7 práticas para aliviar a tensão pré-concurso

7 práticas para aliviar a tensão pré-concurso

Saiba como como aliviar o estresse e a ansiedade e se preparar para as provas de maneira saudável

Após muita dedicação e empenho nos estudos, chega o momento da concretização do esforço: o dia da prova. A preparação, à qual o candidato aplicou tempo e disciplina, deve ser transformada em resultados. Logo, a ansiedade é mais um desafio a ser enfrentado neste período. A tensão pré-concurso precisa ser aliviada para que seja possível colocar em prática todo o conhecimento absorvido durante o plano de estudos. Para ajudá-lo neste processo, elencamos algumas dicas pragmáticas que ajudam a manter a tranquilidade necessária para a realização dos exames.

1. Descansar

É fundamental saber dosar as horas de estudo e as de descanso. No período mais próximo à data da prova, o ideal é aproveitar para colocar o sono em dia. Principalmente, na véspera do concurso, para que você possa alcançar o máximo rendimento de tudo o que estudou. A qualidade do sono interfere diretamente na absorção, fixação dos conteúdos e aprendizagem.

2. Distrair-se

A abdicação é um dos fatores envolvidos no processo preparatório para concursos públicos. Ao determinar prioridades, muitas vezes, o concurseiro precisa abrir mão de algumas atividades de lazer por horas a mais de estudo. No entanto, quando o dia do certame se aproxima, o ritmo mental deve ser desacelerado. Para tirar o foco da tensão pré-concurso, práticas para distração, que propiciem momentos descontraídos, são imprescindíveis. Seja assistindo a um filme, ouvindo música ou mesmo saindo para passar algum tempo com os amigos ou familiares.

3. Alimentar-se bem

É importante atentar-se também aos hábitos alimentares. Alimentos mais pesados e gordurosos devem ser evitados, especialmente, na véspera e no dia da realização da prova. Uma dieta leve e equilibrada, rica em vitaminas e ferro pode ajudar, inclusive, na memória. Estes nutrientes são encontrados na banana, nozes, cenoura, laranja, mamão, brócolis, iogurte natural, peixe, entre outros alimentos.

4. Organizar a ida ao local de prova

Toda a logística relacionada à realização da prova deve ser antecipadamente definida. Isso evita preocupações maiores, que podem agravar a ansiedade horas antes de fazer a avaliação. Adeque os horários para que atrasos não aconteçam e programe a ida até o local do exame com antecedência.

5. Não estudar na véspera

A preparação para um concurso público é um processo que demanda tempo e planejamento. Após meses de estudo, espera-se que o conteúdo absorvido tenha eficácia. Por isso, de nada adianta sobrecarregar o cérebro estudando na véspera, pois novos temas não serão assimilados da noite para o dia. Essa atitude só faz com que o aluno se volte às questões em que tem dificuldade, aumentando a chance de “dar um branco” na hora da prova.

6. Fazer atividades físicas

A rotina de estudos pode ser exaustiva até fisicamente. Uma boa maneira de canalizar as energias, estimular a atividade cerebral e garantir estabilidade emocional é fazendo exercícios físicos. Criar o hábito de exercitar-se pode ser muito benéfico, apesar do tempo muitas vezes limitado dos estudantes. Caminhada e alongamentos são algumas atividades simples de serem realizadas entre os intervalos de estudo.

7. Pensamento positivo

Por fim, reconheça o seu potencial e preparo para o processo seletivo. Tenha consciência do seu comprometimento e pense de maneira positiva. A aprovação em um concurso é apenas consequência da sua preparação e do método de estudos adotado. Portanto, manter a serenidade no momento de fazer a prova é primordial e influenciará nos resultados.

Conte-nos como você faz para aliviar a tensão pré-concursos aqui nos comentários.

 

Leia mais: Vale a pena fazer resumo daquilo que acabou de ser estudado?

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