Como aprimorar sua habilidade de interpretação de textos para concursos?

Como aprimorar sua habilidade de interpretação de textos para concursos?

A pior coisa que o concurseiro pode fazer é ler uma questão de prova ou texto desconcentrado. É preciso foco na hora de interpretar um texto

 

A interpretação de textos nos concursos públicos costuma ser um tópico cobrado dentro de Língua Portuguesa. Mas, estudá-la e compreendê-la acaba por ajudar em outras disciplinas, pois é fundamental que o concurseiro saiba interpretar não apenas os textos de língua portuguesa, mas também os enunciados das demais questões da prova.

Aliás, interpretação de texto é algo temido por muitos candidatos, sendo considerado um dos temas mais difíceis de se estudar. Nos concursos para carreiras jurídicas, além das matérias específicas, é preciso reservar um tempo adequado para se preparar para a disciplina de Língua Portuguesa.

No Vipjus, por exemplo, que é um preparatório para concursos de carreira jurídica, os cronogramas de estudos semanais compreendem tudo que o aluno precisa estudar para garantir uma boa pontuação na prova como um todo.

Assim sendo, daremos algumas dicas de como estudar interpretação de texto para concurso. Vamos a elas!

guia completo método vipjus

  • Leia muito

A principal dica para você que pretende fazer uma excelente interpretação de texto é: leia variados tipos de textos. É por meio da leitura que você poderá expandir os horizontes não só de conhecimentos, como também a capacidade  para ler as entrelinhas, compreender a intenção do autor e, assim, fazer uma boa interpretação do texto.

Quando se cria o hábito de ler muito e diferentes tipos de textos, sejam eles de jornais, revistas, sites, livros e etc., o leitor aprende também a identificar os tipos textuais. Eles podem ser: narrativo, expositivo, descritivo, dissertativo-argumentativo ou injuntivo.

Por isso, concurseiro, a leitura deve se tornar um hábito indispensável na sua rotina de estudos. Leia, leia muito!

 

  • Aprenda sobre a gramática

Estudar e entender as regras gramaticais da língua portuguesa também é muito importante para fazer uma boa interpretação de textos.

Apesar de que muitos concurseiros achem tedioso e não tenham nenhuma afinidade com o estudo da gramática da nossa língua, essa é uma matéria muito importante e que pode fazer a diferença, pois algumas questões das provas cobram apenas o conhecimento gramatical.                                                                                                            

Além disso, ter um bom conhecimento sobre a gramática o auxiliará na hora de interpretar o texto da prova no sentido de saber diferenciar tempos verbais, averiguar concordâncias e regências: nominais e verbais, saber em quais situações se usa a crase, diferenciar um adjetivo de advérbio e muito mais.

Sendo assim, não deixe de estudar e aprender a gramática, pois ela será uma excelente aliada para que você entenda e interprete os textos das provas que irá fazer.

 

  • Concentre-se para ler o texto

A pior coisa que o concurseiro pode fazer é ler uma questão de prova ou texto desconcentrado. É preciso foco na hora de interpretar um texto e/ou resolver uma questão.

Para isso, é importante que você leia o texto pelo menos duas vezes. Num primeiro momento, leia tentando compreender o contexto e qual é o assunto do texto como um todo. Não necessariamente você lerá uma vez e colherá todos os detalhes. Na primeira leitura, procure identificar o tipo de texto apresentado, ou seja, se é quadrinho, crônica, poema, notícia, conto, etc. e, em seguida, tente compreender o texto na sua totalidade.

Na segunda leitura é que você, de fato, poderá concatenar a ideia principal com as ideias secundárias do texto. Assim, faça uma nova leitura do texto, com atenção especial a cada parágrafo.

Uma boa dica para essa segunda leitura é ler fazendo anotações e marcações. Leia com cautela, circule as palavras-chave, destaque os possíveis conectivos do texto e faça anotações daquilo que julgar mais importante. Esse é um passo essencial para uma boa interpretação de texto.

 

– LEIA TAMBÉM: COMO MANTER O FOCO NO CONCURSO JURÍDICO DESEJADO?

 

  • Atente-se ao enunciado

Após a leitura completa do texto e feitas as devidas marcações e anotações, você passará ao enunciado das questões referentes a ele. Leia a questão e preste atenção ao que é solicitado, pois muitas vezes as bancas se utilizam de palavras para confundir o candidato no momento da resolução da prova, tais como, “incorreto”, “todas estão incorretas, marque a alternativa verdadeira”, “todas estão corretas, com exceção de…” e etc.

 

  • Leia com atenção todas as alternativas da questão

Faça a leitura de todas as alternativas, pois, muitas vezes, as bancas examinadoras colocam alternativas parecidas, alternando um ou outro trecho, a fim de induzir o candidato ao erro.

Por isso, nas questões de interpretação de texto, ler o enunciado e destacar o que a questão pede é muito importante. O próximo passo é uma leitura atenta de todas as alternativas e, se achar necessário, deve voltar ao texto para reler as principais informações e anotações em busca da resposta correta.  

Além disso, ao fazer a leitura de todas as alternativas da questão, tome cuidado com os termos utilizados na assertiva. Termos generalizados, de total negação, de total afirmação ou de exceções tendem a ser alternativas erradas; como por exemplo: todo, nunca, sempre, salvo, exceto, entre outros.

 

  • Resolva muitos exercícios e administre o seu tempo

Por fim, é válido aconselhar você, concurseiro, a administrar bem o seu tempo ao resolver as questões de interpretação de texto na prova; pois, se o candidato não estiver bastante atento a esse aspecto, acabará dispensando tempo demais nessas questões.

É preciso saber interpretar os textos e resolver as questões de prova com qualidade e velocidade e não há outra saída para se aprimorar a não ser resolvendo muitas questões e lendo muito.

Portanto, pratique bastante, simule o dia da prova, resolva muitos exercícios na sua rotina de estudos e crie o hábito de ler um pouco todos os dias!

 

– LEIA TAMBÉM: SIMULADOS PARA CONCURSOS JURÍDICOS: DESCUBRA POR QUE ELES SÃO ESSENCIAIS NA SUA PREPARAÇÃO

– LEIA TAMBÉM: 3 DICAS DE COMO REVISAR O CONTEÚDO ESTUDADO PARA CONCURSO PÚBLICO

About The Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos

Newsletter

Share This