Ansiedade nos estudos: 5 técnicas de relaxamento para quem estuda para concurso público

Ansiedade nos estudos: 5 técnicas de relaxamento para quem estuda para concurso público

Quando o concurso está chegando, aquele mix de ansiedade e estresse acaba embrulhando o estômago, não permitindo que você estude de forma eficiente. É uma reação natural do corpo em relação a algo que esteja por vir. Contudo, saiba que existem métodos para diminuir a ansiedade nos estudos e evitar esse esgotamento mental

 

Sabemos que todo e qualquer concurseiro quer aproveitar seu tempo ao máximo para estudar. Porém, dar continuidade aos estudos em tempos de coronavírus não é fácil.

Quem iria adivinhar que 2020 seria marcado por uma pandemia?

E, diante dessa crise, muitos concursos acabaram sendo adiados ou mesmo suspensos, por conta da orientação de evitar aglomerações de pessoas em lugares fechados.

Ou seja, aplicar uma prova neste momento seria uma atitude de risco. Dentre elas, podemos citar o TJRJ, que emitiu uma nota suspendendo as provas para magistrados, assim como o MPRS, entre outras.

Com certeza a situação atual é diferente, porém é unanimidade entre os professores que você não deve parar de estudar e, assim, não interromper sua jornada.

E como vários concurseiros, sejam os que trabalham ou não, devem estar cumprindo a quarentena em casa, é normal surgir momentos de desânimo, ansiedade e incertezas diante da crise. 

Então, que tal investir em técnicas para relaxar e combater toda essa ansiedade nos estudos?

Sua cabeça precisa de um descanso. Relaxar é essencial para seu cérebro. Afinal, esse é um momento delicado que exige empatia, solidariedade e união de todos.

Ansiedade nos estudos: 5 técnicas para evitar o esgotamento mental

“A ansiedade não me deixar estudar” ou “concentrar nos meus estudos”. 

Não se preocupe. Isso é comum e até considerado uma reação natural do corpo em relação a algo muito importante para nós que está por vir.

Não há nada de errado em ficar ansioso. Porém, essa emoção pode acabar extrapolando, prejudicando a sua saúde mental.

Dessa forma, separamos abaixo 5 técnicas para você relaxar e tirar esse peso das costas, para, assim, tirar melhor proveito dos seus estudos. Veja: 

1. Técnicas de respiração

Sabe aquela expressão “dar uma arejada na cabeça”? Esse é exatamente o caso. Assim, as técnicas de respiração ajudarão o seu cérebro a funcionar melhor, pois aumentarão a sua oxigenação.

A prática é bem simples e pode ser realizada sentado ou de pé. 

Tente respirar usando apenas o seu baixo ventre, como se só a parte da barriga abaixo do umbigo se mexesse. 

Depois de passar alguns minutos realizando a primeira técnica, comece a respirar com mais vontade.

Encha seu peito de ar, sinta seu diafragma contraindo e relaxando, perceba como as suas costelas se abrem conforme você respira e sinta o ar entrando por suas narinas e saindo pela boca. 

Para conseguir se acalmar, você pode também tentar o método rápido da contagem dos 7 segundos: 

  • primeiro, você deve “liberar” o ar de seus pulmões;
  • agora, inspire contando até 4 e segure a sua respiração por 3 segundos;
  • expire novamente com a boca aberta enquanto conta até 7 e repita esse ciclo por mais três vezes.

Além de fazer bem para o seu corpo, as técnicas de respiração ajudam a relaxar e acabar com a ansiedade nos estudos.

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2. Meditação

Ao contrário do que muitos pensam, meditação não tem nada a ver com religião, tampouco com hipnotismo. 

Meditação é apenas uma forma de relaxamento, uma técnica para adquirir autocontrole e concentração — tudo aquilo que todo concurseiro procura.

Encontre um local calmo e quieto, posicione-se da maneira mais confortável possível e comece a meditar. 

E melhor: a prática de meditação pode ser praticada na posição que você entender ser a mais confortável possível. Não precisa cruzar as pernas em posição de lótus. 

Nos primeiros dias, pratique por cerca de dez minutos. Caso você não tenha ideia por onde começar, existem centenas de vídeos e podcasts que podem te ajudar por meio da meditação guiada.

Aproveite esse tempo para aquietar sua mente. Tente não pensar em nada e procure não se preocupar. Apenas aproveite o momento e fique em paz consigo mesmo.

3. Alongamentos

Toda a preocupação e ansiedade acaba deixando muitos concurseiros, literalmente, tensos. 

As dores musculares acabam aparecendo. Alguns, de tão nervosos, chegam a travar a coluna ou o pescoço. Por isso, é muito importante que você alongue seu corpo.

Faça alongamentos físicos com calma e cuidado! Afinal, você não vai querer se machucar. 

Dê atenção especial ao seu pescoço, costas e ombros (que são as partes mais afetadas nas pessoas que passam horas estudando).

4. Sono regulado

A insônia é um grande problema na vida de quem está se preparando para uma prova importante. Há aqueles que preferem estudar de madrugada e, por isso, bagunçam as suas horas de sono.

Dormir bem é essencial. É durante o sono que o cérebro vai armazenar e assimilar as informações adquiridas durante o dia. Ou seja, não adianta nada estudar muito e dormir pouco.

O ideal é que você durma durante a noite. Nada de trocar o dia pela noite! Tenha um horário fixo para ir dormir e durma longas horas seguidas. Uma boa noite de sono irá ajudar no seu aprendizado, além de dar mais disposição.

5. Diminua o uso de redes sociais

Principalmente agora, com notícias sendo veiculadas o tempo todo sobre a crise, é bom se manter afastado da internet.

O uso da internet pode diminuir esse distanciamento causado pela quarentena, porém o excesso de informações pode nos deixar mais exaustos e aumentar o estresse.

Sem mencionar que a checagem a todo momento das redes sociais ao conferir cada “beep” de notificação, aumenta o seu nível de ansiedade.

Dessa forma, procure o equilíbrio se você achar que as redes sociais estão mais te prejudicando do que trazendo efeitos positivos. Procure se conectar virtualmente com amigos e familiares que lhe fazem bem e, assim, melhorar o seu ânimo e empenho nos estudos como antes.

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Como se preparar para concurso durante a pandemia?

Não podemos negar que a pandemia trouxe vários desafios que não eram nem cogitados há alguns meses.

De qualquer forma, isso não deve ser um fator de desânimo para você, concurseiro. Pode ser mais difícil, porém não impossível.

Nesses momentos, a tecnologia é a nossa principal aliada e as atividades no método VIPJUS seguem com seu fluxo a todo vapor, na sua programação normal e com a mesma dedicação e empenho dos professores para garantir que você continue firme em seus estudos, tudo para estar o mais pronto possível quando as provas voltarem.

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Leia mais: Como criar uma rotina de estudos prática e eficiente

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