Como planejar um cronograma de estudos para concursos em 2018?

Como planejar um cronograma de estudos para concursos em 2018?

Estudar para um concurso público requer esforço e dedicação por parte dos candidatos. Afinal, em certames jurídicos, a concorrência tende a ser grande e ter um cronograma de estudos estruturado pode fazer a diferença no dia da prova.

No entanto, algo que prejudica boa parte dos estudantes é a falta de organização e de foco no que realmente importa. A atenção ao conteúdo deve ser um ponto essencial na vida de qualquer concurseiro que pretende conquistar uma vaga.

Sendo assim, para que você consiga desempenhar um bom papel, estar entre os classificados e ser muito bem-sucedido em 2018 — depois de uma árdua trajetória de estudos —, preparamos um passo a passo de como deve ser o seu planejamento. Continue lendo e confira!

Defina prioridades nos temas estudados

Antes de qualquer inscrição em algum concurso, é fundamental identificar quais são os temas que mais caem nas provas e, consequentemente, ter maior foco nessas disciplinas, pois elas serão primordiais para conseguir pontos valiosos. Organize-se de uma forma que possa compreender as matérias, mesmo que tenha alguma de que você não goste. A dedicação será peça-chave para obter um bom resultado no dia do exame.

Faça uma planilha de horários

Não basta apenas ter as ideias e não colocá-las em prática. Por isso, todo e qualquer planejamento de matérias que fizer precisa ser devidamente organizado em planilhas para que você tenha uma direção exata do que pretende estudar e quando.

É imprescindível que você escolha quantas horas por dia pretende focar nos estudos, respeitando eventual horário de trabalho e etc. Depois da planilha pronta, identifique momentos vagos e preencha com alguma atividade para revisar o que está absorvendo de conteúdo — o trecho da sua casa até o trabalho é uma boa oportunidade para fazer isso, por exemplo.

Organize sua rotina diária

Definidas as prioridades e elaborada uma planilha de horários disponíveis para estudar, chega o momento de organizar qual será a sua rotina. Essa é uma parte decisiva na vida de muitos candidatos, pois, se seguida à risca, uma rotina bem planejada facilita na preparação para qualquer concurso concorrido.

Existe tempo para tudo: numa conta rápida, você pode observar que uma semana tem 168 horas. Subtraindo disso o tempo para dormir (8 horas por dia é a recomendação da maioria dos médicos) e uma carga horária de trabalho de 40 horas semanais, os candidatos ainda possuem 72 horas na semana para focar nos estudos e no lazer.

Evite as distrações

No momento em que estiver estudando, esqueça as redes sociais e os aplicativos de mensagens, porque eles podem ser grandes vilões para a sua concentração nas matérias. Dentro do seu cronograma de estudos, você deve separar os horários exatos para cada situação.

É importante também escolher um ambiente que ofereça o sossego necessário para compreender algum conteúdo que exija mais da sua mente. Quando isso não for possível, prefira apenas revisar algo que já tenha visto.

Estabeleça um ciclo de estudos

Você precisa cumprir os prazos e horários estipulados para cada matéria, mas como isso funciona? Caso tenha que realizar outras tarefas inadiáveis naquele período de estudos, anote quanto tempo ficou faltando e, na próxima vez, retome de onde parou.

Sendo assim, determine, pelo menos, cinco matérias para compor o primeiro ciclo de estudos e defina o tempo que dedicará a cada uma delas. A partir do momento em que estiver mais confiante nas disciplinas básicas, será bem mais fácil acrescentar informações complementares à sua rotina.

Por fim, saiba que toda preparação eficiente deve vir acompanhada de uma boa alimentação, de exercícios físicos e de pausas regulares, pois eles ajudarão você a memorizar melhor o conteúdo e a obter motivação para seu cronograma de estudos.

Então, gostou deste post? Aproveite, assine nossa newsletter e receba novidades e conteúdos relevantes sobre concursos para a área de Direito diretamente no seu e-mail. Bons estudos!

About The Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos

Newsletter

Share This