Como funciona o simulado de prova oral em cursos online?

Como funciona o simulado de prova oral em cursos online?

Candidatos a cargos públicos de alto padrão, na área jurídica, que optam por cursos preparatórios online têm uma certa dificuldade em realizar um simulado de prova oral para se prepararem para as provas.

A prova oral é uma das etapas eliminatórias dos concursos, temida aos aspirantes a juízes, promotores, procuradores, delegados e advogados públicos — e a mais complicada de encontrar ferramentas de qualidade para o treino.  

Normalmente são feitas algumas perguntas ou é solicitado que a pessoa articule sobre um assunto pertinente ao cargo almejado. Apesar de parecer simples, essa etapa exige estudo e preparo psicológico, pois, além da banca examinadora julgar o domínio do conteúdo, o comportamento do candidato também é avaliado.

Se você está focado em ocupar a elite dos cargos públicos brasileiros, acompanhe nosso post e prepare-se para essa etapa decisiva da prova. Vamos lá!

O curso preparatório personalizado

Procure um curso preparatório personalizado para estudar para a prova oral. Fazer um curso online é muito vantajoso, pois você pode estudar no horário em que apresenta um maior rendimento, de acordo com o seu perfil, respeitando os limites do seu corpo.

É totalmente possível e vantajoso fazer um bom curso online, mesmo para a prova oral.  Além dos possíveis conteúdos a serem cobrados pela banca examinadora, você aprenderá as técnicas para controlar a ansiedade, construir as respostas de forma adequada, postura correta e, claro, alguns macetes, caso o famoso “branco” dê as caras na hora “h”.

É essencial que o curso escolhido disponibilize simulados, pois, por meio deles, você terá uma noção mais próxima da realidade do quanto você está preparado para a prova.

A importância dos simulados de provas orais

Fixação teórica, gerenciamento do tempo, conhecer o estilo da prova: essas são apenas algumas das vantagens de se resolver os simulados.

Fazer um simulado de prova oral permite colocar em prática o conteúdo teórico aprendido no curso preparatório e, também, as técnicas de oralidade das respostas.

Além do candidato reforçar o conteúdo estudado, ele estará treinado para responder às questões de forma oral e será avaliado por um profissional tão exigente quanto à banca examinadora. Dessa forma, ele poderá se preparar de forma eficiente, pois terá conhecimento das suas dificuldades, além de ter tempo hábil para resolvê-las.  

O funcionamento do simulado online de prova oral

O simulado de prova oral online funciona por meio de videoconferência. Na data marcada, o candidato deve apresentar-se vestido da mesma maneira que estaria no dia da prova e posicionar a câmera do seu computador ou tablet de maneira que os avaliadores possam enxergar todo o seu corpo.

A avaliação poderá ser feita por professores que simulam perfis de examinadores diferentes ou mesmo um único professor que faça essas três simulações.

Não é avaliado apenas o conhecimento jurídico e o uso do vernáculo. Vestimenta, postura, nervosismo, capacidade de lidar com a pressão, habilidade de articulação das respostas, reação a não saber uma resposta e o desenvolvimento das orações são aspectos avaliados não apenas no simulado, mas também na hora da prova.

O aluno recebe o feedback completo ao fim do simulado e, em tempo real, saberá como foi o seu desempenho, os erros e os acertos e receberá orientações de como lidar com as dificuldades.

Convencido de que o curso preparatório personalizado é a melhor forma de estudar para os concursos? Então entre em contato conosco e saiba mais sobre o simulado de prova oral.

About The Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos

Newsletter

Share This