COMO LER E MEMORIZAR A LEGISLAÇÃO DE MANEIRA EFICAZ PARA CONCURSOS PÚBLICOS?

COMO LER E MEMORIZAR A LEGISLAÇÃO DE MANEIRA EFICAZ PARA CONCURSOS PÚBLICOS?

Ao identificar um artigo ou lei que gere confusão ou não pareça lógico, tente entendê-lo melhor antes de prosseguir!

Quando se fala em memorização, automaticamente pode vir à mente a “decoreba”. No entanto, elas não são a mesma coisa. Um dos mitos da memorização é que você deve ler, ler e reler até decorar alguma informação, o que é completamente equivocado, uma vez que, depois de usada tal informação, ela pode se perder da sua mente.

Portanto, quando estiver se preparando para um concurso público, além das demais matérias, tenha atenção especial à legislação. Por ser um conjunto de leis, muitas vezes de difícil compreensão, técnicas para memorizá-la serão muito bem-vindas.

Pensando nisso, trouxemos aqui algumas dicas que vão te ajudar a passar por esse momento um tanto mais complicado e estar cem por cento pronto para realizar a prova!

 

  1. Leia o edital

Pode soar óbvio, mas prestar atenção no edital impede que o concurseiro tenha surpresas inesperadas durante a aplicação da prova. Não se resuma aos requisitos do cargo e ao valor da remuneração…leia tudo!

Afinal, o edital contém as informações imprescindíveis, como o conteúdo a ser exigido no certame e, mais importante ainda, a legislação relacionada a ele. É aqui que você precisa focar.

Separe o conjunto de leis, regimentos e códigos que serão cobrados no certame e se organize para estudá-los até a data da prova.

 

  1. Organize seus estudos

Já demos algumas dicas de como otimizar os seus estudos e elas cabem aqui perfeitamente. Ter um cronograma com horários determinados para estudos é essencial para tirar o melhor proveito da aprendizagem.

Reserve um momento, de preferência quando estiver descansado, pois é aconselhável estudar o texto da legislação num momento de total atenção por se tratar de algo mais complexo e abstrato.

 

Leia também:  CONHEÇA AS 7 METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM MAIS EFICAZES E SAIBA COMO ESTUDAR MELHOR

 

  1. Analise provas anteriores

Essa é uma ótima oportunidade de treinar seu conhecimento acerca da legislação que está estudando. Analise as questões, os temas abordados e como são distribuídos na prova. Marque artigos relacionados à lei e outros que tenham a ver com ela.

Será perceptível no momento em que passar a responder essas questões, como a cobrança da banca pode ser feita. Por exemplo, pode ser cobrada a literalidade de uma lei ou a aplicabilidade dela, parcial ou integralmente, bem como será possível saber quais os assuntos de preferência da sua banca examinadora e os artigos legais ligados a eles.

Preencha o formulário abaixo, faça o nosso simulado grátis e teste seus conhecimentos!

 

  1. Leia artigos e pare até entender melhor o que não soa lógico

A depender do cargo pretendido, alguns conteúdos serão mais importantes durante o certame. Portanto, marque artigos citados em provas anteriores com o intuído de encontrar o caminho certo e complemente as suas próprias pesquisas.

Ao identificar um artigo ou lei que gere confusão ou não pareça lógico, tente entendê-lo melhor antes de prosseguir. Fique atento à sua aplicação, uma vez que pode te ajudar a não cair em “pegadinhas”.

 

DICAS DE MEMORIZAÇÃO PARA CONCURSOS

muher de óculos sentada com um livro na mão e olhando para o lado pensativa

O cérebro não é uma máquina, ou seja, sua capacidade de memória não é infinita. Porém, para conservá-lo em um bom estado de assimilação e memorização, é preciso mantê-lo sempre bem exercitado.

Nas técnicas de memorização abaixo você verá como é possível ler e memorizar tudo o que você estuda:

  • Evite decorar. Vale ressaltar que essa técnica nada mais é do que uma reprodução inconsciente e automática daquilo que deseja.
  • Elabore resumos, mapas mentais e marcações, pois ajudam a assimilar informações.
  • Reflita, faça conexões e explique o que aprendeu para si mesmo ou para um amigo – vale até para “uma plateia invisível”.
  • Faça associações. Use temas já conhecidos, imagens e ou objetos para associar com os novos aprendizados. Essa é uma técnica de como memorizar melhor as novas informações.
  • Revise – uma das coisas mais importantes. É preciso sempre estar revisitando o material que você tem aprendido. Estabeleça um tempo não muito longo nem muito curto entre uma leitura/treino e outra/o a fim de manter o assunto fresco.

Essas dicas servem tanto para a memorização de legislações, quanto para outras matérias. Portanto, não deixe de segui-las para alcançar o seu objetivo!

 

CURSO PARA CONCURSOS PÚBLICOS

Outra forma de estar completamente preparado para prestar um concurso público, é buscando ajuda de um bom curso preparatório. Na hora de escolher o melhor curso preparatório, considere o conhecimento dos professores, os métodos de ensino e o material oferecido.

Aqui no VIPJUS temos um método com uma gama de possibilidades para tirar o melhor proveito do aprendizado e do próprio aluno. Com cronogramas, simulados, correções personalizadas e muito mais, buscamos imprimir ritmo, disciplina e compromisso com o intuito de alcançar o seu melhor resultado.

Quer saber mais? Confira no nosso site!

E não se esqueça de deixar um comentário com suas dúvidas ou sugestões!

banner imagem escrito: 10 atitudes infalíveis para um estudo organizado e produtivo

 

Leia também: GUIA DO CONCURSO PÚBLICO: 10 ATITUDES INFALÍVEIS PARA OS SEUS ESTUDOS
Leia também: COMO ESTUDAR PARA CONCURSO: GUIA COMPLETO PARA SER APROVADO

About The Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

simulados ministério público e magistratura

Siga-nos

Newsletter

Share This