Aprenda como estudar direito processual penal para concursos

Aprenda como estudar direito processual penal para concursos

Sabe tudo sobre esse ramo do Direito que é cobrado em concursos públicos?

 

Concurseiros da área policial e jurídica já devem estar acostumados ao se depararem com a disciplina de Direito Processual Penal, já que ela é bastante cobrada nos editais das 4 principais carreiras do direito.

Para aqueles que estão tendo contato pela primeira vez com o assunto, é recomendável que se inicie o estudo com a leitura e memorização dos textos da lei. Comece pelo Código de Processo Penal (CPP), já que a falta de leitura da lei em si costuma ser o erro mais comum entre os candidatos.

Mas, antes de mergulhar de vez na famosa “lei seca”, devemos ter uma ideia do que já foi cobrado anteriormente em outras provas. Afinal, o estudo pode se tornar muito eficiente quando você possui o conhecimento contextual do que realmente é mais importante. Vamos lá?

O que é o Direito Processual Penal?

O Direito Processual Penal é um conjunto de ferramentas que tem por objetivo aplicar o direito penal. A apuração de infrações penais se viabiliza por meio da chamada Persecução Penal, composta por duas fases:

• Extrajudicial: inquérito policial.
• Judicial: processo penal.

Sabemos que o Estado detém o monopólio de jurisdição (dizer o Direito) e consequentemente o jus puniendi (direito abstrato de punir). Assim, se alguém cometer um ato descrito como crime, a partir desse momento, surge o direito do Estado de punir tal infrator. Porém, o Estado não poderá executar a pena imediatamente, pois deve aplicar e respeitar o processo penal para tanto.

Logo, nessa primeira fase, busca-se a comprovação da existência de tal crime e de indícios de sua autoria. Já na segunda fase, há a participação do Poder Judiciário e do Ministério Público, com a condução do processo penal em si.

Quais as diferenças entre Direito Penal e Direito Processual Penal?

Aos concurseiros iniciantes no estudo de Direito, é muito comum fazer uma pequena confusão entre os códigos penal e o código de processo penal. Saiba que a relação deles é bem estreita, já que o Direito Penal é impensável sem o Direito Processual Penal e vice-versa.

O Direito Penal se constitui pelas normas que definem os princípios jurídicos que regulam os seus institutos, as condutas criminosas e determinam as sanções a elas correspondentes. Por outro lado, o Processo Penal é o instrumento pelo qual se aplica o direito penal. 

Portanto, não há a existência de um crime sem processo, já que é por meio do Processo Penal que o Estado detém com exclusividade o direito de punir, dizendo se há crime ou não, se está provado ou não, se a prova é ou não lícita, se o autor agiu ou não em legítima defesa, se houve ou não prescrição, etc. 

Pontos principais de estudo

A primeira coisa que você deve fazer é realizar a leitura do Código de Processo Penal. Geralmente, o candidato que não lê é porque acha a atividade um tanto chata e cansativa.

Você pode até entender o significado da lei. Porém basta colocar uma palavra diferente na prova que você pode acabar errando a questão por pensar que está dentro do contexto.

Assim sendo, conhecer o texto da lei é fundamental para provas de concurso público. Leia, releia, grave a leitura em voz alta, ouça a lei quantas vezes for necessário. E, para complementar a fixação, assista a vídeos ou leia comentários sobre o assunto e resolva muitos exercícios.

Como a regra do concurso que você deseja prestar está no edital, leia o CPP com foco nos assuntos que constam nele. Dessa forma, é muito importante ter um direcionamento nos estudos. Caso contrário, você não conseguirá estudar tanta matéria ou acabará estudando pontos desnecessários.

Por meio do método de estudos VIPJUS, você tem à sua disposição um cronograma de estudos completo e específico, de modo a abordar todo o conteúdo do edital da carreira que você almeja. Além disso, todo o conteúdo e material de apoio são atualizados.

Assim você não perde tempo com temas que já não irão cair no certame ou que sofreram recente alteração legislativa ou jurisprudencial.

Pontos especiais:

Concursos para delegado: 

• Inquérito policial;
• Ação penal e suas regras;
• Regras de jurisdição, prevista no CPP;
• Prisões: temporária, preventiva e flagrante;
• Liberdade provisória.

Recapitulando: como estudar Direito Processual Penal para concursos

É fundamental ter foco e direcionamento para estudar Direito Processual Penal. Vamos relembrar alguns destaques deste artigo.

  1. Para quem está iniciando com os estudos da disciplina, comece com a leitura e memorização dos textos da lei por meio do Código de Processo Penal (CPP);
  2. Estude uma boa doutrina de direito processual penal; 
  3. Estude de acordo com que está constando no edital. Por isso, tenha à disposição um planejamento de estudos completo e específico com o método VIPJUS;
  4. Pratique seus conhecimentos resolvendo simulados e questões de certames anteriores;
  5. Fique atualizado com a jurisprudências dos tribunais superiores quanto a esse tema.

Para facilitar ainda mais seus estudos, tenha acesso ainda hoje ao guia definitivo para Concurso Público: 10 atitudes infalíveis para um estudo organizado e produtivo. Um material com dicas exclusivas para que você estude da melhor maneira possível! Baixe gratuitamente abaixo e conquiste sua aprovação!

QUERO BAIXAR MEU GUIA DE ESTUDOS

Conhece algum concurseiro que iria adorar saber essas dicas? 

Compartilhe este artigo e deixe um comentário se essas informações te ajudaram. Não deixe de acompanhar o blog do VIPJUS para receber semanalmente conteúdo de qualidade e novidades dos concursos mais aguardados.

 

Leia mais: Jurisprudência: como estudar para concursos?

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

About The Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos

Newsletter

Share This