Como estudar para concurso: guia completo para ser aprovado

Como estudar para concurso: guia completo para ser aprovado

Ainda sente dúvidas sobre qual matéria priorizar, do que fazer após o edital do concurso almejado ser publicado ou mesmo possui dificuldades quanto às técnicas de estudo? Entender como utilizá-las poderá otimizar ainda mais sua preparação; leia a matéria abaixo para saber mais

 

É concurseiro de primeira viagem e ainda não sabe como e por onde começar a estudar para concurso? Fica perdido ao tentar decidir quais matérias priorizar, sem mencionar na quantidade de horas que é preciso estudar por dia?

Isso acontece, porque a rotina de quem estuda para concurso público é repleta de desafios. Para quem deseja ser aprovado em um bom concurso público, seja como Juiz de Direito, Defensor Público, Promotor de Justiça ou como Delegado de Polícia, é necessário ter muita dedicação e disciplina para criar um planejamento de estudos sólido e eficaz.

No entanto, isso é somente a ponta do iceberg. São inúmeras etapas que você precisa seguir para, então, alcançar a aprovação. E devemos mencionar também que um bom método de estudo faz toda a diferença.

Preparamos uma seleção com os principais pontos que você PRECISA saber para estudar para concurso da forma correta e eficiente. Para que você não perca nenhum detalhe, organizamos este artigo da seguinte forma:

O que fazer depois que o edital do concurso é publicado?
Defina os seus objetivos e estratégias de estudo
Tenha disciplina para estudar para o concurso
Conheça o método VIPJUS e veja como ele pode te auxiliar na sua preparação

 

O que fazer depois que o edital do concurso é publicado?

Ler atentamente 

Parece óbvio e simples, mas é uma das medidas que vários concurseiros acabam deixando de lado. A primeira coisa que você deve fazer é ler atentamente o edital

Examine item por item, grife os parágrafos mais importantes, atente-se à data de inscrição, local da prova e fases do certame, bem como aos documentos necessários para o dia da prova e etc. As principais informações e regras para que você consiga realizar a prova estão no edital. 

O importante aqui é não perder os prazos!

Dica: faça a inscrição logo que ela abrir. Assim, elimina-se uma preocupação extra e pode-se dar um gás a mais nessa fase final de preparação à tão sonhada prova.

Preveja o que pode cair na prova

Para ter noção do que normalmente cai nos certames, você DEVE consultar editais de concursos anteriores. Vamos dar um exemplo: concursos para a carreira de Juiz contam com 14 disciplinas base e, nas provas para o cargo de Delegado de Polícia, cinco matérias são de estudo essencial. 

Caso você deseje ser aprovado, é imprescindível o estudo e conhecimento desses detalhes. Com isso, você também consegue ponderar a relevâncias das disciplinas nos últimos concursos.

Logo, você não deve investir o mesmo tempo em uma disciplina sem essa análise prévia. Sempre procure adotar um planejamento de estudos que contenha materiais atualizados.

E se quer saber quais os temas de grande probabilidade de serem exigidos, vale dar uma olhada no perfil do seu examinador, suas preferências, artigos publicados, assim como nas provas objetivas anteriores.

 

Defina os seus objetivos e estratégias de estudo

Defina um objetivo

Se você escolheu se dedicar e estudar para um concurso público pela estabilidade financeira, por ser um sonho de criança ou para atuar naquilo que acredita, isso já é o seu objetivo. 

Quando você estuda sem objetivos, você não sabe para onde está indo. Um objetivo definido te ajudará a ter mais foco. Concentrando suas energias em uma única meta, suas chances também aumentam. Não desanime e foque no resultado que a sua aprovação trará para a sua vida.

Coloque em prática:

1. Pense no cargo que deseja e defina um objetivo;
2. Escreva o objetivo em uma folha ou mesmo como lembrete, podendo até ser no bloco de notas do celular. Isso ajudará a mantê-lo em evidência;
3. Mantenha o foco no edital do concurso que pretende prestar com o objetivo firme e alinhado.

Defina um cronograma de estudos

Ter em mãos um cronograma organizado é uma das nossas principais dicas, porque ela estimula você a estudar  com disciplina e foco, sem que saia da “linha”. 

Por isso, separe todos os conteúdos que você precisará estudar até o dia da prova, ordenando e priorizando os que você possui mais dificuldade. 

Um bom cronograma também lhe permite enxergar as tarefas realizadas e as que faltam ser cumpridas, auxiliando na organização da sua rotina como um todo. Seguindo essa tendência, você irá visualizar o seu próprio progresso e continuará seguindo em frente com vontade e foco.

Caso você não tenha condições de dedicar mais de cinco horas de estudo por dia e sua rotina seja agitada, principalmente por conta de seu trabalho, saiba que o cronograma é uma forma de você não se perder nos compromissos diários.

 

 

Use técnicas de memorização

Uma das melhores formas de memorizar o que você está aprendendo é fazer questões acerca dos temas estudados. Você tem contato novamente com o assunto abordado e  a cada resposta correta, melhor a fixação do assunto.

Outra técnica para não perder o foco e evidenciar trechos importantes do conteúdo é o uso de marca-textos. Tenha em mente que o objetivo do grifo é de proporcionar um retorno mais fácil durante a consulta. 

O uso de post its e flashcards também são ótimas ferramentas para memorização de conteúdo. Você acaba “fugindo” da velha fórmula de decoreba e ainda otimiza os seus resultados.

 

Tenha disciplina para estudar para o concurso

Estabeleça metas diárias

Lembre-se: estudar para concurso público, ainda mais na área de Direito, é um projeto a médio/longo prazo. Por conta disso, você pode avaliar o seu desempenho durante a preparação ao estipular metas diárias.

Determinar o número de páginas lidas por dia, exercícios resolvidos, disciplinas estudadas, simulados feitos e etc permitem que você evolua gradativamente.

Ao definir os afazeres do dia, você também evita sobrecarga. Com a possibilidade de dividir o conteúdo de forma proporcional e priorizando aquelas que merecem mais atenção, segundo os itens do edital desejado, você conseguirá estudar tudo o que precisa e ainda se sentirá mais preparado que os concorrentes.

Evite distrações

Adote certos hábitos para se concentrar ainda mais nos estudos mesmo com tantas distrações ao redor.

O primeiro passo de tudo é se desfazer do aparelho celular. Desligue-o ou deixe-o em um local que não te distraia. Um simples “bipe” de alguma notificação, mesmo que seja rápida, faz com que você perca o foco e o timing da concentração de estudos.

Como o celular se tornou algo similar a um membro de nosso corpo, a dica é não transformá-lo em vilão, e sim como aliado. As facilidades da era digital podem ser ótimas companheiras nos estudos.

Assista a videoaulas, escute podcasts de temas atuais e que estão sendo estudados, baixe conteúdos que você deverá estudar e utilize aplicativos que ajudem ainda mais na organização de seus estudos de forma personalizada.

habitos de concurseiros que voce precisa conhecer

Mantenha-se organizado

Ter organização é a chave para o sucesso, independente do plano de estudos. Defina, primeiramente, um local adequado para estudar

Um ambiente sem distrações, silencioso e calmo é propício para que você tenha concentração e foco total. Essas duas coisas são primordiais para conseguir absorver todo o conteúdo denso exigido nos concursos da área jurídica.

Tente manter o espaço organizado, com os materiais de fácil acesso, evitando dispersar-se enquanto está estudando.

 

Conheça o método VIPJUS para a sua preparação

alunos vipjus são destaque em concursos públicos

O processo de preparação para concursos públicos é cheio de desafios. Requer do concurseiro disciplina, organização, foco, tempo, comprometimento e seriedade, sem falar na ansiedade que o aluno tem quando o certame está cada vez mais próximo.

E um dos principais desafios para quem estuda sozinho é o de se comprometer com todas as tarefas, já que essa autogestão dos estudos pode não trazer os resultados esperados, diferente de um estudo dirigido, orientado e focado na personalização.

Qual o impacto de um método de estudos personalizado?

Uma metodologia individualizada tem um grande impacto, já que contempla as reais necessidades do aluno e considera o tempo e as especificidades de cada um, bem como as dificuldades e peculiaridades de cada objetivo. 

O método VIPJUS tem todo o conteúdo e material de apoio atualizados, o que não faz você perder tempo com assunto que já não irão cair.

Sem falar que, por meio dos cronogramas de estudos, o VIPJUS o ajudará consideravelmente a se localizar dentro dos conteúdos que são essenciais para a carreira que você tanto almeja. 

Você terá indicação inclusive das páginas para leitura por dia, bem como simulados frequentes para testar a sua absorção e várias outras ferramentas de apoio.

Retomando: como estudar para concurso?

Agora, que tal relembrarmos os principais tópicos do artigo e saber de vez como estudar para o concurso que tanto almeja?

1. Após o edital ser publicado, leia atentamente o documento e preveja o que pode cair na prova.
2. Defina um objetivo, o que te ajudará a ter mais foco.
3. Tenha em mãos um cronograma de estudos organizado, para que você estude com disciplina e foco.
4. Faça bom uso das técnicas de memorização, como resolver exercícios frequentemente, flashcards e marca-textos.
5. Estabeleça metas diárias para avaliar o seu desempenho.
6. Evite distrações como o celular.
7. Mantenha uma boa organização, como estudar em um local adequado, com materiais de fácil acesso, evitando que você se desconcentre.

Conhece outro concurseiro que iria adorar receber essas dicas? 

Então não se esqueça de compartilhar este artigo com amigos e colegas. 

Deixe um comentário abaixo se essas dicas te ajudaram. Não deixe de acompanhar o blog do VIPJUS para receber toda semana conteúdos de qualidade e novidades dos concursos mais aguardados.

 

Leia mais: Como se preparar para a prova discursiva

About The Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos

Newsletter

Share This