COMEÇANDO A ESTUDAR PARA CONCURSOS PÚBLICOS DO ZERO? VEJA ALGUMAS COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER!

COMEÇANDO A ESTUDAR PARA CONCURSOS PÚBLICOS DO ZERO? VEJA ALGUMAS COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER!

Definir um objetivo final, que será desenvolvido a longo prazo, é extremamente importante para alcançá-lo. No entanto, também não podemos deixar de lado as metas menores, que farão a trilha avançar aos poucos até esse objetivo

Ser um concurseiro iniciante muitas vezes traz consigo várias dúvidas sobre qual a melhor forma de estudar para passar num concurso público. Isso é bastante comum, ainda mais se já faz algum tempo que as aulas da faculdade ficaram para trás.

Tenha em mente que não é algo tão complexo, mas que precisa de muito foco e atenção! Por isso, separamos algumas dicas que vão te ajudar a se preparar melhor e, assim, alcançar a carreira desejada.

 

COMO SE PREPARAR PARA CONCURSO DE FORMA EFICIENTE?

Seja lá qual for o seu objetivo, algumas coisas são comuns à toda preparação. É preciso estabelecer algumas “regras” particulares para definir o seu caminho.

 

  1. ESCOLHA O AMBIENTE DE ESTUDOS

Pode não parecer, mas o ambiente é essencial para extrair o melhor dos seus estudos. Evite lugares barulhentos e o mantenha da forma mais organizada possível. Afinal, a organização reflete parte de sua postura e a falta de organização pode prejudicar na otimização dos estudos.

Considere iluminação, temperatura, nível de interrupção de pessoas, conforto e etc. Escolha um local em que você se sinta à vontade e que seja possível se concentrar ao máximo.

CONHEÇA O VIPJUS

  1. PENSE NA SUA MOTIVAÇÃO

Por que você quer se tornar um servidor público? O que te leva a querer seguir a carreira jurídica, por exemplo? Estabilidade? Desejo de “fazer a diferença”?

Ter isso em mente é uma boa forma de te motivar a não desistir. Afinal, cobranças internas e externas vão aparecer e é sempre bom lembrar a razão dessa sua escolha.

 

  1. ESTABELEÇA METAS E OBJETIVOS

Definir um objetivo final, que será desenvolvido a longo prazo, é extremamente importante para alcançá-lo. No entanto, também não podemos deixar de lado as metas menores, que farão a trilha avançar aos poucos até esse objetivo.

Com essas metas menores, mais realistas e específicas, será mais fácil manter a motivação e, consequentemente, ajudará a sustentar o foco nos estudos. As metas ajudam, por exemplo, a estipular prazos para estudos, de acordo com o seu tempo disponível.

É possível dividir seu cronograma em metas principais e metas diárias e, para ficarem ainda melhores, pode ser estabelecido um sistema de recompensas quando as atingir. Atenção: recompensas essas que não vão/podem atrapalhar a sua jornada!

banner imagem escrito: 10 atitudes infalíveis para um estudo organizado e produtivo

  1. PLANEJAMENTO DE ESTUDOS

Nada do que falamos até agora seria fácil de decidir e seguir se não fosse o plano de estudos. Com ele, você estabelece um cronograma, no qual dispõe todas as matérias a serem estudas, quanto tempo terá para cada uma, quais as metas principais e diárias e assim por diante.

A melhor forma de estudar para concurso público é dividi-lo em duas partes. Definido o certame que irá disputar, na primeira parte estude os temas comuns da área. Quando o edital for publicado, dá-se início à segunda parte, na qual serão estudadas as matérias específicas que podem constar nele.

É sempre bom lembrar que, para memorizar o máximo de assuntos possíveis, é preciso manter um intervalo de, no máximo, uma semana entre os conteúdos da mesma matéria, bem como buscar estudar mais de uma disciplina no mesmo dia, de forma a permitir que seu cérebro consiga fazer ligações entre elas – até porque muitos assuntos são interdisciplinares e, hoje em dia, muitas questões de provas também!

 

LEIA MAIS: CRONOGRAMA DE ESTUDOS PARA CONCURSOS JURÍDICOS: A IMPORTÂNCIA DE CONTAR COM A AJUDA DE PROFISSIONAIS

 

  1. NÃO ESPERE O EDITAL SER PUBLICADO PARA COMEÇAR

Naquela primeira etapa, na qual são estudadas as principais matérias relacionadas ao concurso desejado, você pode (e deve) incluir pesquisas sobre concursos passados. Para fazer isso é simples: busque as provas anteriormente realizadas, analise o que caiu e desenvolva estudos com base nisso.

Assim, você terá uma maior dimensão de como funcionam e quais os tipos mais comuns de questões que podem cair na sua prova, uma vez que as empresas responsáveis pelos concursos tendem a cobrar os mesmos (e mais importantes) assuntos de cada disciplina.

 

  1. RESOLVA SIMULADOS

Colocar o conhecimento em prática é bastante importante quando se começa a estudar para concurso. Exercícios dos mais diversos tipos ajudam a fixar o aprendizado na mente. Portanto, conte sempre com simulados e tente resolvê-los ao longo dos estudos.

  1. USE MATERIAIS PARA CONSULTA

Livros, apostilas, videoaulas ou PDF específicos para as matérias estudadas são sempre bem-vindos. Nos estudos sobre leis, legislação e alguns conteúdos específicos, o Vade Mecum é um suporte que deve fazer parte dos seus estudos.

 

  1. ERROS QUE VOCÊ DEVE EVITAR

Quando se fala no seu objetivo, deve-se evitar pensar na carreira apenas pela remuneração, número de vagas disponíveis ou pela pouca concorrência. Muito além disso, é necessário avaliar sua disposição e aptidão para o cargo desejado. Você realmente está preparado para exercer essa profissão? É isso mesmo o que você quer?

Outra questão para não ser pego desprevenido é: LEIA O EDITAL. Conhecer todas as exigências é necessário para entender ao que você precisa ou não se adequar. Um bom começo é, quando disponível, ler o regulamento que sai antes do edital, no qual são apontadas algumas medidas e práticas que deverão ser seguidas pelo candidato, regras e demais disposições gerais.

Como já mencionado, conheça o perfil da banca e mais: não deixe de estudar na semana que antecede a prova. Esgote o conteúdo do edital, estude em grupo, comece os estudos desde já e não use textos de leis extraídos ou materiais de sites não confiáveis.

Para provas da Polícia, por exemplo, que precisam de preparação física, comece o treinamento muito antes da realização das provas. Aliás, não abandone os exercícios durante os estudos teóricos. É preciso estar completamente capacitado para um bom resultado.

 

MÉTODO DE ESTUDO PERSONALIZADO PARA CONCURSOS JURÍDICOS

Para estar completamente preparado para prestar qualquer concurso público, busque pelo melhor curso preparatório, considerando o conhecimento dos professores, o método de ensino aplicado e o material fornecido.

No VIPJUS, temos um método com um leque de possibilidades para tirar o melhor proveito do aprendizado e de cada aluno. Com cronogramas específicos, simulados regulares, correções personalizadas e muito mais, buscamos imprimir ritmo, disciplina, organização e compromisso com o intuito de alcançar o seu melhor resultado.

Milhares já passaram por aqui e foram aprovados. Você pode ser o próximo!

Saiba mais no nosso site!

Quer mais dicas de como se preparar para um concurso público? Acesse o blog do VIPJUS e não se esqueça de deixar o seu comentário!

 

LEIA TAMBÉM: CONHEÇA AS 7 METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM MAIS EFICAZES E SAIBA COMO ESTUDAR MELHOR

LEIA TAMBÉM: CURSO INTENSIVO OU EXTENSIVO: QUAL ESCOLHER?

About The Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos

Newsletter

Share This