Como revisar a matéria de maneira eficaz para concursos públicos

Como revisar a matéria de maneira eficaz para concursos públicos

É importante destacar que cada estudante é único. Assim, existem métodos de revisão que funcionam mais para alguns do que para outros

 

As revisões periódicas são uma prática essencial para qualquer concurseiro que deseja obter a tão sonhada vaga. Afinal de contas, ela é responsável por consolidar o conteúdo na memória de longo prazo para que seja recuperado com mais facilidade durante a realização da prova. 

Quando estamos falando em concursos de alto nível, como são aqueles da carreira jurídica, revisar o material se torna ainda mais essencial para que você esteja um passo à frente do seu concorrente. 

E nesse ponto surge uma dúvida, que é muito comum tanto para concurseiros iniciantes como àqueles com mais experiência: como conciliar o estudo de um edital enorme com a leitura de PDFs e capítulos de livros, videoaulas, podcasts e ainda conseguir revisar o que foi visto a tempo da prova? Seria isso possível?

Como você verá, isso não apenas é factível como essencial para quem busca encontrar o nome na lista de aprovados. A seguir, nós detalharemos tudo o que você precisa saber sobre como revisar o conteúdo para as provas de concursos públicos.

 

Revisando para concursos

É importante destacar que cada estudante é único. Assim, existem métodos de revisão que funcionam mais para alguns do que para outros. De todo modo, quanto mais maneiras você encontrar para revisar a matéria do concurso, mais chances terá de realmente aprendê-la, ao invés de apenas memorizá-la. 

CONHEÇA NOSSO MÉTODO DE ESTUDO VIPJUS

Estude de maneira inteligente

Para revisar, é importante que, em primeiro lugar, você tenha o que revisar. Rever uma videoaula inteira ou reler o capítulo de um livro não é algo producente, pois demanda um tempo e esforço muito grande. Por isso, no momento em que você começar a estudar, é importante pensar no tipo de material que irá produzir para revisar posteriormente. E aqui as opções são inúmeras.

Por exemplo, você pode tomar notas em um caderno ou em um bloco de notas virtual enquanto assiste a uma aula online. Também é possível criar perguntas para converter posteriormente em um baralho (as famosas “flashs cards”). 

No caso de um livro, o mais comum é grifar as passagens mais importantes, mas tenha cuidado para grifar apenas o que é relevante, caso contrário sua revisão perderá o foco. 

Você também pode gravar em seu celular os trechos mais importantes do livro para escutar posteriormente. 

 

Faça simulados

Os simulados são uma excelente forma de medir seus conhecimentos e seu nível de preparação para a prova. Além disso, eles permitem que você descubra quais são os conteúdos para os quais sua preparação não está satisfatória. 

Com o conhecimento obtido por meio da realização dos simulados, você consegue direcionar sua revisão para as matérias das quais ainda não tem o completo domínio, diminuindo a lacuna de seus conhecimentos em determinada área do edital.

Contudo, para que isso funcione, é necessário realizar simulados com certa periodicidade. 

 

Mapas mentais

Você certamente já ouviu falar em mapas mentais. E não é por menos: eles são uma ferramenta valiosa de organização das informações e tópicos mais importantes de determinado tema. 

Apenas não queira colocar mais informações do que o necessário. Um mapa mental é conciso por natureza, já que contempla os pontos-chave da matéria. Por isso, são muito indicados para você revisar a matéria às vésperas da prova, quando não há tempo para revisões mais extensas.

Outras dicas para revisão de conteúdo para concursos:

      • Antes de começar a estudar uma matéria, aproveite para revisar suas últimas notas. É algo que não irá tomar muito do seu tempo e fará uma grande diferença;
      • Ainda sobre a periodicidade das revisões, reserve um tempo semanal e mensal para focar nas revisões;
      • Escreva e destaque palavras-chave em suas notas e páginas de livros; ou seja, termos concisos que o ajudem a lembrar-se do assunto de determinado material utilizado para o estudo;
      • Leia em voz alta suas notações, pois isso também ajuda na retenção do conteúdo;
      • Faça conexões entre as informações que você já sabe e aquelas que acaba de aprender. No âmbito do direito, isso é mais fácil quando temos uma base sólida em Direito Constitucional, uma vez que ele está no topo da ordenação jurídica brasileira;
      • Transmita seu conhecimento! Essa é uma das melhores maneiras não apenas de revisar o que sabemos, mas, também, de consolidar esse conhecimento. Busque explicar para seus colegas algo que aprendeu recentemente e achou interessante. Elaborar esse conhecimento com suas próprias palavras é essencial para que você não mais o esqueça. Como alternativa, você pode explicar para você mesmo o que acabou de ler em um livro ou viu em uma aula.

 

– LEIA TAMBÉM: COMEÇANDO A ESTUDAR PARA CONCURSOS PÚBLICOS DO ZERO? VEJA ALGUMAS COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER!

 

Método de Estudo Vipjus: estudar para concursos jurídicos com quem realmente entende

Estudar para um concurso de alto nível é algo que demanda muita energia por parte do candidato. 

Muitas vezes, alunos com excelente potencial gastam grande parte de sua energia e dinheiro em métodos de estudo que não contemplam as reais necessidades de aprovação para um concurso top de linha, como é o caso, por exemplo, dos concursos para Magistratura Estadual ou Ministério Público Estadual.

Além disso, cursos padronizados acabam não levando em conta as particularidades de cada aluno, o que também se torna um empecilho no momento dos estudos e da aprovação.

Por isso, o Vipjus desenvolveu um método de estudo eficaz, 100% personalizado, de acordo com as suas necessidades.

Entre outros materiais que irão auxiliar na sua aprovação e revisão da matéria, estão:

      • Fichas de estudo: contêm 10 dicas especiais de cada matéria, disponibilizadas semanalmente e que, ao final, contemplam mais de 2.500 dicas, formando um excelente material de estudo;
      • Resumo em PDF: material completo disponibilizado para o aluno contendo tudo o que precisa ser estudado. O concurseiro não precisará comprar dez livros para estudar; afinal, o Vipjus já faz tudo isso num só material para o aluno, de forma resumida e esquematizada, o que facilita muito no momento da revisão.

banner imagem escrito: 10 atitudes infalíveis para um estudo organizado e produtivo

Além disso, aqui você conta com simulados regulares. Nós abordamos, neste texto, a relevância do simulados para deixá-lo mais preparado para enfrentar a prova de um concurso jurídico.

Aos finais de semana, são aplicados simulados para todos os alunos VIPJUS, com o objetivo de averiguar a absorção e o aprendizado individual após a conclusão do estudo dos pontos abordados no cronograma semanal. 

Os simulados regulares se dividem em 3 grupos: (i) simulados objetivos; (ii) simulados dissertativos e (iii) simulados específicos.

Simulados objetivos – 40 questões objetivas abordando os assuntos de todas as disciplinas estudadas na semana, acompanhadas de gabarito integralmente comentado. Tais simulados são acompanhados, ainda, de gráficos de desempenho individual e comparativos com os demais alunos.

Simulados dissertativos – 5 questões dissertativas, abordando os assuntos estudados durante a semana, acompanhadas de correção personalizada e de gabarito integralmente comentado.

Simulados específicos – 20 questões objetivas extras, exclusivamente relacionadas às disciplinas que possuir maior dificuldade, a fim de que possamos reforçar o seu aprendizado, sanar as falhas e emprestar maior segurança ao enfrentamento delas em provas de concursos públicos.

Aproveite para conhecer nossa página de cursos para concursos jurídicos e fique, você também, mais perto da aprovação.

 

 

– LEIA TAMBÉM: SIMULADOS PARA CONCURSOS JURÍDICOS: DESCUBRA POR QUE ELES SÃO ESSENCIAIS NA SUA PREPARAÇÃO

– LEIA TAMBÉM: COMO APRIMORAR SUA HABILIDADE DE INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS PARA CONCURSOS?

About The Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos

Newsletter

Share This