COMEÇAR A ESTUDAR PARA CONCURSOS PÚBLICOS NA FACULDADE OU SÓ DEPOIS DE FORMADO?

COMEÇAR A ESTUDAR PARA CONCURSOS PÚBLICOS NA FACULDADE OU SÓ DEPOIS DE FORMADO?

Embora começar a estudar para concursos na faculdade garanta mais tempo, uma má organização e escolha ruim dos materiais de estudo pode atrapalhar mais do que ajudar.

 

Começar a estudar para concursos jurídicos é uma decisão muito comum entre os profissionais da área. Devido à grande concorrência, muitos estudantes têm decidido iniciar os estudos para concursos ainda na faculdade.

Como o primeiro passo para ingressar na carreira jurídica é a formação superior, a faculdade é a etapa inicial.

Ainda assim, nem sempre iniciar os estudos para concurso após a conclusão da faculdade significa atraso. Acompanhe o artigo e entenda!

 

Estudar para concursos exige tempo

Primeiramente, nos concursos públicos o diploma não é exigido no momento da inscrição. Somente no caso de o candidato ser aprovado, quando de sua posse no cargo, é que é exigida a apresentação do diploma.

A exceção é para os cargos de Juiz de Direito e Promotor de Justiça. Nestes concursos o diploma é exigido numa etapa intermediária, qual seja a inscrição definitiva.

Por este motivo, no geral, é possível prestar concursos nos momentos finais da faculdade e tentar garantir um cargo público assim que concluir o bacharelado.

Considerando a amplitude dos temas, bem como a complexidade da legislação no Brasil, os concursos demandam muito tempo de estudo. É fundamental não só dominar bem os assuntos, mas também saber lidar com a ansiedade na hora do exame.

Por este motivo, além de demandar tempo, a preparação para os concursos requer estabilidade emocional.

Na faculdade, por outro lado, os estágios e trabalhos extracurriculares nem sempre permitem essa dedicação aos estudos para concursos públicos.

Sendo assim, é comum que muitos profissionais deixem os estudos para concursos apenas para o fim da graduação.

Embora começar a estudar para concursos na faculdade garanta mais tempo, uma má organização e escolha ruim dos materiais de estudo pode atrapalhar mais do que ajudar. O ideal é planejar a própria rotina e as finanças, garantindo assim um aprendizado mais calmo e gradual.

CONHEÇA NOSSO MÉTODO DE ESTUDO VIPJUS

Planejar-se para concursos jurídicos pode agilizar a aprovação

Independentemente de iniciar os estudos na faculdade ou não, é fundamental traçar metas e objetivos de aprovação. Afinal, nem sempre o resultado inicial é o que foi esperado, sendo importante considerar nesse planejamento eventuais tentativas e possíveis falhas.

Muitas pessoas demoram para alcançar a aprovação em decorrência de uma grande falta de organização.

Escolher materiais incompletos e se basear em fontes desatualizadas para o estudo, por exemplo, diminuem — ainda mais — o tempo para absorver conhecimentos úteis e importantes para a prova.

Gastar muito tempo na escolha dos materiais também é um sintoma de desorganização. Antes de iniciar os estudos, é fundamental separar bons materiais e fontes, para não perder tempo com isso novamente no futuro.

Também é fundamental ter um planejamento personalizado de estudo para concursos. Assim, é possível administrar seus horários e temas com os quais você tem mais dificuldade, explorando-os com mais calma e dando verdadeira atenção ao que realmente precisa mais dela.

Outro ponto importante é identificar se — caso ainda esteja na faculdade — será possível aprender todos os temas da prova a tempo.

Caso você precise trabalhar, estudar e ainda cuidar de sua casa, é fundamental ser bastante disciplinado para conseguir manter os estudos para concurso em dia também.

 

O preparo emocional no planejamento

É importante entender, caso opte por iniciar os estudos para concursos na faculdade, que será algo desafiador. Conciliar tudo pode ser um processo emocionalmente desgastante, por isso é importante se organizar ao máximo e persistir para ganhar disciplina e ritmo.

É normal sentir-se ansioso diante do volume de conteúdos. Desta forma, inclua em sua rotina a prática de atividades físicas e períodos de descanso.

Embora você fique com a agenda mais apertada, garantir pausas e um pouco de descanso é o que te permitirá manter o ânimo e a organização. Não adianta planejar uma rotina muito intensa e não dar conta ou – pior – descumpri-la.

O ideal é iniciar com metas menos exigentes e procurar finalizar sempre o que for planejado para o dia. Com o tempo, será possível ampliar o horário de estudos, mas é importante avançar um passo de cada vez.

 

LEIA TAMBÉM: SEM ANSIEDADE: COMO ME PREPARAR NO DIA DO CONCURSO? DESCUBRA AQUI!

 

Começar a estudar para concursos depois de formado

Nunca é tarde para começar a estudar para concursos e a maioria das pessoas toma essa decisão após a conclusão do bacharelado.

É fato que quem se preparou já na faculdade estará alguns passos à frente em relação a quem deixou para depois, mas com uma boa organização e muita disciplina é para lá de possível tirar essa diferença.

A pedra de toque está na capacidade do interessado em se comprometer com o objetivo e dar o máximo de si até conseguir. Esse é o grande segredo dos aprovados.

guia completo método vipjus

Como começar a estudar para concursos jurídicos?

O estudo para concursos na faculdade possui vantagens e desvantagens. Cabe ao aluno se organizar e desenvolver uma boa disciplina para garantir a aprovação no concurso e na própria graduação.

Uma maneira inteligente de organizar-se é a partir de um curso com bom método preparatório. Um curso para concursos jurídicos conta com a participação de especialistas para o seu aprendizado. Além disso, não há a necessidade de correr atrás de material confiável, pois a própria instituição oferecerá a você.

 

Melhor preparatório para concursos jurídicos

Escolher o melhor método de estudos para concursos jurídicos é a grande diferença entre ganhar tempo até a aprovação e não conseguir avançar de forma satisfatória. Nesse ponto, o Vipjus, método bastante consagrado em todo território nacional, possui milhares de aprovados, sendo que você pode conferir dezenas de depoimentos desses alunos, a fim de que possa ter certeza da sua escolha.

Se você deseja começar a estudar, mas tem medo de perder tempo com cursos menos eficientes, conheça o melhor preparatório para concursos jurídicos e faça parte da próxima lista de aprovados!

 

LEIA TAMBÉM: TÉCNICAS DE ESTUDO DE LEGISLAÇÃO PARA NÃO ESQUECER NA HORA DA PROVA?

LEIA TAMBÉM: MITOS E VERDADES SOBRE A MEMORIZAÇÃO

About The Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos

Newsletter

Share This