Acessibilidade digital: dicas e ferramentas para concurseiros

Acessibilidade digital: dicas e ferramentas para concurseiros

A tecnologia é uma grande aliada na comunicação hoje, porém você conhece o termo acessibilidade digital? Leia o texto para saber mais

 

A internet está em tudo: seja para assistir a um filme, para realizar um trabalho ou mesmo para os estudos. Ela facilitou muito o acesso à informação que é encontrada em inúmeros portais e sites de conteúdo. 

E é neste cenário digital que o Movimento Web para Todos avaliou mais de 14 milhões de sites brasileiros em um teste de acessibilidade digital. 

O objetivo foi verificar barreiras de navegação que são enfrentados por pessoas com deficiência. Menos de 1% passaram e esse percentual cai para 0,34% no caso de sites governamentais.

LEIA MAIS

 

Se você é concurseiro ou conhece alguém que esteja prestando concurso e possui algum tipo de deficiência, neste texto você aprenderá mais sobre o tema. Continue a leitura e confira!

O que é acessibilidade digital?

Acessibilidade digital  busca fornecer condições de utilização com  autonomia de informações em meios de comunicação.

Por isso, mesmo se utilizar qualquer tecnologia de navegação, seja gráfico ou textual, o usuário deve ser capaz de entender e interagir, compreendendo toda a informação apresentada.

Mas por que pensar em acessibilidade digital atualmente? 

Bom, segundo pesquisa feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 46 milhões de pessoas declararam apresentar ao menos um tipo de deficiência, correspondendo 24% da população.

Destes, a deficiência visual atinge cerca de 19%, sendo a mais apontada.

E, ainda, cerca dos 80% de deficientes audiovisuais possuem alguma dificuldade, seja em ler ou escrever. Portanto, elas acabam dependendo exclusivamente da Língua de Sinais (Libras) para  ter acesso a informações. 

Por que acessibilidade digital é importante nos estudos?

Como vimos, é muito importante que sites e blogs disponibilizem funcionalidades. E para quem não consegue ter acesso completo devido à alguma barreira na sua navegação.

E hoje é muito comum a procura da web como apoio ao conteúdo estudado para concursos, seja em livro, PDF ou videoaulas.

Sem falar que o edital, por si só, é divulgado em sites oficiais, contendo informações como as disciplinas que serão cobradas, número de vagas, datas das provas, entre outros.

Para facilitar a compreensão, abaixo separamos dicas e ferramentas do mundo digital para entender as dificuldades encontradas na internet, principalmente para os seus estudos.

1- Hierarquia de títulos

hierarquia de títulos no meio online

Hierarquia de títulos de textos online

Para facilitar o leitor de tela para navegação (programa que vai percorrendo texto e imagens por meio sonoro) deve ser feita a definição de maneira correta de títulos e subtítulos em um artigo publicado.

Assim, o usuário consegue ter autonomia de se guiar pela estrutura da página enquanto acompanha a fala do software ao ler o conteúdo do site.

Um exemplo é o blog do VIPJUS que sempre disponibiliza conteúdos com a hierarquia correta dos títulos, ao visar um melhor entendimento e compreensão do assunto abordado.

04

2- Descrição de imagens e links de navegação

exemplo de alt text em imagem do blog VIPJUS

Exemplo de ALT TEXT em texto no blog VIPJUS

Uma boa prática de conteúdo é a descrição de imagens e os links navegáveis em uma página web. 

A descrição pode ocorrer no próprio texto ou por meio de um atributo específico de elemento HTML, chamado ALT TEXT. Isso facilita para que os usuários saibam qual é o conteúdo da imagem.

Os links devem ser navegáveis por teclado para acessibilidade. Isso porque pessoas com deficiência visual ou com mobilidade reduzida não utilizam o mouse.

Além disso, eles não devem ser disponibilizados somente por cores. Para diferenciar links do resto do texto, é preciso utilizar um conjunto mais estrutural, como um sublinhado, ícone ou botão.

 

3- Extensão do Google para facilitar sua navegação

print de tela da extensão color enhancer do google

Quer conhecer atalhos que facilitam ainda mais a navegação? Extensões, como o Evernote Clearly, limpam toda a página deixando apenas o texto escrito na tela: nada de cores, de muitas imagens ou de publicidade. Outro exemplo é o Color Enhancer, atalho que cria um filtro de cores personalizado, especialmente para daltônicos, adaptando a página da internet visualmente. 

Já conhecia o termo de acessibilidade digital? Ficou com alguma dúvida? Não se esqueça de comentar o que achou do texto nos comentários abaixo! 

 

Leia mais: Concurso chegando? Saiba o que fazer na última semana antes da prova

About The Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos

Newsletter

Share This