Como se concentrar nos estudos para concursos: veja essas 5 dicas

Como se concentrar nos estudos para concursos: veja essas 5 dicas

Como se concentrar nos estudos quando há muitas distrações ao seu redor? Veja as dicas do VIPJUS para resolver seus problemas

Parece que nosso cérebro não coopera assim que você senta na cadeira e começa a estudar. No entanto, para conquistar a tão almejada aprovação, é imprescindível ter dedicação, comprometimento e disciplina. Então, como se concentrar nos estudos para concursos? O VIPJUS separou dicas que ajudam seu cérebro a se concentrar e ter mais foco. Contudo, lembre-se de que cada pessoa possui rendimentos diferentes, portanto, nem todas as dicas serão igualmente eficientes para todos. Confira os 5 hábitos para você adotar agora!

como se concentrar nos estudos clique aqui cursos vipjus

1- Deixe o celular fora de alcance

O primeiro passo para focar nos estudos e deixar as distrações de lado é desligar o celular ou deixá-lo num local que não te distraia. Mesmo que seja uma rápida checada, essa pequena perda de foco acaba com o “timing” da concentração nos estudos. 

Dica: não transforme o celular em vilão, mas, sim, tente usar a tecnologia como aliada ao assistir videoaulas, escutar podcasts do assunto abordado, baixar conteúdos e utilizar aplicativos que te ajudem a organizar seus estudos de uma forma personalizada.

como se concentrar nos estudos aplicativo vipjus disponivel ios android

2- Escreva, não digite

Uma forma bastante simples de memorizar conteúdos é escrever à mão. Você tem o contato novamente com o assunto abordado e cada movimento que você executa ao escrever é diferente para cada palavra. Isso faz com que as redes neurais sejam ativadas no processo, o que já não ocorre com a digitação. Para isso, faça breves resumos de matérias importantes e anote as perguntas e respostas após testar seus conhecimentos no quiz! Com certeza isso poderá te ajudar muito.

3- Ter seu espaço é importante

Dedicar um tempo e espaço para você é primordial na hora de se concentrar durante os estudos. O resto da casa pode estar até uma bagunça, mas o local dedicado para a tarefa deve ser limpo e organizado. Assim, você não tem risco de perder tempo procurando algo no meio das coisas. Outra dica é tentar estabelecer sua rotina de estudos sozinho. Mesmo que seja legal reunir amigos para estudar, você acaba entrando em assuntos aleatórios e as dúvidas continuam. Faça o teste, explique a matéria para si mesmo em voz alta. Isso ajudará bastante na memorização.

4- Use marca-texto

Assim como a escrita à mão é uma forma eficiente para você se concentrar nos estudos, o uso do marca-texto para evidenciar trechos importantes é uma boa ajuda para não perder o foco. A utilização de post-its e flashcards são ótimos para trabalhar na memorização rápida do conteúdo. Desse modo, você foge das velhas táticas de decoreba e otimiza seus resultados

5- Crie um pequeno ritual antes de estudar

Antes de você sentar na cadeira e mergulhar nos estudos, crie um pequeno ritual, como pegar um copo d’água, fazer alongamentos ou escutar uma música. Isso faz com que o cérebro entenda que está na hora de estudar, o que facilita na hora de se concentrar. E não esqueça de sempre fazer pausas breves para descanso – seu corpo e mente necessitam de equilíbrio.

Nessa toada de ideias, para facilitar ainda mais sua concentração durante os estudos, o VIPJUS oferece um método de estudos personalizado, voltado para cada uma das principais carreiras jurídicas, sempre se adaptando às suas peculiaridades. Para conhecer melhor o método personalizado que o VIPJUS oferece, faça o download gratuito do Guia completo VIPJUS, com uma amostra grátis de cada ferramenta. 

#BÔNUS: MÉTODO POMODORO

como se concentrar nos estudos metodo pomodoro

Desenvolvido em 1988 pelo italiano Francisco Cirillo, o método Pomodoro foi criado para gerenciar o tempo para aqueles que não conseguem organizar suas atividades. Sua tradução significa tomate em italiano e sua técnica inteira dura apenas duas horas. 

Primeiro, você realiza uma atividade durante 25 minutos e descansa 5 minutos. Continua realizando-a sucessivamente até completar as duas horas. Concluindo a tarefa ou não, você deve descansar 5 minutos. Para cronometrar cada pomodori (equivalente a 30 minutos), você pode usar o timer ou despertador do seu celular e um bloco de notas para anotar suas atividades a serem realizadas. Essa técnica reforça sua determinação em completar a tarefa, te mantém motivado e alivia sua ansiedade. 

Está mais focado nos estudos depois dessas dicas? Compartilhe conosco se alguns desses hábitos fizeram a diferença na hora de se concentrar nos estudos!

 

Leia mais: Direito Ambiental: conheça seus principais conceitos

About The Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos

Newsletter

Share This