3 dicas de como revisar o conteúdo estudado para concurso público

3 dicas de como revisar o conteúdo estudado para concurso público

Sem dúvidas, a revisão é uma excelente forma de fixar o conteúdo estudado. Porém, com tanta informação dos editais de concursos públicos, restam dúvidas de como fazê-la corretamente. Saiba como revisar para concurso com 3 técnicas infalíveis no texto abaixo

 

Para quem é concurseiro, é sabido que estudar leva muito tempo e não costuma ser um processo que traz resultados a curto prazo. E é claro que, quanto mais informações você conseguir guardar “vivas” em sua memória, melhor será sua chance de ser aprovado.

Além de toda a adequação necessária na sua rotina de estudos e de muitas horas dedicadas aos livros, videoaulas e simulados, o resultado da aprovação só será possível com uma boa revisão.

Leia mais

 

Porém, você sabe a importância que a revisão trará para a sua aprovação? Ou mesmo, como revisar o conteúdo estudado de forma correta e eficiente? 

Neste artigo, iremos justamente te explicar o porquê da prática ser muito importante e até decisiva. Ainda iremos lhe dar 3 dicas para revisar de forma simples e efetiva.

 

Por que revisar o conteúdo irá ajudar na minha aprovação?

Como você viu, os concursos públicos cobram muitas informações, principalmente doutrina, legislação e súmulas. E como absorver, guardar e fixar tudo isso na memória? Sem mencionar que os editais cada vez mais exigem que o candidato não somente conheça bem o conteúdo, mas saiba se expressar corretamente durante a etapa de prova discursiva e oral.

Por mais que você pense que não é importante ou que não dará tempo, nunca deixe de fazer a revisão. Não basta apenas aprender e estudar o conteúdo, mas manter as informações fixas na memória até o dia da prova.

Se você não tornar o ato de revisar um hábito, você vai acabar esquecendo no médio prazo. 

Leia mais

 

Como revisar o conteúdo para concurso em 3 passos

Para que você tenha um melhor aproveitamento nos seus estudos, separamos 3 dicas que serão muito úteis nesse momento. Continue acompanhando para saber como revisar o conteúdo estudado. Vamos lá!

 

1. Releia minuciosamente trechos importantes do conteúdo

A revisão deve ser curta e rápida. Você não precisar reler o conteúdo inteiro novamente, mas sim reler trechos importantes.

À medida em que você for revisando o mesmo conteúdo várias vezes, você acaba se familiarizando com a matéria e sua fixação acontece naturalmente.

A memorização do conteúdo vai depender, inicialmente, da qualidade com que inicialmente estudou o tema, mas, num segundo momento, também do quanto você o revisou. 

Isso porque a revisão é o que mantém o conhecimento sólido e possibilita que você identifique as suas principais dificuldades, que é o primeiro passo para melhorá-las. 

2. Faça boas e breves anotações

Se entender por fazer resumos, aponte os principais pontos de forma objetiva. Destaque também os principais trechos e citações do material que está estudando ou ainda encontre outra maneira de anotar o que achar necessário.

Aproveite também e faça esquemas com palavras-chave que remetam a algum conceito ou conteúdo importante.

O mais importante é que, no fim, você faça uma compilação de tudo isso e produza um bom resumo de todo o conteúdo. É esse resumo que você estudará na sua revisão. O material original só deve ser consultado em caso de dúvida. Caso contrário, você perderá muito tempo.

3. Resolva os exercícios sobre o conteúdo estudado

Faça e refaça vários exercícios com base na banca do concurso desejado. Torne isso uma meta diária e semanal. Este é um dos recursos mais valiosos para alavancar a sua preparação!

Procure questões de apostilas, de concursos jurídicos anteriores, de provas elaboradas e também questões feitas por professores de cursos preparatórios, como os do VIPJUS. 

É muito importante fazer uma grande quantidade de exercícios de diversas fontes. Assim, é possível testar os seus conhecimentos, praticar para a prova e diagnosticar as suas principais dificuldades. 

Analise quais questões você mais erra e volte a revisar esse conteúdo até conseguir fixá-lo.

 

VIPJUS  – REVISÃO ESPECIAL 1 FASE

Se você estiver prestando concursos para Magistratura, Ministério Público Estadual ou ambos, saiba que o VIPJUS oferece exclusivamente aos seus alunos um curso voltado à Revisão Especial – 1ª Fase Magistratura e Ministério Público Estaduais.

Ele foi criado para aprimorar, justamente, o desempenho dos concurseiros na prova objetiva. O curso disponibiliza semanalmente:

• cronogramas de estudo, com apontamentos de temas de doutrina e artigos de lei;
• simulados objetivos com correções completas;
• fichas de jurisprudência;
• 2 feedbacks ao vivo e online de professores VIPJUS;
• material de apoio em PDF atualizado (mais de 4.000 páginas);
• painel interativo de dúvida 24 horas/dia.

Clique no banner abaixo para mais informações:

banner revisao especial vipjus

 

Vamos relembrar as dicas?

1. Revisar é muito importante para fixar e manter viva as informações na memória.
2. A revisão deve ser curta e rápida. Dessa forma, ao reler novamente o material, destaque apenas os trechos mais importantes.
3. Uma boa revisão também engloba a parte prática. Resolva questões objetivas e dissertativas, faça simulados de provas anteriores da mesma banca que prestará o concurso.
4. Nunca se esqueça de analisar os pontos que possui mais dificuldade. O ato de revisar te ajuda a melhorar o seu desempenho, reforçando o tema estudado.

Depois de aprender e estudar todo o programa que será cobrado no concurso, coloque em prática o passo a passo para revisar o conteúdo estudado e finalize a sua preparação. 

Lembre-se ainda de que outras questões, como boa alimentação, prática de exercícios e quantidade adequada de sono, também são muito importantes para um bom desempenho na prova. Não se esqueça de compartilhar o texto com seu colega que também estuda para concurso!

banner contendo benefícios dos alunos VIPJUS

 

Leia mais: Concurso público: dicas de estudos para 4 carreiras do direito

About The Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

simulados ministério público e magistratura

Siga-nos

Newsletter

Share This