COMO ESCOLHER UM CURSO PARA ESTUDAR PARA MAGISTRATURA ESTADUAL?

COMO ESCOLHER UM CURSO PARA ESTUDAR PARA MAGISTRATURA ESTADUAL?

O ingresso na Magistratura em primeiro grau acontece por meio de concurso público de provas e títulos, com participação obrigatória da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

Ingressar na Magistratura Estadual é um dos maiores sonhos de muitos que estudam para concurso público, ante a importância e os desafios da carreira, bem como por seu status e a boa remuneração.

Para isso, no entanto, são necessárias horas e horas de estudo, foco e preparação. Muitas vezes, concurseiros podem não conseguir sozinhos e buscam cursos preparatórios para se sentirem aptos a passar pelo processo de ingresso.

E você sabe como escolher o melhor curso? Além disso, é bom entender a importância do cargo de magistrado e encontrar um curso que te ajude a se preparar para além da prova.

 

A MAGISTRATURA

De forma geral, o magistrado leva a atribuição constitucional de administrador da justiça sob o exercício do poder judiciário. A carreira é dividida em diversas classes, que ocupam diferentes cargos com competências estabelecidas pela lei. Seja uma ocupação de forma temporária ou permanente, o magistrado pode atuar como:

  • Ministro dos Tribunais Superiores: que tem como função solucionar, de forma definitiva, casos de qualquer natureza, sendo o ápice da carreira na judicatura;
  • Desembargadores: juízes de segunda instância que julgam casos que não foram solucionados integralmente em primeira instância, tendo o poder de ratificar ou modificar as decisões tomadas pelo juiz da instância inferior;
  • Juízes de Direito: sua função é julgar os processos de forma originária, exceto casos de competência especial previstas na lei e na CF/88, com cognição plena e exauriente.

Sob o aspecto da responsabilidade, em todos os atos o magistrado está submetido à observação da legalidade, que impõe o cumprimento dos deveres específicos na sua atividade. Se tais deveres forem violados, o magistrado é submetido à disciplina administrativa dos seus órgãos de controle (tribunais locais e CNJ).

 

O CONCURSO PARA MAGISTRATURA

Para se candidatar ao cargo, é preciso possuir um diploma de nível superior em Direito, devidamente reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação). Além disso, é preciso, também, ter atuado profissionalmente por, no mínimo, três anos, o que corresponde ao período de atividade prática jurídica privativa do bacharel em Direito exigido pela CF/88.

O ingresso na Magistratura em primeiro grau acontece por meio de concurso público de provas e títulos, com participação obrigatória da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

O mesmo tipo de concurso não se aplica à investidura na jurisdição eleitoral, uma vez que esta se dá de forma acumulativa e possui um rito específico.

 

Passei no concurso…e agora?

Após a realização da prova, da conquista da aprovação e da posse, o então empossado assumirá o cargo desejado e, concomitantemente, passará por um estágio probatório de dois anos, os quais serão avaliados e orientados pelas Corregedoria de Justiça, Escola de Magistratura e Administração dos Tribunais.

Tanto na magistratura estadual, quanto nas magistraturas federal, militar ou trabalhista, o ingresso se dá inicialmente no cargo de Juiz Substituto, segundo a regulamentação do Tribunal correspondente e do Conselho Nacional de Justiça.

Nesses dois anos de estágio, não havendo problemas profissionais ou pessoais que afetem o exercício do cargo, o magistrado é declarado vitalício. Desta forma, ele só poderá ser demitido por decisão judicial transitada em julgado, ganhando maior imparcialidade para o exercício da função.

 

CURSO PREPARATÓRIO PARA MAGISTRATURA ESTADUAL

Você pode se perguntar: como entender a magistratura pode me ajudar a escolher um curso preparatório?

Pois bem. Para alcançar o cargo que você deseja, é necessário que você seja uma pessoa atenta, focada e atualizada. E para muitas pessoas este modelo mental só é atingido por meio de muita prática nos estudos. Afinal, se você quer tanto ser um Magistrado e quer ainda mais se estabelecer na carreira, vai ter que lutar e ser objetivo para manter o sonho em andamento.

Por isso, vá em busca de um curso que tenha em sua proposta essas qualificações. Claro, é importante medir algumas variantes, como preço, materiais de apoio, proficiência e gabarito dos professores e o tipo de concurso que se quer prestar.

No momento da escolha, tenha em mente as seguintes dicas:

Curso presencial ou curso online

Pondere sobre o seu tempo. É mais fácil realizar um curso presencial, com horários rígidos, ou um curso online, onde há mais conforto e elasticidade para cumprir as tarefas?

Fato é que um curso online pode ajudar a equilibrar o seu tempo com os demais afazeres do dia, quando escalonado em um cronograma bem organizado. Então pese bem essas duas possibilidades junto aos seus horários disponíveis.

 

Cronograma de estudos

Outro fato é que um bom curso preparatório conta com um cronograma bem estruturado de atividades, simulados e revisões. Afinal, é somente com grande dedicação, muito treino e organização que você conseguirá atingir o objetivo que deseja.

 

Leia também: CRONOGRAMA DE ESTUDOS PARA CONCURSOS JURÍDICOS: A IMPORTÂNCIA DE CONTAR COM A AJUDA DE PROFISSIONAIS

 

O MELHOR CURSO PARA MAGISTRATURA ESTADUAL

Para alcançar com objetividade a carreira dos seus sonhos e atender as expectativas que o cargo possui, aqui no VIPJUS você encontra os melhores cursos preparatórios para alavancar os seus estudos, já bastante reconhecidos pelo público em geral em virtude da alta quantidade de aprovados!

Com um curso voltado a quem quer estudar de verdade para concursos públicos, de forma bastante organizada e complementada por muitos simulados, revisões e materiais de apoio, o VIPJUS, que também é voltado para quem já fez algum outro curso preparatório e deseja aprimorar sua base de conhecimento, tem se firmado no mercado como uma opção ideal.

O que o VIPJUS oferece para sua preparação?

No VIPJUS, temos uma gama de atividades que fazem parte da metodologia de aprendizado com o intuito de potencializar o melhor de você. Veja mais:

  • Atendimento personalizado, adaptado às suas necessidades;
  • Organização completa dos estudos, de acordo com seu objetivo, com cronogramas semanais e apontamento diário do é preciso estudar;
  • Feedbacks individuais, com sugestões e adaptações feitas pelos professores, segundo o seu próprio desempenho;
  • Preparação para fases objetiva, dissertativa e prática, com treinos específicos para dominar a técnica exigida nas provas do seu concurso;
  • Fichamentos e revisões periódicas;
  • Estudo constante da jurisprudência dos tribunais superiores;
  • Revisões avançadas em formato de videoaula sobre o conteúdo estudado na semana;
  • Equipe de professores profissionais completamente engajados no seu projeto de aprovação;
  • Painel interativo com atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana, com o intuito de tirar todas as dúvidas que podem surgir ao longo do seu curso.

Quer saber mais? Confira no site do VIPJUS o curso online para Magistratura Estadual que vai transformar os seus estudos e garantir o profissional que a Magistratura busca!

Tem alguma dúvida? Deixe um comentário!

 

 

Leia mais: COMO ESTUDAR PARA CONCURSO: GUIA COMPLETO PARA SER APROVADO

Leia mais: QUAIS CONTEÚDOS DEVO PRIORIZAR PARA FINS DE CONCURSO PÚBLICO?

 

About The Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos

Newsletter

Share This