Estude de verdade e revise

Estudar muitas horas é diferente de estudar de verdade. O estudo com qualidade é aquele longe de distrações e com compreensão do conteúdo que se estuda. Você terá que descobrir qual é a sua melhor forma de fixar o conteúdo: pode ser escrevendo, lendo livros e/ou pdfs, assistindo às aulas, sublinhando… cada um tem o seu melhor jeito de estudar. Ache qual é o seu e estude de verdade! Não se esqueça de revisar, pois o estudo de verdade inclui revisões frequentes para fixação e memorização do conteúdo e é isso que o levará a marcar a resposta correta na prova e, consequentemente, levará à sua aprovação!

 

  1. Faça exercícios físicos e descanse

É preciso estudar sem deixar de lado os exercícios físicos, pois sabemos o quanto eles são importantes para a nossa saúde. Além disso, o lazer e o descanso fazem parte do nosso equilíbrio emocional. Nosso corpo e nossa mente precisam de descanso para assimilar tudo o que foi estudado.

 

  1. Resolva muitas questões de provas

Tão importante quanto ter um estudo de qualidade, é saber treinar a partir de questões de provas. Responda, no mínimo, dez questões para cada tópico estudado e avalie o seu desempenho. Isso fará de você um candidato muito mais competitivo para as provas, acredite!

 

Preencha o formulário abaixo, faça o nosso simulado grátis e teste seus conhecimentos!

 

 

  1. Tenha confiança em seu caminho

Tenha confiança em você nesse caminho de concursos públicos. Seja transparente consigo mesmo: para adquirir a confiança é preciso cumprir certos requisitos, tais como muita dedicação e estudo, muito treino com questões, paciência, resiliência, superação, disciplina e constância.

O segredo está em entender a importância do que você está fazendo agora para atingir o seu objetivo final de ser aprovado e nomeado no cargo público que sempre almejou. Não espere o cenário perfeito para estudar e valorize as suas pequenas evoluções diárias, tendo a certeza de que são elas, repetidamente, que farão com que você atinja o seu alvo.

Conte conosco para auxiliá-lo e tornar o seu caminho de estudos mais didático! Estude e seja aprovado com as nossas aulas para concursos públicos jurídicos.

 

LEIA MAIS: COMO OTIMIZAR O TEMPO DE ESTUDOS PARA CONCURSOS?

LEIA MAIS: ANSIEDADE NOS ESTUDOS: 5 TÉCNICAS DE RELAXAMENTO PARA QUEM ESTUDA PARA CONCURSO PÚBLICO

About The Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos

Newsletter

Share This