Como otimizar o tempo de estudos para concursos?

Como otimizar o tempo de estudos para concursos?

Estabilidade financeira e um bom salário. Essas são algumas das motivações que milhares de pessoas têm ao buscar a aprovação em um concurso público.

Porém, até chegar lá, pouca gente consegue otimizar o tempo para estudar para concurso de forma eficiente. Você já passou por dificuldades ao fazer isso, certo?

Mas, então, como é possível fazer com que o suas horas sejam utilizadas da melhor maneira possível? Acompanhe este texto e conheça 4 dicas para estudar melhor e fazer do tempo um aliado para os estudos.

1. Separe o material de estudos antecipadamente

Está na hora de estudar. Espaço silencioso, cadeira confortável, um bom tempo para se dedicar.

Mas ainda falta escolher o material para os estudos do dia. Essa situação pode comprometer muito a sua produtividade. Afinal, procurar livros na prateleira, separar conteúdo no computador ou encontrá-lo em uma biblioteca exige tempo.

Quem busca otimizar seus estudos para concurso público precisa separar antecipadamente o material.

Por exemplo: se você costuma estudar durante o dia, estipule um tempo à noite para separar o conteúdo para a manhã seguinte.

É interessante, também, dedicar alguns minutos para realizar esse processo nos fins de semana. Assim, você já terá material pré-selecionado para os próximos dias.

2. Comece a valorizar mais o tempos livre

O concurso público já está com data marcada. Até lá, cada minuto conta. Então, é preciso ir além daquelas horas reservadas aos estudos.

Em outras palavras, aproveitar melhor seus horários do dia e priorizar ao máximo os estudos é uma estratégia que otimiza bastante o tempo.

Sendo assim, se você trabalha, aproveite melhor seus intervalos. Durante o almoço, você pode tirar alguns minutos para rever o que aprendeu no dia anterior.

Também vale a pena usar o tempo no trânsito para fazer revisões, escutar áudios e organizar a rotina.

3. Intercale disciplinas diferentes

Você costuma terminar todo o conteúdo de uma disciplina para, somente depois, começar outra? O motivo disso é que você tende a ficar entediado com mais facilidade.

Quando o tema é monótono, a consequência é que não há estímulo, e isso pode atrasar as tarefas.

Uma saída para isso é estudar disciplinas intercaladas. Dedique um tempo para uma disciplina e depois parta para outra.

Você pode voltar à matéria inicial. No entanto, as disciplinas têm que ser distintas. Isso melhora o seu nível de assimilação dos conteúdos estudados e otimiza esse processo.

4. Escolha um lugar tranquilo para estudar

Estar em um ambiente barulhento, cheio de pessoas conversando e distrações à vontade vai consumir bastante do seu tempo de estudos.

Isso porque a falta de concentração nesse tipo de ambiente compromete as horas de estudo e, inclusive, as de descanso.

Para evitar isso, procure um lugar silencioso. Se for estudar na sua própria residência, use seu quarto ou separe outro cômodo onde você possa ficar sem a interferência dos familiares.

Nesse caso, é fundamental conversar com eles para que respeitem o seu lugar de estudo. Fale sobre a importância de manter uma comunicação objetiva para evitar interrupções desnecessárias.

Essas foram algumas dicas para aproveitar melhor o tempo para estudar para concurso. Uma última dica: durante os estudos, desligue os aparelhos eletrônicos. Não deixe que redes sociais e notificações de grupos de família e amigos no celular roubem seu tempo!

Gostou dessas informações? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro de outros assuntos! 

 

 

 

 

About The Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos

Pré-reserva VIPJUS

Newsletter

Share This